TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I

Por:   •  31/7/2016  •  Relatório de pesquisa  •  5.605 Palavras (23 Páginas)  •  379 Visualizações

Página 1 de 23

-

UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS

 Curso de Letras – Português/Espanhol

Geziane Francisco Soares Dias

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I

TAGUATINGA – TO

2015

Geziane Francisco Soares Dias.

             RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I

                                                                                                   

                                                                                                      Relatório final de estágio

                                                                                                      supervisionado apresentado ao

                                                                                                     Curso de Letras como parte

                                                                                                         da avaliação da disciplina Estágio  

                                                                                                       Supervisionado I.

TAGUATINGA – TO

                                                  2015

Sumário

01

Introdução

04

02

Abordagem Metodológica

05

03

Fundamentação Teórica e Analise

06

04

Considerações Finais

08

05

Referências Bibliográficas

09


  1. Introdução

O estagio é de suma importância ,na vida do acadêmico no processo de ensino e aprendizagem, em sua formação profissional, e na pratica  que o educador tem contato direto  com o educando e assim conhecendo a realidade, visando um olhar  amplo  à vivenciar as experiências adquiridas durante o estagio. “O estagio e o eixo central”, no que afirma (Selma Garrido Pimenta). Para desenvolver essa perspectiva, é necessário explicitar os conceitos de prática e de teoria bem como compreendermos  a superação da fragmentação entre elas a partir do conceito de práxis pedagógica de modo a construir saberes relevante para a atuação profissional futura, o que aponto para o desenvolvimento do estagio como uma atitude investigativa ,que envolve a reflexão e a intervenção na vida da escola ,  professores , alunos e da sociedade. Desta forma, o docente em formação inicial poderá valorizar ,dando o estágio um caráter verdadeiramente formativo não reduzido - o a mais uma obrigação acadêmica a cumprir.

O contato que foi oferecido entre professores e alunos ,assim visando a realidade conforme garante a LDB que cabe a sociedade ,a família e a escola serem responsáveis por garantir uma educação de qualidade ,acessível a todos. Entretanto a um cuidado ao que se refere o profissional quando assumir e ter compromisso de educar e cuidar com responsabilidade .

Ao realizar o estagio ,no  campo de ensino Colégio Estadual Antônio Carlos de França, situado na avenida Tocantins, n°56, bairro centro, onde foi realizado a regência nas seguintes datas 20,21,22,26,27,28,29/10 e 02,03,04,05,09,10,11,12,16,17,18 e19/11.O planejamento ocorreu  nas datas 19,23,30/11 e 06,13/11,conforme o plano de ensino das professoras regentes das turmas, pois elas  tem as sextas-feiras para este objetivo e as mesmas observaram todas as anotações realizadas da acadêmica, com  boa aceitação e incentivo vindo dos docentes.

No decorrer desta regência foram administrada nos referentes anos 7°e 9°ano, no total de 40 horas, do turno matutino com os seguintes conteúdos : Sendo para o 7°ano que e conhecido como 72.01 – Reconto de historias, Língua: usos e reflexão, Ortografia, Acentuação e Pontuação, assim sendo 22 aulas e no 9° ano que é  92.01 foram realizado 18 aulas - Romance(Memórias póstumas de Brás Cubas) ,Recursos de Linguagem (metáfora, personificação, antítese) ,Reconto de historias .

Foi analisado durante todo este período de estágio, que os alunos demonstraram interesse nos conteúdos nos quais estava sendo aplicado ,participando ativamente das aulas que foram abordadas, mas nem todos com total aproveitamento, devido não se interessar.

Tendo em vista o desestímulo de alguns  alunos, por leitura e produção de texto, vem como a limitação de senso crítico em algumas situações de aprendizagem de língua portuguesa ,a analisando o papel do professor de português na atual conjuntura de interação midiática nos espaços extra e infra – escolares. [pic 3]

   2- Abordagem Metodológica [pic 4]

Através das aulas planejadas ,os conteúdos apresentados foram desenvolvidos  seguindo a concepção que o educando exerceu suas  aulas em sala, assim sendo utilizados vários recursos ,os livros didáticos ,quadro branco, notebook, pesquisas na biblioteca, materiais xerocados ,trabalhos em grupo ,historias em quadrinho , atividades desenvolvidas dentro e fora da sala de aula ,atividades avaliativas ,apresentações de recontos de historias , foi usado muitos métodos para que a aula se tornasse mais atrativa e divertida com excelente aproveitamento em tudo que foi repassado, onde obteve uma relação de construção de conhecimento em que o educador não apenas fala ,mas também ouve e dialoga com o educando para que juntos proporcionam a  possibilidade de ver o mundo diferenciado . O planejamento das aulas é o guia dos professores, principalmente na pratica dos estagiários, é onde te orienta “o que você quer fazer, por que, como e quando. É um processo que tem que ser feito muito antes das aulas, pois tem que ter o conhecimento do conteúdo, organizar as ações e decisões a serem tomadas, muita leitura para que não fique perdido sem resposta aos alunos, fazer pesquisas, enfim todo esse processo de plano de aula foi seguido as orientações do professor regente ,coordenadores e avaliados pela diretoria .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29 Kb)   pdf (236 Kb)   docx (53.5 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com