TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Didatica

Por:   •  4/5/2016  •  Dissertação  •  290 Palavras (2 Páginas)  •  280 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1][pic 2]

Claretiano

Nome: Raiane Lahass Will

Turma: DGLP1401VIT1Y

RA: 1141514

Pedagogia

Didática

Descrição de atividade:

1) Qual a importância de se conhecer o histórico da Didática e cada uma das abordagens de ensino ou tendências pedagógicas para a constituição dos saberes da docência?

O objetivo da didática é o mesmo, visto como intenção de produzir aprendizagem, o ato de ensinar é essencial para a formação humana e para vivermos em sociedade. A aprendizagem está presente em qualquer atividade humana em que possamos aprender algo, ela pode ocorrer de duas formas: casual, quando for espontânea, ou organizada, quando for aprender um conhecimento específico. Segundo Lebâneo, “a ação didática se refere à relação entre o aluno e a matéria, com o objetivo de apropriar-se dela com a mediação do professor”. O bom professor deve mobilizar os conhecimentos pedagógicos, ou seja, as tendências ou concepções pedagógicas necessárias à compreensão do ensino como realidade social, desenvolvendo a capacidade de investigar a sua prática para transformar o seu saber-fazer docente. A formação perpassa os saberes da docência a fim de poder favorecer o desenvolvimento profissional dos docentes, à medida que se constituam professores críticos e reflexivos, capazes de assumirem com autonomia a responsabilidade pelo próprio desenvolvimento profissional.

São os saberes da docência que permitem planejar intencionalmente uma prática pedagógica que seja eficaz para promover a aprendizagem de todos os alunos. A função dos saberes da experiência, saberes específicos e saberes pedagógicos constituem algo necessário para o professor saber ensinar. Autores defendem que o professor deve ter clareza sobre qual concepção ou tendência pedagógica que o professor precisa ter, constituem seus saberes, os saberes pedagógicos podem colaborar com a prática. A Didática como reflexão sistemática é o estudo das teorias de ensino-aprendizagem aplicadas ao processo educativo que se realiza na escola, bem como dos resultados obtidos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (77.9 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com