TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A AÇÃO DO SUPERVISOR ESCOLAR NA BUSCA DE UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE

Por:   •  19/8/2020  •  Artigo  •  3.581 Palavras (15 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 15

UNIVERSIDADE CIDADE DE SÃO PAULO

JOICE MARIA DO NASCIMENTO

RGM 180696

A AÇÃO DO SUPERVISOR ESCOLAR NA BUSCA DE UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE

                                                                     

                   

                                                                 

TRÊS CORAÇÕES- MG

2016

A AÇÃO DO SUPERVISOR ESCOLAR NA BUSCA DE UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE

Joice Nascimento¹

Elza Soares Santos 2

RESUMO

O presente artigo apresenta como tema a ação do Supervisor Escolar na busca de uma educação de qualidade, tendo como cenário as escolas públicas do nosso país. Como objetivo geral apresenta a inovação no trabalho da Supervisão Escolar que, juntamente com a comunidade escolar trabalham em equipe para conquistar uma educação de qualidade. Sua importância se justifica pela implantação de um modelo em que todos participem no cenário escolar, envolvendo a direção, funcionários, docentes e discentes, juntamente com suas famílias. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica.

Palavras-chave: Supervisão Escolar. Educação de Qualidade. Escolas Públicas.

ABSTRACT

This article presents the theme action of the school supervisor in the pursuit of a quality education, against the backdrop of the public schools of our country. As a general purpose presents innovation in the work of school supervision which, together with the school community work together to gain a quality education. Its importance is justified by the implementation of a model in which all participate in the school setting, involving management, employees, teachers and students, along with their families. The methodology used was literature.

key words: School Supervision. Quality education. Public schools

 Pós graduanda em Supervisão e Orientação Educacional.- Campus Virtual - Cruzeiro do Sul – Ed. a Distância

  1. Professora Mestra orientadora do Curso Pós graduanda em Supervisão, Orientação e Inspeção Escolar. Campus Virtual - Cruzeiro do Sul – Ed. a Distância

  1.   INTRODUÇÃO

        A ação do Supervisor Escolar na escola pública consiste num trabalho de parceria com o corpo docente, traçando ações e metas que contribuam para uma educação de qualidade.

        As estratégias a serem seguidas devem ser pautadas em uma sistematização sólida a partir de constantes diagnósticos da aprendizagem das turmas, para que haja reformulações nas atividades a serem desenvolvidas com os alunos.

        O Supervisor é o mediador e articulador deste processo, sendo um profissional que busca inovação, criatividade e ousadia na formação educacional, estabelecendo o comprometimento com seu grupo de trabalho.

        Na busca de uma educação de qualidade suas ações perpassam a gestão do diretor, estabelecendo o elo entre professores e alunos, tendo sempre a visão do compartilhamento para a transformação das ações educativas. Nessa linha de pensamento encontramos nas palavras de Paro a mesma visão:

Se queremos uma escola transformadora, precisamos transformar a escola que temos ai. E a transformação dessa escola passa necessariamente por sua apropriação por parte das camadas trabalhadoras. É nesse sentido que precisam ser transformados o sistema de autoridade e a distribuição do próprio trabalho no interior da escola.  (PARO, 2001, p. 10)

Com base nessas reflexões apontou-se o questionamento de como deverá ser a atuação do Supervisor em busca de uma educação de qualidade no atual cenário político e social do país?

        Ao desenvolver esse tema essa pesquisa tem como objetivo geral apresentar inovação no trabalho da Supervisão Escolar tendo o corpo docente como parceiros e coadjuvantes numa educação de qualidade. Como objetivos específicos,  identificar estratégias sistemáticas que conduzam a resultados promissores, além de introduzir o estudo de grupo para subsidiar a prática escolar, dando respaldo a  todo planejamento a ser executado na instituição.

        Dissertar sobre esse tema se torna relevante, uma vez que o papel do Supervisor deve ser visto como um profissional colaborador do processo ensino aprendizagem, atuando com afinco, planejando as atividades com os professores, tendo também a parceria da comunidade escolar para que o processo educativo obtenha os frutos esperados.

Essa pesquisa se justifica pela necessidade de evidenciar a importância da atuação do Supervisor orientando o trabalho do professor, atrelado às diretrizes da proposta pedagógica da instituição, de forma participativa em conexão direta com os demais segmentos da escola que possam fornecer subsídios concretos para que seu trabalho seja de qualidade. Assim, o Supervisor é visto como um parceiro, ou seja, um gestor democrático que atua de forma transparente, acolhendo e convidando a comunidade a participar do processo pedagógico, além da relevância social e científica, implementando com os professores recursos que contribuam para a promoção da qualidade do ensino da escola pública.

Agindo dessa forma, o Supervisor Escolar estará dando assistência aos professores no planejamento das atividades escolares, orientando- os  no processo de avaliação, em suma acompanhando todo processo de ensino- aprendizagem que acontece na escola.

A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, tendo como subsídio o estudo de autores que se dedicaram ao tema, comprovando que a colaboração do Supervisor com base num trabalho de equipe, convidando o corpo docente a desenvolver práticas exitosas, promove infalivelmente resultados positivos no processo avaliativo da escola. Dentre os autores que contribuíram para a efetivação dessa pesquisa podem ser citados Paro (2001), Cortela (2005), Oliveira (1997), Medina (1997), Freire (2003), Hernández, 1998, Ferreira (1999).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.4 Kb)   pdf (179.2 Kb)   docx (20.1 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com