TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatórios Referentes às atividades desenvolvidas no Estágio Supervisionado

Por:   •  21/8/2018  •  Relatório de pesquisa  •  2.222 Palavras (9 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 9

UNIUBE Universidade de Uberaba

Letras Português-Inglês

Estágio Supervisionado

Fânura Rafaela dos Santos Reis RA 1029277

Guanhães, maio de 2018.

UNIUBE Universidade de Uberaba

Letras Português-Inglês

Relatórios referentes às atividades desenvolvidas no

Estágio Supervisionado

   

 

Fânura Rafaela dos Santos Reis RA 1029277

Professor Orientador: Marcos

Guanhães, maio de 2018.

Introdução

O estagio de observação e docência em Letras Português-Inglês, foi realizado na Escola Estadual de São Sebastião do Maranhão e foi realizado em todas as series do ensino fundamental, do 5º ao 9º anos.

        Este estágio contém depoimentos pessoais do que foi observado durante as aulas do professora Eloisa Aparecida Godinho dos Santos Ribeiro que atua na instituição, e ainda relatórios do que foi observado e trabalhado durante o período de docência que realizei nas turmas.

        Contém ainda relatos explicando as relações entre aluno e professores, alunos e conhecimento e alunos e alunos. A concepção de educação do professor e a organização dos ambientes de aprendizagem.

        Está presente ainda relatos pessoais de como foi a experiência de docência.

A relação professor – aluno

        O professor estabelece com os alunos, uma relação muito próxima, sem que haja algum tipo de discernimento por causa da posição de cada um no contexto escolar. O professor deixa de ser apenas o “mestre” e passa a ser para os alunos um amigo. O professor ouve a opinião dos alunos durante as aulas e os alunos relatam sempre situações do cotidiano que presenciaram e que têm relação com o conteúdo estudado no momento.

        Outro ponto positivo que presenciei na convivência professor-aluno, foi que o professor na maioria das vezes tenta valorizar o conhecimento prévio do educando, para que assim se torne mais fácil o processo de ensino-aprendizado.

        Os alunos se sentem bastante à vontade durante as aulas de Português e Inglês, imagina-se que esse fato se deve ao contexto do que o professora é jovem, e consegue assim compreender o outro lado da questão, que é o lado do educando, por isso a relação se torna na maioria das vezes muito prazerosa.

        A relação professor-aluno tem fundamentos que vão muito além da sala de aula, pois a professora estabelece com seu aluno relações de amizade, o que torna muito mais fácil o processo de ensino-aprendizagem.

        Essa proximidade se deve ao fato de que o município é pequeno e assim todos já se conheciam previamente o que facilitou tal aproximação.

        Outro ponto importante nessa relação entre os alunos e o professor é que sempre há uma troca mútua de conhecimento e a conseqüente construção de novos.

A relação aluno-aluno

        Na series finais do ensino fundamental, 6º e 7º anos, a relação entre os alunos mostrou-se uma relação complicada devido a idade dos alunos, os educando não tinham entre sim aquela cumplicidade, cooperação e amizade esperada.

        Tinha-se a impressão de que os alunos disputavam a atenção doa professors a minha em todos os momentos.

        Houve dias em que a aula que havia sido preparada pela professora não era concluída no espaço de tempo calculado, pois ela era interrompida varias vezes para pedir a atenção da turma.

        Já nas series finais do ensino fundamental, no caso 8º e 9º anos, a relação entre os alunos é uma relação bem diferente da citada anteriormente, talvez esse fato se deva à maturidade dos alunos.

        A relação entre eles apresenta-se com inteira cooperação, amizade e cumplicidade.

        Durante as atividades realizadas, eles sempre se ajudam, trocando idéias e auxiliando aqueles que têm mais dificuldade.

        Por outro lado a amizade estabelecida entre eles, prejudica um pouco a atenção durante as aulas, pois eles sempre têm algo a conversar e muitas vezes no horário impróprio.

A relação professora-conhecimento

        A professora atua como mediador dos conhecimentos para aluno, facilitando assim a aprendizagem.

        Com a participação efetiva do professor o aluno compreende melhor os fatos e assim constrói o seu próprio conhecimento.

        Para ao professora, está se tornando difícil metodologicamente, ensinar todo o volume do conhecimento produzido pelo ser humano, com isso, é mais promissor o ensino para a inovação, para o trabalho cooperativo e a aquisição de ferramentas de analise, de compreensão e de expressão.

        A professora incessantemente, busca estender seus conhecimentos e não os aceita como pronto, estando sempre em busca de novos, pois o ensino de Letras deve atender as necessidades cotidianas dos educandos  comuns e, ao mesmo tempo alargar seus horizontes e sua imaginação. Para atender a esse objetivo o professor utiliza-se do questionamento, da problematização, da contextualização e da valorização do saber prévio, ele não se preocupa apenas em oferecer ou ate mesmo impor respostas prontas.

        Nesse contexto, o professor valoriza a sua atuação potencial na sala de aula, tornando-se um importante elo na corrente aluno-conhecimento.

A relação aluno-conhecimento

        O aluno utiliza uma base conceitual previa. Dessa forma na construção de seu conhecimento, o aluno ao ser colocado diante de desafios e problemas, busca resolvê-los com seu próprio conhecimento e modelo, assim ele sempre encontra uma explicação para a questão, mesmo que essa explicação pareça inocente para a professora.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)   pdf (112.6 Kb)   docx (17.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com