TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A DEFINIÇÃO DE TEMA E RELAÇÃO COM A BNCC

Por:   •  21/10/2022  •  Pesquisas Acadêmicas  •  5.612 Palavras (23 Páginas)  •  62 Visualizações

Página 1 de 23

Trabalho apresentado na aula de Práticas de Ensino: documentos escritos em sala de aula no Curso de Licenciatura em História, do Departamento de Educação da Universidade Nove de Julho, como um dos requisitos para a obtenção de aprovação na disciplina. Orientador profª Mestre Saveiro Lavorato Jr.

SÃO PAULO

2019

SUMÁRIO

PARTE 1: DEFINIÇÃO DE TEMA E RELAÇÃO COM A BNCC – HISRTÓRIA, VINCULADO A ALGUMA SÉRIE ESCOLAR.

PARTE 2 – APRESENTAÇÃO E ANÁLISE DOS DOCUMENTOS

2.1 ANALISE TEXTO DE JORNAIS

2.2 APRESENTAÇÃO DE DOCUMENTO LETRA DE POEMA

2.3 ANÁLISE DO DOCUMENTO POEMA

2.4 APRESENTAÇÃO DE DOCUMENTO LETRA DE MÚSICA

2.5 ANÁLISE DE DOCUMENTO MUSICA

PARTE 3

SUGESTÃO DE COMO USAR O TEXTO EM SALA DE AULA PARA O 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

PARTE 4

REFERÊNCIAS

PARTE 5

ANEXOS

PARTE 1- DEFINIÇÃO DE TEMA E RELAÇÃO COM A BNCC – HISRTÓRIA, VINCULADO A ALGUMA SÉRIE ESCOLAR.

Tema: Preconceito e Discriminação dos negros no passado e na atualidade.

A história da escravidão no Brasil, e a herança dessa pratica escravista que são encontrada na sociedade atual. Sendo ela como o negro é visto perante a sociedade, como é a sua inserção social, o preconceito étnico que sofrem até hoje, a violência que a população negra sofre no Brasil, como vem sendo notificado atualmente.

BNCC- História -9º ano

Objetos de Conhecimento aos alunos

A questão da inserção dos negros no período republicano do pós-abolição

Os movimentos sociais e a imprensa negra; a cultura afro-brasileira como elemento de resistência e superação das discriminações.

No 9º ano, aborda-se a história republicana do Brasil até os tempos atuais, incluindo as mudanças ocorridas após a Constituição de 1988, e o protagonismo de diferentes grupos e sujeitos históricos. O estudo dos conflitos mundiais e nacionais, da Primeira e da Segunda Guerra, do nazismo, do fascismo, da guerra da Palestina, do colonialismo e da Revolução Russa, entre outros, permite uma compreensão circunstanciada das razões que presidiram a criação da ONU e explicam a importância do debate sobre Direitos Humanos, com a ênfase nas diversidades identitárias, especialmente na atualidade. Do ponto de vista mais geral, a abordagem se vincula aos processos europeus, africanos, asiáticos e latino-americanos dos séculos XX e XXI, reconhecendo-se especificidades e aproximações entre diversos eventos, incluindo a história recente.

Base Nacional Comum Curricular

PARTE 2 – APRESENTAÇÃO E ANÁLISE DOS DOCUMENTOS

2.1 ANALISE TEXTO DE JORNAIS

Nesta etapa, para a apresentação e análise de documentos, optou-se por textos de reportagens que falam sobre o caso ocorrido no Rio de Janeiro em fevereiro de 2019, em uma das unidades da rede de supermercados Extra, onde Pedro Gonzaga foi morto pelo segurança do estabelecimento.

a) Identifique se cada documento é uma fonte primária ou secundária.

Foram selecionadas três reportagens sobre este tema, sendo: “Morte de Jovem Negro em supermercado mobiliza protestos em seis cidades” disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2019/02/protestos-contra-morte-de-jovem-em-supermercado-mobilizam-centenas-em-6-cidades.shtml Acesso em: 15 de novembro de 2019.

“Jovem negro é estrangulado até a morte em mercado no Rio”. Disponível em: http://www.esquerdadiario.com.br/Jovem-negro-e-estrangulado-ate-a-morte-em-mercado-no-Rio Acesso em: 15 de novembro de 2019.

“Homem de 19 anos é morto por segurança em supermercado Extra Rio”. Estadão, 2019.

Disponível em: https://atarde.uol.com.br/brasil/noticias/2035640-homem-de-19-anos-e-morto-por-seguranca-em-supermercado-extra-no-rio Acesso em: 15 de novembro de 2019.

Portanto, todas as fontes são primárias por se tratar de textos em jornais.

b) Identificar em cada documento: o que ele informa que deduções podem ser tiradas das informações neles contidas pode-se acreditar nas informações contidas; que outras fontes necessitam para complementar ou confirmar o que está apresentado.

A primeira notícia “Homem de 19 anos é morto por segurança em supermercado Extra no Rio”. O assunto central do texto é informar sobre o homicídio cometido pelo segurança do supermercado, para isso, a autora descreve a existência de um vídeo que circulava nas redes sociais, no qual, a vítima aparece sendo estrangulada pelo segurança. O documento procura expor a verdade, sem se dirigir a grupos específicos. Nunes tem apenas o objetivo de informar ao leitor dados iniciais sobre o caso em questão. A reportagem também emite a nota do supermercado que alega repudiar qualquer ato de violência. Ao decorrer do documento, a autora ressalta a conduta violenta do segurança contra o jovem.

Pois conforme descrito, o segurança seguiu com as agressões quando o rapaz já estava imobilizado, mesmo com pessoas à sua volta tentando impedir que o ato se prolongasse. Podemos checar em outros portais de notícia, reportagens veiculadas por jornais televisivos, sites do Ministério Público que falem sobre o caso, etc.

Na segunda reportagem “Jovem negro é estrangulado até a morte em mercado do Rio”, sua data de publicação em 15 de fevereiro de 2019, no Rio de Janeiro pelo portal “Esquerda Diário” na internet, o autor do texto não é identificado. O objetivo do documento é expor a verdade, mas, além disso, levantar uma crítica contra o racismo existente na sociedade brasileira. A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.1 Kb)   pdf (90.2 Kb)   docx (30 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com