TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo a hora da estrela

Por:   •  31/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  813 Palavras (4 Páginas)  •  568 Visualizações

Página 1 de 4

O livro “A hora da Estrela” é uma história contada por um narrador fictício, Rodrigo S.M, e traz relatos da vida de Macabea, entretanto é mais uma visão feminina sobre a vida e questionamentos interiores de “Rodrigo”. Ele faz seu desenvolvimento citando e detalhando a pobre garota por quem tem uma admiração e uma paixão, no entanto isso não passa de ser secreto e uma forma de Clarice Lispector mostrar as qualidades de uma pessoa que vive um cotidiano simples, difícil e também seus conflitos internos nos quais é preciso combater no dia a dia. O livro em sua totalidade mostra o quão fatídico e natural é a morte, algo que todos temem, mas que para a escritora é vista como algo do cotidiano.

A trama se passa em uma pacata cidade do RJ onde Rodrigo escreve e analisa a vida de uma nordestina. Aos 19 anos, a Alagoana órfã vai para o Rio de Janeiro em busca de uma vida melhor com sua tia por quem foi criada e que era muito moralista inclusive a maltratava vez ou outra. Com essa estrutura familiar difícil e rígida, Macabea acaba ficando deprimida. Após a morte de sua tia, a Nordestina mesmo com pouco estudo faz um curso de datilografia e consegue um emprego como datilógrafa onde recebe menos que um salário mínimo.

Ela divide o lugar onde mora com quatro balconistas de uma loja, mas pouco se falavam e mal sabia quem eram elas e de onde vinham.

  Sozinha no mundo, Macabea tenta encontrar a felicidade em pequenas coisas na vida como ouvir ao radio relógio toda noite, colecionar anúncios de jornais e propagandas de produtos nos quais sonhara em ter. Achava incríveis as palavras “desconhecidas” ditas pelo locutor do programa que ela ouvia. Tudo isso para disfarçar a solidão, magreza, palidez, - por conta da má alimentação - e o sorriso vazio que esta levava. Seu estilo de vida era tão simples que sentia azia toda noite por conta do café frio que tomava todo dia antes de ir ao trabalho e dos almoços rápidos de cachorro quente e coca todos os dias.

Seu momento de alegria era quando recebia, assim podia ir ao cinema onde via a sua estrela e atriz preferida Marilyn Monroe almejando seu grande sonho que era ser  algum dia como aquela linda e bem sucedida atriz. Por conta de uma vontade de ficar em casa curtindo a solidão e tirar o dia para si mesma ao invés de ir ao trabalho, Macabea resolve passear na rua e conhece Olímpico o qual acaba se tornando seu namorado. Olímpico era um Paraibano que fora para o Rio de Janeiro por conta de um assassinato e que conseguira emprego numa metalúrgica. Era um homem sistemático, mau-caráter que não tinha paciência com a pobre namorada e a maltratava, além de não possuir princípios, pois roubava até mesmo seus amigos. Seu maior sonho era ser deputado e insistia que um dia o realizaria.

Certo dia, Macabea convida Olímpico para ir até seu escritório onde se sentia excluída, pois todos recebiam telefonemas e visitas menos a pobre. Após Olímpico fazer a visita a sua namorada, conhece Glória então decide romper com Macabéa para ficar com a sua amiga. O rapaz considera que fazendo isso seria algo melhor, pois elas eram bem diferentes: Glória era loira, cheia de corpo, morava numa casa confortável, tinha três refeições por dia e, seu pai era açougueiro, algo que Olímpico admirava.

Mesmo sentindo-se humilhada, Macabea de tão simples que era não ficara com raiva de Glória, simplesmente sofria em silêncio com algo por dentro doendo. Chegava ate tomar pílulas para aliviar a dor sem saber na verdade o que era.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (34.6 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com