TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Observação de Escola x Comunidade

Por:   •  25/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.282 Palavras (6 Páginas)  •  294 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

Andre Bueno Cavalcanti    RA 1543629

UNIP INTERATIVA

PÓLO MAIRIPORÃ

2015

[pic 2]

Andre Bueno Cavalcanti    RA 1543629

Projeto apresentado à Universidade Paulista –UNIP, do curso de Letras, como um dos quesitos para obtenção de nota na disciplina Prática de Ensino: Observação e Projeto, ministrada pelo Profª Ma. Raquel Bokums.

UNIP INTERATIVA

PÓLO MAIRIPORÃ

2015

SUMÁRIO[pic 3]

  1. INTRODUÇÃO ____________________________________________ 3
  2. OBJETIVOS ______________________________________________ 5
  3. DESENVOLVIMENTO ______________________________________ 6
  1. Ciencias ___________________________________________ 6
  2. Geografia __________________________________________ 6
  3. Matemática _________________________________________ 7
  4. Artes/Inglês ________________________________________  7
  5. Português _________________________________________  8
  1. RESULTADOS ___________________________________________  9
  2. CONCLUSÃO ___________________________________________ 10
  3. REFERENCIAL TEÓRICO _________________________________  11


  1. INTRODUÇÃO

O presente projeto tem como finalidade a integração entre uma escola regular e o dique que beira a represa que passa pela cidade, bem como o bosque localizado em frente à Biblioteca Municipal, uma vez que é possível educar os alunos não somente dentro de uma sala de aula, como também em locais considerados não escolares, visto que

a educação informal tem a função de socializar o indivíduo, desenvolver hábitos, atitudes, comportamentos, formas de pensar de acordo com os valores e crenças de grupos que dela participa.

(ANELO e SOUZA, 2012, p.41)

 A função principal do projeto é fomentar a conscientização ambiental nos alunos através de trabalhos envolvendo diversas disciplinas. A importância de tal conscientização numa cidade como Mairiporã é ainda maior uma vez que ela dá passagem a uma das mais importantes fontes de água do estado de São Paulo. Para tanto os alunos realizarão uma pesquisa de campo acerca do lixo encontrado no local, o tipo de material e quantidades.

Segundo Gonh (2006), e educação informal é gerada através dos problemas que são postos como necessidade, os caminhos são adaptados de acordo com os acontecimentos, busca-se a construção da cidadania coletiva.

A utilização de locais não formais para o aprendizado criará no aluno o sentimento de que se pode obter conhecimento de qualquer lugar.

A união da educação não formal com a formal poderá contribuir para uma integração mais estreita entre direitos humanos e educação, pois a complementaridade entre o sistema formal e a oferta de educação não formal, reforça os modos alternativos de aprendizagem.

(ANELO e SOUZA, 2012, p.42)

  1. Objetivos

O objetivo do projeto é conscientizar os alunos de que é preciso cuidar do local que vivemos, para tanto a saída dos alunos da sala de aula é fundamental. Deve-se trabalhar a parte teórica apenas num primeiro momento, como introdução do assunto, mas é preciso tirar os alunos do ambiente escolar e leva-los para onde o problema realmente está concentrado para que eles possam sentir a realidade.

A caminhada no dique tem o propósito de mostrar aos alunos a quantidade de lixo que é jogada numa área manancial do nosso município e o quanto isso afeta o local. O fato de estar ali e poder observar com os próprios olhos pode aumentar a empatia com a causa e facilitar a aprendizagem do aluno.

  1. Desenvolvimento

O projeto será desenvolvido dentro da Escola Estadual Nide Zaim Cardoso, localizada à Rua Iraci Rolin, nº 96 no centro de Mairiporã com as turmas do 8º e 9º anos (13 e 14 anos), tendo duração de um mês de pesquisa e mais duas semanas de produção.

Os alunos, acompanhados pelos professores, deverão margear o dique do ponto entre a ponte e o Bosque da Amizade por quatro segundas feiras seguidas. Durante o percurso os alunos deverão:

- analisar o ambiente: tipo de fauna e flora, localização (próxima ao centro ou não), arredores, entre outros.

- coletar todo o lixo encontrado no caminho e no Bosque, para tanto utilizarão luvas de proteção, objetos de coleta e sacos de lixo.

Nas fases seguintes os alunos deverão desenvolver trabalhos relacionados a diversas matérias.

  1.  Ciências

Após a coleta, os alunos deverão separar o lixo de acordo com o tipo de material: alumínio, plástico, papel, vidro e orgânico.

Eles deverão mensurar o impacto ambiental de cada tipo de material no ambiente em que foi coletado (tempo de decomposição, afeta a fauna ou a  flora local, etc.).

  1. Geografia

Os alunos deverão fazer um mapa com a localização dos postos de coleta seletiva existentes na cidade e mensurar se eles são suficientes. Se não, criar um plano para criação de novos postos, escolhendo locais, horários de funcionamento e parcerias.

  1. Matemática

Após cada coleta os alunos deverão fazer a contagem geral do lixo recolhido e depois um gráfico com o percentual de cada tipo de material encontrado. Poderão constar na pesquisa tópicos de interesse coletivo, como o material mais encontrado, o mais diferente, entre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (138 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com