TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Saberes do trabalho docente disputam lugar nos currículos

Por:   •  21/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  549 Palavras (3 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 3

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Projeto de Extensão à Comunidade

Aula-tema 03: Os saberes do trabalho docente disputam lugar nos currículos

Claudia Damaris Mathias

R.A. 8673303229

Atividade de Autodesenvolvimento

Anhanguera Educacional

2015

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Projeto de Extensão à Comunidade

Aula-tema 03: Os saberes do trabalho docente disputam lugar nos currículos

Atividade de Autodesenvolvimento

Trabalho desenvolvido na disciplina Projeto de Extensão à Comunidade apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento, sob orientação do TUTORA ADRIANE THAIS TOMASETO

Anhanguera Educacional

2015

Analise atentamente o relato sobre a relevância da articulação dos saberes docentes no campo da pesquisa e as contribuições teóricas que levam a construção de possíveis perfis de formação profissional. A partir dessa análise, elabore um texto de aproximadamente 30 linhas, explicando como os saberes docentes podem ser inseridos numa proposta curricular para formação de professores.

Com base nas denúncias, a LDB 4024/61 questionou o modelo de currículo que vinha sendo adotado nos cursos de Licenciatura, os educadores, estudiosos, legisladores, instituições e governos, manifestaram opiniões sobre a formação de professores, passando a exigir um currículo mínimo, composto por matérias com vistas a uma adequada formação cultural e profissional com ênfase na formação do educador. Embora tenha havido novas denúncias, criticando o “pedagógico”, foi dado aos cursos de formação, expressão essa que se refere, nos anos 1980 e 1990 visando à necessidade de se ter uma base comum nacional de formação de educadores, articulada com as disciplinas de conteúdo específico e as integradoras, na formação do professor das áreas específicas.

Reivindicava-se a definição de um corpo fundamental de conhecimentos, a formação pedagógica sólida e não fragmentada, o desenvolvimento do conteúdo específico na ótica do ensino à valorização da relação “prática-teoria-prática” - articulação entre a teoria e a prática desde o começo do curso, a prática pedagógica, a interdisciplinaridade, a delimitação dos saberes da docência, a autonomia pedagógica, a constituição de uma identidade profissional do docente, a revisão do modelo curricular adotado, o acompanhamento e a supervisão permanente nos estágios curriculares.

A partir das denúncias, em diferentes momentos, buscaram-se perspectivas de superação que foram construídas a partir do debate no seio da categoria: em reuniões científicas, associações profissionais, instituto/fundações e periódicos, entre outros. Numa síntese sobre o assunto, FIORENTINE e colaboradores (2000) observaram que, nos últimos anos, as pesquisas sobre a formação de professores apresentaram os seguintes pressupostos. A partir de 1960 – uma maior valorização do conhecimento específico a ser ensinado, a partir de 1970 – maior ênfase nos aspectos didáticos e pedagógicos e nas tecnologias de ensino, a partir de 1980 – maior destaque para as dimensões sócio-política e Ideológica, a partir de 1990 – inícios do enfoque sobre a prática docente e os saberes pedagógicos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (106.6 Kb)   docx (17 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com