TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A FILME QUASE DEUSES

Por:   •  3/5/2016  •  Resenha  •  382 Palavras (2 Páginas)  •  62 Visualizações

Página 1 de 2

O filme em questão narra a vida de Vivien Thomas e Alfred Blalock, pioneiros no que diz respeito as descoberta da cirurgia cardíaca.

         A trama aborda questões sociais como o preconceito, racismo, ética no trabalho, a educação formal e a não formal. Percebemos desde o inicio do filme marcas de preconceito não só contra os negros e as mulheres, mas também contra os saberes adquiridos pelo personagem principal no decorrer de sua vida.

Ainda que tenha demonstrado, na prática, ser um bom profissional, as suas ideias e seus feitos são sempre desvalorizados e deixados em segundo plano garantindo-lhe pouco ou nenhum valor, são nítidas a todo o momento situações de desvalorização por conta de sua cor e de sua falta de formação. Mesmo causando admiração e até espanto devido as suas habilidades naturais e adquiridas por meio de experiências e de sua inteligência, o homem passa sua vida tentando receber o devido valor, receber uma remuneração justa por seu trabalho, mas ocorre que os créditos de suas descobertas, por mais relevantes que tenham sido a medicina o mérito acabava sendo daqueles que possuíam títulos e eram graduados médicos.
        Vivien Thomas exerceu grande influência no desenvolvimento da cirurgia cardíaca estudada a ferro pelo Dr. Blalock, entretanto teve seu reconhecimento tardio neste processo. A sociedade da época não aceitava a inclusão de pessoas "de cor" no exercício de determinadas funções, dificultando assim a valorização de Thomas. A instituição não o considerava fundamental na junta médica, mesmo tendo ele desempenhado este papel.

         Embora tenha o seu nome sido citado nas pesquisas, ele não conseguiu atuar como médico sem o suporte do Dr. Alfred, atuando apenas de forma secundária.

Dr. Alfred Blalock utilizou os relatórios feitos por Vivien durante as experimentações práticas das pesquisas feitas em laboratório para a criação do procedimento cirúrgico sem dar a ele os devidos créditos pela pesquisa, mesmo consciente da importância do trabalho de seu assistente, jamais pensou em oportunizar a ele cursar a faculdade de medicina ou ainda sequer mencionar o seu nome e relatar a sua vital importância para o projeto, seus anos de dedicação e fidelidade, além de seu vasto conhecimento e descobertas sobre o assunto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »