TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Cultura Emelly Portfolio Cultura

Por:   •  28/8/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.360 Palavras (6 Páginas)  •  84 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

Sumário

1        INTRODUÇÃO        3

2        DESENVOLVIMENTO        5

  1. INTRODUÇÃO

Com o propósito de tentar compreender um pouco mais sobre dois povos importantíssimos para a formação da sociedade brasileira que são os afrodescendentes e os índios. Os afro-brasileiros constituem em um povo formados de negros que foram trazidos da África através de navios negreiros para a mão de obra escrava. Foram distribuídos por vários estados brasileiros como: Pernambuco, minas gerais e São Paulo para a extração do ouro, cultivação de cana de açúcar e café.

Juntamente com ele, os índios, habitantes nativos brasileiros, viu-se com o tempo com um número reduzido porém se manteve firme aos seus costumes.

Esses dois povos contribuíram muito para a cultura brasileira, entretanto sofreram algumas desigualdades na sociedade. Essa cultura pouco valorizada até mesmo para o seu próprio país, pois só foi incluída nas escolas a educação sobre a cultura afro- brasileira somente no ano de 2003, que nasceu a lei  10.639/2003 mais ainda leiga de  informações necessárias sobre a história brasileira e suas raízes..

A importância dos conteúdos é fundamental no ensino médio pois trás o reconhecimento por partes dos jovens a sua realidade, á sua comunidade, á sua etnia e cultura, como forma de estabelecer com o meio social em que vive uma relação de harmonia, respeito, reconhecimento e valorização do seu eu. A atuação desses jovens como cidadãos não se restringe as práticas cotidianas na escola e sim em diversas realidades que compõem a vida dos discentes.

A escola assume o papel de formação de jovens em um contexto multicultural, ou seja, tem o dever de entregar para a sociedade um jovem mais democrático, com uma visão reforçada referentes aos cidadãos igualitários participantes e é importantes para o processo histórico, sociais e econômicos do nosso país, pois, o caráter multicultural, pluriétnico e democrático da sociedade brasileira atual, não foram suficientes para garantir a valorização educacionais e históricas na forma que demandavam, e não atenderam ás expectativas dos movimentos sociais organizados, notadamente de negros e indígenas que durante muito tempo lutam para conquistar seus espaços e maior respeito na sociedade.

A lei 10.639, de 2003, objetiva a obrigatoriedade da inclusão da história e cultura afro-brasileira e africana nos currículos da educação básica. Visa não só mudar um foco etnocêntrico, mais sim ampliar o foco dos currículos escolares para a diversidade cultural, racial, social e econômica brasileira. Ás perspectiva intensificadas cabem as escolas incluírem, no contexto dos estudos, atividades que abordem diariamente as construções histórico-culturais dos povos indígenas e dos descendentes de asiáticos e africanos.

A proposta de se trabalhar as especificidades da cultura africana e seus conteúdos no ensino fundamental, fundamenta-se em elencar as importâncias de se conhecer as origens do povo brasileiro e exemplificar aos estudantes um olhar diferenciados as origens do povo brasileiro e exemplificar aos estudantes um olhar diferenciado aos trabalhos exercidos nas atividades escolares e seus impactos sociais, capazes de transformar a vida estudantil.

É visível a importância de uma prática interdisciplinar e transversal para a renovação do ensino brasileiro. A participação reque uma exigência de um trabalho interdisciplinar, com a temática histórica e cultural Afro-Brasileira e indígena para aprimorar conhecimentos e realizar inovações.

Essa novas concepções históricas visa abordar os acontecimentos de forma críticas, fazendo com que as compreensões dos conteúdos disciplinares se tornem objetos de transformações sociais.Para que haja menos difereças de classes. Para que haja mais oportunidades para jovens e adultos negros que são os que mais sofrem com a desigualdade em nosso país.

A educação é a única forma de mudar pessoas. É através dela que aprendemos os valores e repeito.


  1. DESENVOLVIMENTO

Apropriar-se dos conhecimentos que a Cultura Afro Brasileira transmite, contribui para o respeito e valorização dos direitos da população negra. A garantia de ampliar novas discussões que levem a mudança social, que alcancem uma postura fortalecida por meio das reflexões e resistências.

Mesmo com o conhecimento da equipe escolar a respeito da Lei 10639/03 e as suas particularidades como a diversidade étnica, fator relevante para a composição cultural e social, tais ações encontram-se em processo de construção, visto que, o diálogo entre comunidade e unidade escolar para elaboração de projetos articulados que possam refletir sobre as transformações culturais, caminham de forma relutante, diante das relações e importâncias já apresentadas.

Há a possibilidade de construir projetos interdisciplinares, visto que a Lei 10639/03 fornece amplamente estes diálogos e expansões informativas. Porém, diante dos resultados apresentados, muitos educadores sentem dificuldades em aplicar estes projetos, pois não conseguem relacionar a inclusão desta temática com outras disciplinas. A escola ainda enfrenta dificuldades para acessar e dialogar com este tema, além da ausência de materiais didáticos que promovam um debate reflexivo, sem a visão eurocêntrica e estereotipada.

A necessidade de enfrentar as dificuldades e inovar diante da realidade, mostra-se urgente, visto que o respeito e a igualdade devem ser promovidos e refletindo sobre o espaço escolar, local que integra diversas culturas, pode oportunizar o conhecimento e incluir elementos que contribuam para uma política social, universal, que supere toda e qualquer forma de discriminação, preconceito e racismo.

Uma educação de qualidade deve renovar o compromisso de crer em novas perspectivas, esperançar ideais e conectar-se a formação individual e social almejando “[…] contribuir para conquistar um mundo mais seguro, mais sadio, mais próspero e ambientalmente mais puro, e que, ao mesmo tempo, favoreça o progresso social, econômico e cultural, a tolerância e a cooperação internacional” (UNESCO, 1990, p. 2).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (406.1 Kb)   docx (99 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com