TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A FACULDADE PADRÃO PEDAGOGIA PERÍODO

Por:   •  26/10/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.564 Palavras (7 Páginas)  •  65 Visualizações

Página 1 de 7

FACULDADE PADRÃO

PEDAGOGIA PERÍODO

ANA RAFAELA BARBOSA DA CUNHA

ESTÁGIO SUPERVISIONADO  II

1° ao 5° ano do Ensino Fundamental I.

ORIENTADORA: FRANCISCA DANTAS DE ALENCAR

GOIÂNIA

02/2017[pic 1]

 FACULDADE PADRÃO

PEDAGOGIA PERÍODO

ANA RAFAELA BARBOSA DA CUNHA

ESTÁGIO SUPERVISIONADO  II

1° ao 5° ano do Ensino Fundamental I.

ORIENTADORA: FRANCISCA DANTAS DE ALENCAR

                      Trabalho desenvolvido durante a disciplina de: ESTÁGIO SUPERVISONADO ll, com o objetivo de compreender a construção e organização do plano de aula.

GOIÂNIA

02/2017

[pic 2]

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO II

1° ao 5° ano do Ensino Fundamental I.                            

                 Ao longo do estágio que realizei na turma de 3° ano do Ensino Fundamental, da Escola Fonte do Saber foi possível perceber a necessidade de incentivar a leitura e incutir nas crianças o gosto pela mesma.

                Sabendo que algumas crianças não têm acesso ou não tem gosto pela leitura, é papel do professor buscar metodologias para que todos os objetivos propostos em seu planejamento sejam alcançados. A leitura é o principal meio de tornar o indivíduo crítico capaz de refletir e intervir na sociedade da qual faz parte transformando-a.

                  Com base nessas observações e colocações elaborei o plano de aula voltado para a Leitura, que tem por objetivo incutir na criança o gosto pela leitura, e consequentemente explorar suas potencialidades de compreensão tornando-a um indivíduo critico, além de desenvolver nas crianças a imaginação e a criatividade, o que consequentemente irá melhorar sua autoestima e seu convívio social. Através desse projeto a criança reconhecerá a necessidade de ler e a importância da leitura em seu dia- a – dia.       

                           No processo de alfabetização, a leitura precede a escrita. Na verdade, a escrita nem precisa ser ensinada se a pessoa souber ler. Para escrever, uma pessoa precisa, apenas, reproduzir graficamente o conhecimento que tem de leitura. Por outro lado, se uma pessoa não souber ler, o ato de escrever será simples cópia, sem significado. (Cagliari, 1994, apud Massini-Cagliari, 1994, p. 26).

                      Para este autor, o fundamental é partir da leitura, ensinando as relações entre letras e sons, mostrando como estas relações são diferentes, em um sistema ortográfico, quando se parte da leitura para a escrita ou da escrita para a leitura.

                   A leitura é a realização do objetivo da escrita. Quem escreve, escreve para ser lido. O objetivo da escrita é a leitura. E ler é um processo de descoberta, as vezes requerendo um trabalho paciente, outras vezes é feita de forma superficial ou lúdica. Pode-se ter então várias atitudes perante a leitura. Ela é uma atividade profundamente individual e duas pessoas dificilmente a fazem da mesma maneira.

                 É importante lembrar que saber para que serve a leitura e a escrita não é saber ler e escrever. Por isso, o desenvolvimento de atividades de produção / interpretação de texto podem ajudar o aluno a compreender os usos sociais da leitura e da escrita.

                 Além disso, deve-se considerar o fato que jovens e adultos das camadas populares normalmente não têm livros em casa e, então, não possuem o hábito da leitura. Este tipo de atividade funciona também como um incentivo à sua incorporação em sua vida.

                 A escola deve despertar o aluno para a atividade de leitura, percebendo a sua importância no processo de desenvolvimento. Esta torna o aluno apto a conquistar o mundo e se realizar enquanto indivíduo.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº. 9394/96 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF.

CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetização e linguística. 2. ed. São Paulo: Scipione, 1994.

FREIRE. Paulo. A importância do ato de ler. 41ª ed, São Paulo, Cortez, 2001.

KOCH, Ingedore Villaça & ELIAS, Vanda Maria. Ler e compreender: os sentidos do texto. 2ª ed. - São Paulo: Contexto, 2006.

Ministério da Educação e Cultura. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília, 1975.

MINISTERIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO. Secretaria da Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil: Conhecimento de Mundo. Brasília:MEC/SEF, 1998.

PEROTTI, Edmir. Confinamento Cultural, Infância e Leitura. 2ª ed. – São Paulo: Summus, 1998.

REVISTA NOVA ESCOLA. Edição especial: Tudo sobre leitura. Ed. Abril: 2010.

SOARES, Magda. Letramento: Um Tema em Três Gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 1998.

ZILBERMAN, Regina. LAJOLO, Marisa. A formação da leitura no Brasil. São Paulo: Ática, 1996. GERALDI, João Wanderley. A leitura na sala de aula: as muitas faces de um leitor. Série Ideias n.5. São Paulo: FDE, 1988.

PLANO DE AULA

Turma: 3º ano Ensino Fundamental I

Faixa etária: 8 – 9 anos.

Objetivo Geral:

              Resgatar o valor da leitura, como ato de prazer e requisito para emancipação social e promoção da cidadania, além de levar o aluno á perceber que a leitura é o instrumento chave para alcançar as competências necessárias a uma vida de qualidade, produtiva e com realização.

 Objetivos Específicos:

  • Despertar o prazer da leitura e aguçar o potencial cognitivo e criativo do aluno;
  • Promover o desenvolvimento do vocabulário, favorecendo a estabilização de formas ortográficas;
  • Possibilitar o acesso aos diversos tipos de leitura na escola, buscando efetivar enquanto processo a leitura e a escrita.
  • Estimular o desejo de novas leituras;
  •  Possibilitar a vivência de emoções, o exercício da fantasia e da imaginação;
  • Possibilitar produções orais, escritas e em outras linguagens;
  • Proporcionar ao indivíduo através da leitura, a oportunidade de alargamento dos horizontes pessoais e culturais, garantindo a sua formação crítica e emancipadora.

METODOLOGIA

                   No decorrer do cumprimento do plano de aula voltado para o desenvolvimento das habilidades de leitura e compreensão textual, serão realizadas atividades de leitura coletiva e individual.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)   pdf (167.2 Kb)   docx (19.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com