TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Criança Diante da Escrita

Por:   •  4/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  906 Palavras (4 Páginas)  •  134 Visualizações

Página 1 de 4

Fichamento

Livro: Sabores, cores, sons, aromas. A organização dos espaços na Educação Infantil, por Maria da Graça Souza Horn.

“(...) Por outro lado, as salas de aula dos NA e NB, em número de três, eram muito semelhantes entre si. Tinham basicamente um grande espaço destinado as mesas e as cadeiras, prateleiras altas com jogos e brinquedos, um grande quadro negro e, em um lugar bem destacado, a mesa da professora. Entrando nessas salas vi-me sentada profundamente em uma cadeira ouvindo a professora dizer “agora vamos ouvir histórias”, “agora não é hora de desenhar”, “vamos pegar folhas para fazer a atividade”. A sensação que tive foi a de que, em um mesmo prédio, havia duas escolas infantis absolutamente distintas. Percebi que nessas diferenças se colocava uma questão interessante de investigar: Será que a transformação do espaço modifica a ação pedagógica dos professores, ou ocorre o inverso?” (HORN. S.G. MARIA, 2007, cap 3, pg 40)

Muito antes de cursar pedagogia tinha uma visão muito distante daquela que tenho hoje. Trabalhei um ano e meio antes de ingressar na Univates dentro de uma escola de Educação Infantil, municipal. Tive a experiência de trabalhar do lado da cozinha e da limpeza da escola, onde tínhamos mais contato com as crianças na hora do seu lanche. No dia seguinte a responsável por limpar e organizar as salas de aula era comigo, todos os dias as salas eram esterilizadas e organizadas sempre do mesmo jeito, tudo arrumado e posto no seu lugar, as professoras chegavam junto as crianças, que ao vir a escola já eram chamadas pelas monitoras em suas salas de aula, sempre observei essa atitude, onde os pequenos mal chegavam na creche já eram chamados para dentro e sentavam em seus lugares para esperar a professora chegar. Os jeitos de cada professora trabalhar com sua turma sempre imaginei que estava do jeito certo.

Hoje estou no lado contrário, como monitora de uma turma do Pré A, do Maternal A, e quando necessário vou em outras turmas e uma vez por semana trabalho com todas as turmas realizando com eles a hora do conto, meu contato com as crianças cresceu e minhas experiências e conhecimentos aumentou junto. Estudar pedagogia e trabalhar dentro de uma escola infantil nos faz abrir os olhos e sentir realmente como tudo funciona.  

A escolha desse parágrafo foi justamente por conta de eu vivenciar os dois lados de uma escola de Educação Infantil, o lado da organização do espaço, e o lado como uma monitora dentro da sala de aula.

Em um dia normal de aula vivenciei a atitude de uma professora perante a uma criança de 4 anos de idade. Era hora do brinquedo livre, estava sentada apontando os lápis de cor do lado dos livrinhos de história, uma menina chegou, pegou um livro e começou a folheá-lo, contando a sua história do seu jeito, a professora não gostou muito daquilo e disse que era para guardar o livro no seu devido lugar e voltar a brincar nos brinquedos, porque aquela hora não era para pegar livros, era pra brincar.  Outra cena que vivenciei foi que as crianças não podiam ir com os brinquedos para o lado onde tinha as suas classes, não podia espalhar os brinquedos pela sala.

Fiquei pensando o quanto aquilo estava errado e como minha visão era antes de cursar pedagogia. Quando organizava as salas de aula não gostava de encontrar brinquedos espalhados pelos cantos e as salas todas bagunçadas, porque aquilo fazia eu perder tempo. Agora vejo o quanto toda essa bagunça significa para uma criança e para um educador. Que aquela mesma rotina de todos os dias tem ser mudada as vezes, que nem sempre uma criança quer brinquedos para brincar, que um simples livrinho de contos infantis pode adorar muito mais.

Não é preciso respeitar aquele lugar, espaço em uma sala de aula do jeito que encontramos ele. A forma que organizamos aquele lugar transmite uma mensagem que pode ser coerente ou contraditória com o que o educador quer fazer chegar a criança. Qualquer observador externo que seja atento, ao entrar em uma sala de aula, terá a clareza da concepção de aprendizagem que ocorre naquele espaço. Que enxergar uma sala de aula bagunçada ou suja não é algo anormal, tudo aquilo está sempre englobando uma aprendizagem, uma criança que chega em casa com as suas roupas manchadas ou sujas é porque naquele dia ela aprendeu, ela viveu coisas novas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (60.2 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com