TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação Profissional

Por:   •  22/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  728 Palavras (3 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 3

Curso: Pedagogia

Semestre: 3°

Disciplina: Educação Profissional: trabalho e etica

Nome: ............................        RGM: ....................

1. Observe a citação que segue: “Se uma ação não puder ser universalizada, essa ação não será́ moralmente correta e só́ poderá́ ser realizada como exceção, nunca como regra.”. Em termos de ético o que essa citação indica?

Embora o termo que é ético está de forma universal ou generalizada como a filosofia que estuda a conduta humana, nem todos compreendem e sabem explicar o que é ética.

2. O que é a ética do livre arbítrio de Santo Agostinho?

Agostinho procura demonstrar que a nossa conduta, o poder de agir como queremos, é uma decisão soberana, um arbítrio. Nesta obra a ética agostiniana caracteriza-se pela formulação de uma explicação de como pode existir o mal se tudo vem de Deus que é bom. Agostinho esboça uma ética harmonizada com os preceitos morais cristãos. Entretanto, se para os gregos o homem bom é aquele que sabe e conhece para Agostinho o homem bom é aquele que ama aquilo que deve amar. Santo Agostinho introduziu a ideia de liberdade com livre-arbítrio, isto é, a noção de cada individuo pode escolher livremente entre se aproximar de Deus ou afastar-se dele.

3. Explique a ideia     kantiana que segue:

“Age apenas segundo uma máxima (um princípio) tal que possas ao mesmo tempo querer que ela se torne lei universal”.

Kant sustenta o princípio fundamental de nossos deveres, mais precisamente nos ordena a exercer nossa vontade de uma maneira particular, não para executar alguma ação ou outros. O conhecimento é resultado não só do sujeito, nem só do objeto, mas da ação combinada de ambos. É a ação do sujeito que permite conferir universalidade ao conhecimento, mas é a experiência que o mantém sempre renovado.

4. O que é senso moral?

O senso moral é o conjunto de hábitos e costumes de determinados grupos sociais. O senso moral atua quando uma pessoa é movida a agir por causa dos seus sentimentos ao próximo, pelos seus valores e ainda pelo sentimento de igualdade entre si e o próximo, ou seja, o senso moral leva uma pessoa a agir imediatamente. Sentimentos como solidariedade, compaixão, injustiça impulsionam o senso moral. É você saber o que é certo e errado, saber diferenciar as maneiras de agir, saber se comportar perante a lei; ter respeito.

5. Diferencie ética de moral.

Ética é um “conjunto de valores que orientam o comportamento do homem em relação aos outros homens na sociedade em que vive, garantindo, igualmente, o bem-estar social”, Ética é a forma que o homem deve se comportar no seu meio social. Moral é um conjunto de normas que regulam o comportamento do homem em sociedade, e estas normas são adquiridas pela educação, pela tradição e pelo cotidiano.

 6. É correto a aplicação do PRINCÍPIO chamado de UTILITARISMO em todas as situações que vivemos? Justifique sua resposta, caso não justifique não será considerada a resposta.

O utilitarismo defende que todos devem agir de forma a realizar o maior bem ou felicidade para todos em questão. Se as decisões éticas e morais devem estar relacionadas com a finalidade de nossas ações, a nossa preocupação é devemos ser pessoas produtivas, consequentes e preocupadas com o maior numero de pessoas.

7. Em que medida a alteração dos costumes influencia diretamente sobre o esforço para definir teoricamente questões éticas?

É fundamental criar relacionamentos mais éticos para poder sobreviver e, obviamente, obter vantagens competitivas. Toda tomada de decisão processa-se num contexto em que interesses contraditórios se movimentam, tenham ou não tenham consciência os agentes envolvidos. Quando os valores e costumes estabelecidos numa determinada sociedade são bem aceitos, não há muita necessidade de reflexão sobre eles. Mas, quando surgem questionamentos sobre a validade de certos costumes ou valores consolidados pela prática, surge a necessidade de fundamentá-los teoricamente, ou, para os que discordam deles.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (67.7 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com