TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação e Suas Dificuldades

Por:   •  23/10/2017  •  Resenha  •  418 Palavras (2 Páginas)  •  108 Visualizações

Página 1 de 2

     Educação e Suas Dificuldades

     A educação é um tema muito discutido no momento atual, no brasil, iremos relacionar o tema educação com o documentário “ Pra o dia Nascer Feliz ” que foi passado na sala de aula na disciplina de psicologia educacional pela  professora deyse, para que fosse discutido alguns tópicos como : o funcionamento do sistema educacional, o papel do professor, a relação do professor com o aluno e as influências  dos  contextos extraclasse no processo de ensinamento.

    O sistema educacional é desfazado por não possui o controle no domínio da escola chega numa sala de aula e não ter um professor , como vimos no documentário alunos que chegam na sala de aula e o professor não comparecem para cumprir os planos de aula.

    Mais o papel do professor é procurar incentivar os alunos no estudo da matéria, fazer com que o aluno tenha o desejo de ter novos conhecimentos. Para isso usa de vários procedimentos: conversa com aluno, incitar a curiosidade, enlaça os conhecimentos anteriores com a matéria nova e etc. Na relação professor-aluno, tem que ter um bom convívio e respeito onde o professor cria algumas “regras” na sala de aula com a participação do aluno para que se ocorra um aula adequada, essa relação vai ajudar no interesse do aluno, na maneira que o aluno se comporta na sala. No documentário vimos professores desmotivados que vão para sala de aula só dar o conteúdo e não se preocupa com aprendizagem do aluno,faltam ou terminam a aula antes do horário , estudantes que não respeitam e gazeiam aulas por não encontra incentivos e apoio para estudar nem por parte da escola e nem pela família.

     Alguns problemas extraclasse podem piorar o desempenho do aluno no processo de ensinamento uns deles são drogas, separação dos pais,transporte,problemas financeiros,gravidez indesejada na adolescência e etc,como vimos no documentário podemos ver que tinha uma adolescente que engravidou e teve que parar o estudo, e por morar distante e depender de transportes as vezes faltavam.

           Ao concluir percebemos que educação precisa de melhoria,que começa numa gestão que faça cumprir os deveres do professor,aonde deve-se dar aula, em um ambiente adequado para que aprendizagem  do aluno aconteça.Os professores precisam ser motivos, como os próprios alunos para que isso aconteça a motivação tem que vim com os investimentos dos governantes na educação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (47.3 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com