TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atividade Contextualizada

Por:   •  5/4/2022  •  Trabalho acadêmico  •  972 Palavras (4 Páginas)  •  511 Visualizações

Página 1 de 4

GRUPO SER EDUCACIONAL UNINORTE MANAUS

NOME DA DISCIPLINA: TÓPICOS INTEGRADORES PEDAGOGIA

PROFESSOR EXECUTOR: MARCIA JUSTINO 

ALUNO: ADEANE LIMA DE SOUZA

Reconhecer a importância da educação em Direitos Humanos e da reeducação das relações étnico-raciais desde a Educação Infantil.

Convivente do meio social, a criança acrescenta, além da autoimagem adquirida a partir das relações estabelecidas nos grupos infantis, a construção de uma identidade, também, por meio de interações do seio familiar. Para atender a rotineira onda de conhecimento da criança para a determinada autonomia da fase adulta, o desenvolvimento infantil requer total porcentagem da fermenta tecnológica, que se complementar ao modelo da mudança contemporânea: livros didáticos de todos os gêneros infantis. A dificuldade de autoreconhecimento identitário permeia as fases extremas de relacionamento de uma criança. Por isso, a intencionalidade de colocar em prática todas as habilidades consideradas possíveis contra o avanço do implícito racismo no seio social, principalmente, nos ambientes escolares, em sala de aula.  

Por inúmeras décadas, a única história a ser contada nas escolas era a do branco, superior, sagaz e maravilhosamente perspicaz, aquele que conseguiu enriquecer a si e empoderar-se aqui, às custas da escravidão animalizadora, que Abdias tão bem aponta e do extermínio de inúmeras etnias indígenas. Temos um compromisso ideológico, epistemológico e político de denunciar que a democracia racial, parte de uma perspectiva sustentada por Gilberto Freyre (1987), em que a sociedade brasileira estaria isenta de conflitos raciais, não existe, nunca existiu (Ferreira e Almeida, 2018, p. 9)

As diversidades étnico-raciais na educação infantil impulsionam as crianças nos primeiros passos na tentativa de lidar positivamente com as dificuldades da desconstrução das falsas crenças assimiladas no processo secundário do desenvolvimento cognitivo. Dados os primeiros passos ao autoreconhecimento associativo, surge em últimas análises, a grande importância no fiel tratamento das questões da Educação nas relações étnico-raciais e no âmbito educacional primário. A importância de práticas pedagógicas que abordem as diversidades étnico-raciais na Educação Infantil, no início da escolarização, faz surgir na criança sentimento de pertencimento racial e de respeito às distinções físicas dela, ressaltada como necessidade de formação inicial continuada. A multiplicidade étnico-racial na miscigenada sociedade brasileira cresce forjada pelas problemáticas durante aquisição de reconhecimento particular em cada indivíduo, socialmente, por causa de ocasiões discriminadas de convicções e valores extremos. Por conta de ramificações sólidas, as adversidades são acompanhadas na vida inicial da criança, no espaço escolar, diante às ações de racismo institucional, como negativa formação inicial, o que obriga a gerência educacional gerir com vigor as demandas legais para lidar com o problema. A educação de eliminação do racismo e valorização na diversidade surge com o desmascarar do laço implícito da discriminação, inicialmente nos primeiros anos escolares, depois, em todo período do desenvolvimento cognitivo da vida da criança. O professor ou o pedagogo, ao utilizar das ferramentas necessárias diante a divergência do racismo nas salas de aulas, carece de utilizar as metodologias de pesquisa bibliográfica, mas que seja baseada nas análises de materiais de relevância científica, e de preferência por meio eletrônico, com exploração em gêneros literários. Por consequência constante destas possibilidades, as inevitáveis intempéries surgem também emergidas meio ao caos das dificuldades enfrentadas. A valorização das diversidades no âmago educacional infantil, conforme o Art. 29 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), desenvolve-se integralmente nos aspectos físicos, psicológicos, intelectual e social na criança, como estímulos complementares na autoconfiança relativa ao autoreconhecimento e apoio familiar.

“ Racismo é uma forma sistemática de discriminação que tem a raça como fundamento e que se manifesta por meio de práticas conscientes ou inconscientes que culminam em desvantagens ou privilégios, a depender do grupo racial ao qual pertençam”. SILVIO DE ALMEIDA (filósofo, Racismo

O processo de aprendizagem na educação infantil atrelado aos direitos humanos são paralelamente respeitados e garantidos nas suas relações e interações estabelecidas com as instituições educacionais. A contextualização dissertativa ressalta os direitos capitulados na Declaração Universal dos Direitos Humanos, focando as vertentes sugeridas à educação especificamente infantil. A desenvoltura da temática focaliza a discussão dos relacionamentos fundamentais refletidas nas questões educacionais, positivamente tangente às habilidades de superação e de enfrentamento das divergências sociais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (77.5 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com