TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Leitura e Compreensão

Por:   •  11/10/2022  •  Resenha  •  305 Palavras (2 Páginas)  •  101 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

 

Resenha conclusiva - contribuição da atividade para o curso.

Nome do aluno: PATRÍCIA SERRATI KENNE

[pic 2]

Curso: LÍNGUA PORTUGUESA: COMPREENSÃO DE TEXTO, com carga horária de 60 horas, finalizado em: 21/02/22   CPF:00204974052  Data da atividade:  Número de horas (conforme o documento de comprovação) 60 h Atividade (tipo conforme a tabela):

Breve descrição da atividade complementar realizada:

Desde a década de oitenta, quando a concepção construtivista começou a fazer parte dos ambientes educacionais, houve um redimensionamento no modo de pensar o processo de ensino e aprendizagem. O modelo tradicional que enfatiza a acumulação passiva de conhecimentos passa a ser substituído, pelo menos em teoria, por um modelo que enfatiza a ação, a interação e a produção. As práticas pedagógicas construtivistas, conforme ressaltam Isabel Solé e César Coll em “O construtivismo na sala de aula” (Trad. Cláudia Schilling. São Paulo: Ática, 1999), são norteadas por um conjunto articulado de princípios, parâmetros e diretrizes fundamentados nas teorias psicológicas do desenvolvimento e da aprendizagem que defendem que o aluno exerce o papel principal no processo de ensino-aprendizagem e é o construtor ativo do seu próprio conhecimento. Isto implica que o professor não seja mais reconhecido como transmissor de conhecimentos, mas como aquele que estimula a autonomia do aluno e cria as oportunidades de descoberta.

Breve análise crítica com pontos negativos e positivos, e a relação com o curso:

Os autores ressaltam, ainda, que o ensino de estratégias precisa ser realizado em um contexto (de conflitos, de necessidades, de dúvidas) significativo para os alunos e deve estar em consonância com os objetivos que guiam a leitura do texto. O artigo não fornece explicações detalhadas, mas apenas um esboço das principais estratégias de leitura.  Um modelo interativo, que faz o leitor assumir uma postura mais ativa e autônoma diante do texto e, consequentemente, dirigir e controlar a sua própria aprendizagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (28.7 Kb)   docx (321.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com