TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os saberes do trabalho docente disputam lugar nos currículos

Por:   •  1/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  427 Palavras (2 Páginas)  •  486 Visualizações

Página 1 de 2

Os saberes docentes englobam uma bagagem teórica, as quais são compreendidas durante toda a vida acadêmica, também através da participação e intervenção dos professores e mestres, juntamente com a prática. Essas duas modalidades andam juntas e acabam se complementando no dia a dia.

Antigamente, os “diversos” saberes não eram levados em consideração e talvez por isso muitos adultos hoje possuem certos bloqueios e dificuldades em determinadas áreas, pois os professores só podiam passar o que estava no livro, no papel. Não era permitido explorar outras formas de ensino aprendizagem.

Devido a diversidade de cultural e de criação de cada pessoa, os professores desenvolvem métodos e formas diferentes uns dos outros, pois cada um possui uma bagagem, uma experiência e consequentemente uma prática, que o difere dos outros.

Os saberes docentes englobam:

- Os saberes da formação profissional – conjunto de conhecimentos transmitidos pelas instituições de formação;

- Os saberes disciplinares – englobam diversos conhecimentos, que dispõe a sociedade;

- Os saberes curriculares – conteúdos e diferentes métodos a partir da instituição escolar;

- Saberes experenciais ou práticos – fundado em saberes frequentes, que surgem de experiências individuais;

Na atualidade, é muito importante que o professor incorpore, concilie todos seus saberes, pois assim construirá novos saberes. É preciso se valorizar, se envolver na construção e decisão de materiais didáticos, sair da zona de conforte, deixar de aceitar tudo o que lhe é imposto e se tornar mais participativo nas ações da escola e da sala de aula propriamente dita.

O que encontramos muito nos dias atuais é que os alunos das escolas públicas são apenas um número. O governo não está preocupado com seus saberes, sua educação e muito menos com seu conhecimento. Muitos são “empurrados” séries a frente apenas para cumprirem um ciclo. Poucas são as escolas e os professores que realmente se preocupam com que esses alunos aprendem e o que poderão ser no futuro. Já em relação as escolas particulares, algumas não diferem muito da situação das públicas, porém os alunos são apenas clientes, o qual os pais tambem muitas vezes compartilham de uma parcela de culpa por acreditarem que pagando uma escola seus filhos obrigatoriamente deveram concluir os ciclos.

O que nos resta é apenas aprender e passar aos nossos futuros alunos, o correto e o que aprendemos agregando a teoria e a prática, utilizando um pouco da nossa cultura e do nosso conhecimento prévio. Partindo sempre do pressuposto que ninguem é nada sem estudo nenhum.

Referências Bibliográficas

NUNES, CÉLIA MARIA FERNANDES. Saberes docentes e formação de Professores: Um breve panorama da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (54.7 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com