TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha o que é leitura

Por:   •  26/6/2015  •  Resenha  •  502 Palavras (3 Páginas)  •  1.088 Visualizações

Página 1 de 3

O QUE É LEITURA

Ampliando a noção de leitura, 3º capítulo do livro o que é leitura (14) páginas, de Maria Helena Martins, publicado em 1994, pela editora Brasiliense, São Paulo.        

Maria Helena Martins, formada em letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), entre (1973 e 1991), introduziu a disciplina literatura infanto – juvenil e fez mestrado no mesmo local onde fez a graduação e doutora em teoria literária e literatura comparada (FFLCH).

Maria Helena no 3º capítulo tem como objetivo sobre o conceito de leitura, a importância de saber ler e escrever, a função do educador, como criar condições para o educando realizar a seu próprio aprendizagem, conforme seus próprios interesses, necessidades, segundo as dúvidas e exigências que a realidade lhe apresenta, relata também o “hábito de ler” no nosso dia-a-dia, tem como objetivo mostrar como os textos dos livros didáticos se encontra muito complicados de se entender, supostamente digeríveis, que na verdade resultam em manuais da ignorância que mais inibem do que incentivam o gosto de ler.

A autora, ela parte de um conceito geral de leitura, a partir desse conceito ela vai criticando sobre os livros didáticos, que dá a ilusão de tornar seus leitores capaz de conhecer, mas na verdade inibem do que incentivam o gosto de ler.

A professora Helena conclui então que leitura é uma atividade básica, que desde quando criança já começamos a praticar a leitura, seja por imagens, figuras, paisagens, sons. Que pode ser usufruído por todos. Helena conclui que se o papel do educador pareceu em evidência é para ser colocado em seu devido lugar, não necessariamente como o do especialista em educação ou do professor, mas como de uma pessoa letrado que sabe algo e se propõe a ensiná-lo a alguém. Considera a autora que se ter bem presente a ideia de que isso de ler, e ler bem, depende de cada pessoa.

Abordamos o livro o que é leitura e conseguimos perceber as mais diferentes formas do que é realmente leitura e escrita, como realmente a leitura é importante em nosso dia-a-dia. Apesar de encontramos alguns livros didáticos difícil de ser compreendido. Que muitas vezes pegamos uns livros que parece desinteressantes, com isso julgamos pela capa ou até mesmo pelo resumo do livro. Sabemos que muitas situações, o educador, da forma que apresenta um livro dificulta o nosso interesse de ler. Porque gostamos de ler o que nos interessa e não o que somos obrigados. Devemos buscar interesses de criamos nosso próprio aprendizagem, para que a leitura não perca espaço em nosso dia.

Indico o 3º capítulo do livro o que é leitura, da autora Maria Helena Martins, para todos os alunos do ensino médio e os alunos que estão cursando uma graduação, pois, é um excelente livro, vocês conseguirão identificar o que é realmente uma leitura, irão perceber que ler e escrever é uma prática agradável de se fazer.

MARTINS, Maria Helena. O que é leitura. 19 edição. São Paulo: Editora Brasiliense, 1994, 14 p. 16x11,5 cm.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (64.5 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com