TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Concepção de Orientação Profissional

Por:   •  5/5/2022  •  Trabalho acadêmico  •  905 Palavras (4 Páginas)  •  80 Visualizações

Página 1 de 4

Concepção de orientação profissional

Ao apresentar sua concepção de orientação profissional, em especial no capítulo 2, Bock (2010) faz uma crítica a abordagem tradicional e crítica e apresenta a abordagem sócio- histórica. Explique a concepção de orientação profissional do autor.

De acordo com o autor, a orientação profissional deve consistir em mapear as razões das escolhas profissionais de adolescentes e jovens, considerando o contexto em que estão inseridos. Através de uma revisão bibliográfica sobre o tema, Bock (...) resgata Vigotsky, a fim de elaborar a ideia de sentido e significado, por compreender que a esfera psicológica e a esfera social contribuem para a formação do “verdadeiro eu” do sujeito, e a partir deste, é construída a ideia de futuro profissional.

Ao citar o contexto social e histórico, Bock critica a abordagem liberal de que o indivíduo é inteiramente livre nas suas escolhas profissionais, da mesma forma que critica a ideia de vocação como algo inato ou “divino”. Na leitura de Ferretti (1988a) e Pimenta (1979), é apresentada a perspectiva contraditória da escolha profissional deparada com a realidade social e econômica, mostrando que a Orientação Profissional se tornava opressora e extraía as possibilidades de escolha do jovem de baixa renda.

As escolhas dos indivíduos das camadas mais pobres são menores, mas não são as únicas que possuem influência dos fatores sociais, como podemos ver nessa passagem:

Quando dizemos que o indivíduo escolhe e não escolhe sua profissão ao mesmo tempo, está se tratando de liberdade de escolha, De acordo com a classe social de origem do indivíduo, ele tem mais ou menos liberdade para decidir, mas que, no entanto, sempre será multideterminada. (BOCK, 2010, p. 41)

Assim, podemos dizer que a subjetividade na escolha profissional é relativa, porém mais determinada para jovens de classe social mais baixa, e a Orientação Profissional deve sempre considerar fatores sócio-históricos.

Em relação à abordagem crítica, Bock faz uma ressalva do contexto dos autores, pois estes citam a escola como aparelho ideológico do Estado. Isso pode ter feito sentido partindo do pressuposto de que viviam em outro momento histórico, de governos autoritários. O ponto é que essa abordagem seria a antítese do pensamento liberal, ou seja, enquanto o liberal acredita na autonomia total do indivíduo, o pensamento crítico o coloca como completamente determinado, robótico, sem possibilidade de escolha além do que lhe foi determinado. A perspectiva proposta, no caso, a sócio-histórica, propõe buscar o sentido, seria uma análise psicológica e social, considerando renda, família, vontades. A Orientação Profissional deve ser cuidadosa nesse processo.

2) Significado da escolha profissional

No seu programa de orientação profissional, Bock (capítulo 4) trata de diversos aspectos que influenciam na escolha profissional, como por exemplo: o mercado de trabalho, o vestibular, as relações de gênero, as disciplinas escolares, a ideia de “vocação”. Ao apresentar essas temáticas aos jovens o autor, em geral utiliza de afirmações presentes no senso comum e solicita que eles se posicionem a respeito.

Escolha dois desses aspectos e discuta a partir da pesquisa feita por Bock.

Acerca do ingresso ao Ensino Superior por meio do Vestibular, Bock (2010, pp.54-56) resgata um estudo de Dulce Whitake e Silvia Onofre (2003), em que abordam o ingresso dos jovens de baixa renda do meio rural, relatando que estes não têm as mesmas oportunidades dos jovens da mesma classe social do meio urbano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (45 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com