TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Observação de Ambiente Escolar e Não Escolar

Por:   •  23/11/2017  •  Relatório de pesquisa  •  654 Palavras (3 Páginas)  •  287 Visualizações

Página 1 de 3

RELATÓRIO DE OBSERVAÇÃO DE AMBIENTE ESCOLAR

A instituição de ensino escolhida para o relatório de observação de ambiente escolar é a Escola Estadual Azevedo Júnior. Localizada na Rua Dom Pedro I, no bairro Vila Belmiro, em Santos, a escola da rede pública matricula alunos de maioria classe baixa e média. Suas instalações contam com 16 salas de aula básicas, 1 laboratório de informática com computadores, refeitório, cantina, amplo pátio (coberto e descoberto), quadra de esportes coberta, banheiros e uma modesta biblioteca. A Escola conta com o Projeto Escola da Família, que oferece aos alunos e à comunidade atividades como futebol, tênis de mesa, basquete, aula de dança e alongamento, além da horta comunitária.

Os níveis de ensino variam do Fundamental, que recebe alunos do 6º ao 9º ano, com idades entre 11 e 14 anos; Ensino Médio, de 1º a 3º colegial com alunos de 15 a 17 anos; e o Supletivo EJA (Ensino de Jovens e Adultos), que destina-se àqueles que não tiveram acesso ou não puderam dar continuidade aos estudos no ensino fundamental ou médio na idade apropriada.

Todo o ensino oferecido é planejado e desenvolvido a partir das regras propostas pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, o que não impede que a unidade busque outros métodos de ensino e temas a serem trabalhados, dependendo da necessidade do contexto no qual está inserida. A instituição  conta  com  materiais  pedagógicos  que  incluem livros e apostilas distribuídas pela Secretaria de Educação, kit de materiais escolares para todos os alunos, que conta com: cadernos com linhas, cadernos de arte, lápis de escrever, canetas, borrachas, apontadores, réguas, lápis de cor e uma mochila simples.

O ambiente é amigável e descontraído, e faz com que o aluno “baixe a guarda”, sinta-se acolhido e responda de maneira favorável ao ensino que lhes é proposto.

RELATÓRIO DE OBSERVAÇÃO DE AMBIENTE NÃO-ESCOLAR

O ambiente não-escolar escolhido como foco de observação para este relatório é o Rotary Club de Santos, localizado na Avenida Ana Costa, 151. Fundado há mais de 100 anos, Rotary é uma organização internacional, apolítica e sem vínculos religiosos, de profissionais de diferentes profissões e pessoas de negócios, líderes em suas áreas de atuação, que prestam serviços humanitários e ajudam a estabelecer a paz e a boa vontade no mundo. O lema ‘Dar de Si Antes de Pensar em Si’ reflete o principal objetivo da organização.

Os profissionais desenvolvem projetos comunitários de prestação de serviços com o intuito de aliviar as carências mais graves, e também apoiam a profissionalização, com programas para jovens, oportunidades educacionais e intercâmbios no exterior para estudantes, professores e outros profissionais.

Dentre seus vários projetos sociais dentro do Rotary Club de Santos, aqueles que mais se voltam para a educação de crianças são: o Concurso Melhor Companheiro, o projeto Semeando Escritores, Revelando Talentos (SERT), e o Projeto Educação e Cidadania. O Concurso Melhor Companheiro é realizado com alunos do Ensino Fundamental Municipal, e tem como objetivos desenvolver o conceito de democracia entre os alunos, criar o interesse pela leitura, arte e cultura. Nesse projeto as crianças trabalham em um tema proposto e elas mesmas elegem um de seus companheiros para ganhar o título que dá nome ao concurso. O SERT tem como objetivo a formação de produtores de textos em diferentes gêneros, o desenvolvimento da criatividade e o despertar de interesse pela Língua Portuguesa em todos os seus níveis. O projeto é realizado com jovens do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Ele estimula o desenvolvimento da comunicação escrita. Já o projeto Educação e Cidadania trabalha com crianças até 6 anos, moradoras de uma comunidade modesta, em período integral, com o objetivo de assistir aos alunos em suas necessidades básicas e educacionais, buscando como resultado a ampliação do aproveitamento escolar, além de diminuir o risco social de crianças e adolescentes nas ruas, com ocupação de todo tempo disponível, reduzindo a exposição à violência e ao consumo de drogas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (80.8 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com