TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Brinquedoteca e o Elemento Lúdico

Por:   •  10/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.479 Palavras (6 Páginas)  •  1.267 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

PEDAGOGIA

Brinquedoteca e o Elemento Lúdico, Didática do Contar História, Literatura Infantojuvenil, Multimeios Aplicados à Educação, Organização e Metodologia da Educação Infantil.

sjc

2016


UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

PEDAGOGIA

Brinquedoteca e o Elemento Lúdico, Didática do Contar História, Literatura Infantojuvenil, Multimeios Aplicados à Educação, Organização e Metodologia da Educação Infantil.

Atividade Pratica Supervisionada do Curso de Pedagogia da Universidade Anhanguera – UNIDERP, apresentado como requisito à obtenção do grau de Licenciado em Pedagogia, sob a orientação da Tutora a Distância: Especialista Aline Rodrigues da Silva

sjc / SP

 2016

INTRODUÇÃO

A Brinquedoteca é um espaço criado para brincadeiras, um lugar onde há o estimulo das crianças e incentivo de manifestações de suas potencialidades e necessidades lúdicas. A primeira brinquedoteca criada em 1973, da PAE, era com rodízio de brinquedos, as crianças que se interessassem, levavam seus próprios brinquedos e trocariam por outros entre si. No Brasil em 1981, foi criada a primeira brinquedoteca, em São Paulo. Pode-se dizer que a Brinquedoteca, além de oferecer atividades lúdicas, tem grande influência na formação e desenvolvimento das crianças, é um espaço preparado para estimulação e desenvolvimento das mesmas. Segundo Kishimoto(1994), um espaço de animação sociocultural, o qual, além de transmitir a cultura infantil, também propicia a socialização, a interação social. Muito importante para os professores é conhecer as fases do desenvolvimento infantil, pois, auxilia no processo de ensino e aprendizagem do aluno, assim podendo reconhecer se um aluno precisa de mais estímulos, se há alguma dificuldade específica ou se ele está se desenvolvendo naturalmente. Piaget identificou ao longo de suas pesquisas, quatro fatores que contribuem diretamente para isto: maturação biológica, atividade, experiências sociais e equilibração. Ele ainda destaca os quatro estágios de desenvolvimento cognitivos denominados, sensório-motor (0 a 2 anos), pré-operatório (2 a 7 anos), operacional concreto (7 a 11 ou 12 anos) e operacional formal (12 anos em diante). Acreditava que todas as pessoas passam por esses estágios nesta mesma ordem e que estavam associados a idades específicas.

Este projeto de pesquisa tem como principal interesse refletir sobre a importância da brincadeira e da existência da Brinquedoteca, pois no âmbito da mesma que a criança sente vontade de construir o conhecimento, através do jogo os processos mentais vão se transformando em processos mentais superiores. O contexto sociocultural da criança é ampliado, modificando e recriando através dos papéis que ela representa. A importância da Brinquedoteca como espaço lúdico, trata o brincar de forma séria, destacando-se como um direito da criança, com a brincadeira, ela constrói, se elabora e se forma. Ela adquire valores pedagógicos, psicológicos e terapêuticos, com a vivência com o lúdico. A Brinquedoteca deve ter brinquedos variados, deve-se ensinar como manejar o jogo, ajudando a entender as regras se necessário. A criança deve ir por sua vontade e pelo prazer de aprender brincando.

OBJETIVO

Objetivo principal estimular a criança a brincar, ajudando a escolher vários brinquedos e brincadeiras adequados a cada fase do seu desenvolvimento, garantindo a elas um lugar prazeroso dando oportunidades de interações, onde ela sinta vontade de explorar, criar e aprender, um ambiente propício à ludicidade com liberdade e sentido, um mundo de fantasia, que estimula a imaginação das crianças levando a momentos saudáveis, felizes e inesquecíveis.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Valorizar os brinquedos e as atividades criativas e lúdicas;

Possibilitar o acesso a grande quantidade de brinquedos, com muitas variedades;

Ajudar as crianças para que brinquem espontaneamente com prazer;

Desenvolver uma vida interior rica para dar capacidade de concentrar a atenção;

Dar oportunidade de desenvolver a inteligência, ser criativa e se socializar;

Incentivar as crianças para que tenham liberdade de escolha e autonomia para brincar;

Oportunizar as crianças a colocar para fora seus sentimentos e melhorar sua autoestima;

Dar oportunidade a criança a construir conhecimentos e senso de responsabilidade;

Possibilitar ajuda no equilíbrio emocional, criando laços de afetividade e sensibilidade;

Ajudar as crianças a usar os brinquedos, socializando com os mesmos;

Orientar as crianças para que tenham liberdade de escolha e autonomia para brincar;

Abastecer a Brinquedoteca com brinquedos, materiais, jogos pedagógicos para estimular as atividades lúdicas;

Ajudar na interação de filhos com os pais, através dos jogos.

Ajudar a desenvolverem hábitos de responsabilidades.

METODOLOGIA

As atividades lúdicas serão desenvolvidas com jogos de exercícios, jogos simbólicos, jogos de construção, jogos dramáticos, jogos de regras, brincadeiras populares, leitura de livros. Serão também desenvolvidos trabalhos pedagógicos em computadores e tablets, sempre com a orientação do professor ou monitor. As crianças vão brincar e realizar diversas atividades livres e direcionadas terá também vários cantinhos:

Cantinho da leitura ou hora do conto: com tapetes, almofadas, livros, fantoches para que as crianças manuseiem de forma prazerosa,

Cantinho do faz de conta: com móveis infantis, representado os espaços de uma casa, um hospital, um supermercado, com roupas e sapatos;

Cantinho das oficinas: com materiais novos e recicláveis, para fabricar brinquedos;

Cantinho do movimento: com brinquedos, escorregador, jacaré, cavalinho, piscina de bolinha;

Cantinho do cinema: com televisão de 42, DVD, Home theater, almofadas e tapetes, para as crianças assistirem filmes e desenhos;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)   pdf (107.7 Kb)   docx (17.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com