TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Residência Pública Estágio

Por:   •  20/8/2017  •  Exam  •  1.559 Palavras (7 Páginas)  •  354 Visualizações

Página 1 de 7

Pesquisa De Satisfação: Escola Municipal Mario Paulo Brito.

Tereza Raquel Gonçalves De Oliveira– trgo04@yahoo.com.br– UFF/ICHS

Marcilene De Medeiros– md.medeiros@gmail.com– UFF/ICHS

Erivaldo De Araujo Puridade– eripuridade@hotmail.com– UFF/ICHS

     –      – UFF/ICHS

Resumo

O objetivo deste trabalho é realizar um diagnóstico estratégico de uma organização pública de ensino, utilizando o IPPS, sendo essa metodologia utilizada pelo sistema GESPÚBLICA, que visa verificar o atendimento das demandas locais.A pesquisa será  exploratória e desenvolvida através de coleta de dados e bibliográfica, como também de  um questionário com base na quantidade de alunos da unidade escolar, buscando aferir o nível de satisfação dos usuários.

Palavras-chave:  GESPÚBLICA ; IPPS; Satisfação.

1 – Introdução

Segundo o Modelo de Excelência em Gestão Pública(2014) o ínicio para a construção da gespública repousa sobre a premissa que a administração pública tem de ser excelente. Assim os orgão públicos devem ser regidos pelo o interesse público, tratando todos de forma igual e com qualidade.

Desta maneira há a  necessidade de nivelar o modelo de gestão, em busca de inovação,  modernização e demais princípios desse novo modelo. Percebe-se que a partir de 1990  introduziu-se  o modelo gerencial no setor público por meio de Programa Nacional de Gestão e Desburocratização, o GESPÚBLICA,  que veio melhorar a qualidade de serviços tratando de  ser excelente sem deixar de ser público.  

A Instituição pesquisada é uma Unidade escolar municipal, vinculada a Secretaria municipal de  educação do Rio de Janeiro, que presta serviços gratuitos a estudantes da Zona norte . Atende cerca de 455 alunos  do Ensino Fundamental 2.  Por ser uma unidade de horário integral além do curriculo da base nacional  oferece contribuição social atraves de atividades extra-curriculares como dança, teatro, oficina de língua estrangeira,  procurando reduzir as desigualdades sociais da região.Assim buscar-se-á pesquisar o setor que atende os alunos e os responsáveis.

O processo metodológico adotado será   feito através de ferramentas da Gespública, a partir da análise pelo Instrumento Padrão de Pesquisa de Satisfação (IPPS) e mapeamento de processos,  que na sua prática implica para a organização um processo de transformação sustentada em princípios fundamentais – participação e compromentimento, informação e transparência, aprendizagem e participação do cidadão.  Esses princípios tem como premissas o foco no cidadão e a indução no controle social.

2 – Apresentação do Caso

A Cidade do Rio de Janeiro é de grande porte e de acordo com o Censo do IBGE 2016 possui aproximadamente 6.498.837 habitantes, situada na Região Sudeste. Sua economia base  envolve a Industria do Turismo, o Parque Industrial composto por Industria Metalúrgica, Siderúrgicas .

A Instituição alvo desta pesquisa, trata-se da Escola Municipal Mario Paulo de Britto, integrante da 5ºCRE que presta serviços de educacão desde 1983 e atende cerca de 455 alunos. A 5º CRE é composta por 130 unidades escolares em vários bairros da Zona Norte.

A Escola localiza-se na Rua São Leonardo, nº 51 – Vista Alegre, Zona Norte do Rio de Janeiro. Possui uma estrutura física composta por 3 pavimentos, 36 funcionários, Laboratório de Informática, Ciência e Sala de Recursos Multifuncionais (AEE), para atendimento Educacional Especializado, Sala da Secretaria onde será realizada a pesquisa (setor pesquisado).

A Secretaria da Unidade Municipal é o local responsável de todo processo burocrático desde informações básicas a emissão de históricos, certificados desta maneira observa-se que é o núcleo principal de atendimento, isto é, onde há contato com o público interno e externo.  Além deste setor ainda se encontram nas dependências: refeitório, banheiros, quadra de esportes coberta, biblioteca,laboratorios de ciências, informática ,multimídia, sala de leitura, auditório, almoxarifado, 14 salas de aulas, além da sala da diretoria e da sala de professores.

É importante ressaltar que a Escola é considerada de grande porte, já que, faz parte do Projeto Ginásio Carioca  desde 2011 que é um programa que se sustenta em três eixos, sendo eles a excelência acadêmica,apoio ao projeto de vida do aluno e a educação de valores. Tendo como horário integral de funcionamento das 7:30h às 15:30h. Em 2015 passou a funcionar em turno único de 7:30h às 14:30 h para os alunos em aula, atendendo do 7º ao 9º ano do ensino fundamental. No horário de 14:30 h à 17:30 funciona o programa Mais Educação para reforço escolar e oficinas para os alunos da escola. Todos os fúncionarios trabalham em regime de 40 horas semanais.

Assim verificou-se a necessidade de uma inspeção no setor que atende a toda  parte burocrática dos alunos, devido ao grande volume de documentação e deficiência do quadro funcional destacados para a àrea administrativa, em particular a secretaria. Havendo necessidade de uma maior dinâmica na logistica do tramite da emissão de documentos da mesma.

3 – Referencial Teórico

3.1 – Gespública

A Gespública é um programa que vem apoiar orgãos e entidades da Administração pública. Ela foi instituída pelo decreto 5378/2005 , com a finalidade de buscar melhorias e obter resultados para a sociedade. Como política pública tem o objetivo de apoiar a Gestão e possuí algumas características que visam a eficiência e a eficácia, a promoção da gestão democrática, participativa , transparente e ética. Promove ações de capacitação e busca orientar a implantacão de avaliações  para a melhoria da gestão pública.

Desta maneira os serviços oferecidos pela organização, de certa forma envolvem processos, já que são atividades que se utiliza de pessoas , tecnologías. etc

Segundo Chiavenato( 1994,p.70) "eficácia é uma medida normativa do alcance dos resultados, enquanto eficiencia é uma normativa da utilização dos recursos nesse processo."

Oliveira(2006,p.8 apud,SILVA, 2014,p.21) acrescenta , ao conceituar processo, que estes têm a "finalidade de atender e preferencialmete, suplantar as necessidades e expectativas dos clientes externos e internos da empresa"

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)   pdf (291.4 Kb)   docx (66.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com