TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Parâmetro da Libras: CONFIGURAÇÃO DE MÃO

Por:   •  12/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.007 Palavras (5 Páginas)  •  1.162 Visualizações

Página 1 de 5

Língua Brasileira de Sinais I

Parâmetro da Libras:  CONFIGURAÇÃO DE MÃO.

Trabalho, apresentado ao curso de Letras LIBRAS da Universidade Federal do Rio Grande do Norte na disciplina Língua brasileira de sinais I orientado pela Prof.ªMe.: Gisele Oliveira da Silva Paiva.


LINGUA BRASILEIRA DE SINAIS I

Parâmetro da Libras : Configuração de Mão

DISCENTES:

Gilvaneide Azevedo Cavalcanti do Monte

Gisely Porfirio Cavalcante

Natiuska Salleska Dias Lopes

Vladimir Latta Cavalcanti


INTRODUÇÃO

A Língua de sinais pode ser analisada em partes: Configuração das mãos, pontos de articulação, movimento, orientação e expressão facial/corporal, a interação dessas partes se dá toda a comunicação da língua formal de sinais. Esse trabalho pretende juntar conceitos da literatura especificas da LIBRAS e resumir a parte de configurações de mãos, através de pesquisas bibliográficas.

CONFIGURAÇÃO DE MÃOS

Para muitos autores a configuração de mão é a forma como as mãos se posicionam na hora de compor o sinal, pode-se usar apenas um ou as duas dependendo do sinal.

As configurações de mão, podem ser comparadas com as 26 letras do alfabeto. A esses sinais gráficos (letras) dá-se o nome de “grafema” e a partir delas forma-se as palavras escritas e som delas quando falamos. Da mesma forma acontece com as configurações de mão que são a base para formar os sinais. A língua de Sinais por ser caracterizada como língua, possui gramática própria e vários autores desenvolvem estudos sobre as configurações de mão que fazem parte da fonologia da língua. Ao escrever sobre o tema, alguns autores se divergem na quantidade de Configuração de mão que existem. Ferreira-Brito (1995) por exemplo, apresenta em seus escritos um quadro com quarenta e seis configurações de mãos (ver a Figura 1), agrupadas em 19 categorias, enquanto outros estudos em Libras defendem que existem 61 configurações de mão como os autores Pimenta e Quadro (2010) apresentado na Figura 2, mas existe ainda pesquisas mais recentes que afirmam que são 64 configurações (ver Figura 3) e existe aqueles que acreditam que são necessárias 75 configurações para compor os sinais. (Ver figura 4)

[pic 1]

        Figura 1 – Cofiuração de Mão da Libra [Ferreira de Brito, 1995].

[pic 2]

        Figura 2 - Configurações de mão da LIBRAS [Pimenta e De Quadros,2010]

[pic 3]

Figura 3 - apresenta uma tabela com configurações de mão, recentemente ordenada no Brasil.


[pic 4]

        Figuara 4 – Configuração de mão [(FARIAS ,2009) Ilustração Fábio Sellani]

Segundo autores ainda existe nesse estudo a estrutura interna da configuração da mão específica, onde além das configurações de mão já estabelecidas nos quadros a cima, outra forma de classificar a formação  dos sinais é o modo que os dedos se posicionam.

O primeiro modelo complexo com ênfase na configuração da mão foi proposto por Sandler. Ele selecionou um conjunto de cinco características, uma para cada dedo. Ou seja, se uma determinada configuração da mão seleciona o dedo indicador e polegar, então a especificação subjacente da seleção dedo para esta configuração da mão é [+polegar/+indicador], esse modelo representa economia na explicação fonológica e possibilidade de melhor poder explicativo, tendo em vista que foi elaborada com o propósito de representar a variação fonética, focalizando o uso atual. Na codificação da seleção dedo para analisar a variação descrita, utilizam-se as características unitárias [polegar], [indicador], [médio], [anular] e [mínimo].

Para a posição dos dedos apresenta-se distinção entre os quatros graus de flexão, conforme Figura 5, que mostra quatro combinações de especificações binárias para cada tipo de articulações. De acordo a Ann, (1996, Apud, ISRAEL & Sandler, 2009), a anatomia da mão permite a flexão das articulações metacarpo falangeanas (ou “articulação base”), nas interfalangeanas proximais e distais (também referidas como articulações não-base), ou ainda, a base e a não-base podem ser articuladas no mesmo tempo.

[pic 5]

        Figura 5 - Quatro posições de flexão em configuração de mão

Dedos Flexionados:

Quanto à posição do polegar, ainda se tem outra característica considerada redundante. A Figura 6 apresenta funções da posição do polegar: (a) o polegar é frequentemente cruzado sobre os dedos não selecionados fechados; (b) se a posição da seleção do (s) dedo (s) muda de aberto para fechado durante o sinal, diz-se que o polegar está na posição de oposição; (c) além disso, algumas sugestões têm sido feitas em relação à posição de polegar estendido. Battison et all identifica seis combinações de características com a variação de posição do polegar na ASL, utilizando o dedo indicador ou médio selecionado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (437.9 Kb)   docx (1.4 Mb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com