TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PESQUISA E ANÁLISE DE PRÁTICA PEDAGÓGICA NA ESCOLA INCLUSIVA

Por:   •  29/6/2020  •  Relatório de pesquisa  •  736 Palavras (3 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

EDUCAÇÃO ESPECIAL

PESQUISA E ANÁLISE DE PRÁTICA PEDAGÓGICA NA ESCOLA INCLUSIVA

CÓDIGO DA DISCIPLINA: CEL0249

PROFESSORA: GABRIELA MAFFEI MORREIRA MALGOLLI

TACIANA MARIA DE LIRA REIS – 202002656654

OLINDA

2020

Este trabalho tem como finalidade apresentar um relatório sucinto sobre as dificuldades de práticas nas Escolas de Educação Inclusiva, seu desenvolvimento e metodologia de ensino.  Devido a pandemia, entrevista feita por WhatsApp, com o Sr. Daniel A. Lemos, professor de Pedagogia, Educação Especial e Cursando Letras Libras do ensino fundamental, Escola Professor Prefeito Eronides Francisco Soares, localizado à Rua da Praia, S/N, Pontezinha, Cabo de Santo Agostinho – PE.

  • Qual a formação do professor?

Formado em Pedagogia, Educação Especial e Cursando Letras Libras.

  • Quais as características e necessidades específicas que o aluno incluído na turma apresenta?

O aluno caracteriza-se como usuário da Língua de sinais, sua L1*, e português escrito como L2*. Porém, a maioria dos alunos surdos não tem domínio no português, pelo seu histórico analfabetismo, tornando-se mero copista. Na turma se apresenta como um “estrangeiro”, pois ninguém compreende sua língua, tendo dificuldade de interação social, necessitando da mediação do Tradutor intérprete de Libras.

  • Como realiza as adaptações necessárias no planejamento da aula?

Falo como Interprete Educacional, busco ter parceria com o professor regente adaptando as atividades, buscando trabalhar com imagens e resumos de textos, utilizando a língua de sinais para facilitar a compreensão e o entendimento do aluno surdo.

  • Quais recursos adaptados estão disponíveis e quais adaptações no currículo são realizadas para adequar sua prática pedagógica às necessidades específicas do aluno incluído?

Em sala de ala os recursos utilizados são: o conteúdo no quadro, livro didático, aulas de vídeos e prática. As adaptações são através de atividades, trabalhos e questionários, e aula interativa que venham a contemplar as necessidades do aluno incluso.

  • As atividades desenvolvidas mobilizam os saberes, as habilidades e as interações entre os diferentes alunos da turma?

Sim. É feito a princípio um trabalho de conscientização com os alunos sobre a condição, necessidades e dificuldades do aluno incluso. Depois desse momento, há receptividade dos alunos e um bom aproveitamento do aprendizado, através da interação e troca de saberes.

  • O tempo e os recursos são adequados?

Infelizmente o tempo é o vilão. Pois o aluno surdo precisará de acompanhamento pedagógico no contra turno em sala de Recurso Multifuncional, para suprir seus déficits educacionais. Os recursos ainda precisam ser adequados, pois não contempla em sua plenitude o indivíduo surdo.

  • Ocorrem parcerias entre professor, aluno, a equipe pedagógica, gestor da escola e a família do aluno incluído?  

É imprescindível a participação da comunidade escolar, para que haja empenho na implementação das políticas de inclusão na escola. Através das reuniões pedagógicas, com os pais e também com o apoio da equipe gestora. Para que se ocorra realmente à inclusão do aluno incluso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (101.6 Kb)   docx (29.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com