TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Cultura e Cultura Escolar

Por:   •  6/10/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  413 Palavras (2 Páginas)  •  179 Visualizações

Página 1 de 2

Formulário de Planejamento da Atividade Online 01

Curso:

Licenciatura em Pedagogia

Código da Disciplina:

1073323-20172

Nome da Disciplina:

Cultura Escolar e Currículo-A-2

Natureza:

Obrigatória

Cursista:

Dinamar dos Anjos Martins

Polo:

Águas Lindas-GO

Tutor:

Cleverson de Oliveira Domingos

Turma:

B

Atividade: Envio de Tarefa

Texto da atividade:

Escreva um texto a partir das leituras indicadas de no mínimo uma lauda conceituando Cultura e Cultura Escolar.

Para Silva e Silva (2006), os conceitos de cultura são diversos e ás vezes, contraditórios. Cultura é tudo aquilo produzido pela humanidade, seja no plano concreto ou no plano imaterial, desde artefatos e objetos até ideias e crenças. Também é todo complexo de conhecimentos e toda habilidade humana empregada socialmente e todo comportamento aprendido, de modo impendente da questão biológica.  

Franz Boas é citado por Silva e Silva (2006), o qual afirma que toda cultura tem uma história própria, que se desenvolve de forma particular e não pode ser julgada a partir da história de outras culturas. Em todo universo cultural, há regras que possibilitam aos indivíduos viver em sociedade   devido a cultura. A função da cultura, desta maneira, é entre outras coisas, permitir a adaptação do indivíduo ao meio social e natural em que vive.

Mais um significado muito corriqueiro aplicado a palavra cultura é o que caracteriza como produção artística   e intelectual. Desta forma, falamos em cultura erudita, cultura popular, cultura de massas etc., todas expressões que designam conceitos específicos para a produção intelectual de determinado grupo sociais. 

Uma investida política e sociológica da escola não pode desconhecer a sua dimensão cultural, quer numa aparência global, no quadro da afinidade que ela coloca com a sociedade em geral quer num volume mais específico em emprego das próprias formas culturais que ela produz e transmite.  

 Executar trabalhos escolares com uma variedade de significados do conceito de cultura dá aos docentes um extraordinário instrumento contra o preconceito, pois esse é derivado principalmente do etnocentrismo. Uma tática plausível para as salas de aula é trabalhar com os educandos subsídios de culturas diferentes da nossa, como as sociedades africanas ou indígenas, japonesa etc., expondo como cada uma dessas culturas corresponde a respostas a seus próprios problemas e tem significado para os seus membros. Essa tática tem outro benefício, que é a probabilidade de se tratar a diversidade cultural e instigar o respeito à diferença.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (113.4 Kb)   docx (54.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com