TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Filosofia da Educação - Procedimentos de Ensino

Por:   •  31/5/2017  •  Resenha  •  996 Palavras (4 Páginas)  •  1.604 Visualizações

Página 1 de 4

LUCKESI, Cipriano Carlos. Filosofia da Educação – São Paulo: Cortez, 1992. – (Coleção magistério. 2º grau. Serie formação do professor) Pag. 147 a 159.

CIPRIANO CARLOS LUCKESI nasceu em Charqueada, São Paulo. Possui bacharel em teologia pela Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Licenciado em filosofia pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, da Universidade Católica do Salvador; Mestre em ciências sociais pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, da Universidade Federal da Bahia; Doutor em educação: filosofia e história da educação, pelo programa de pós-graduação em educação, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Psicoterapeuta em biossíntese, formado pelo Centro de Biossíntese da Bahia; Terapeuta formado pela Escola dinâmica Energética do Psiquismo, em Salvador.

O autor escreveu Filosofia da Educação publicado pela editora Cortez. O livro possui uma linguagem de fácil entendimento, sua estrutura é dividida em 4 tópicos: Método e procedimento de ensino, Procedimentos de ensino e tendências pedagógicas, Procedimentos de ensino no cotidiano escolar e Consequências para a prática docente. O capítulo trata da distinção entre método e procedimento de ensino que são meios técnicos utilizados para cumprir uma proposta educacional.

RESUMO

Procedimentos de ensino são meios técnicos utilizados para cumprir uma proposta educacional. É visto que tudo só terá um caráter filosófico quando discutido o sentido e o significado desses procedimentos, e não propriamente os procedimentos em si mesmos, como modos operacionais de ação. Se não definimos esses princípios conscientemente, acabamos seguindo os princípios dominantes, que se tornaram senso comum em nossa prática docente.

O autor inicia com distinguindo procedimento de ensino e método, pois as mesmas são confundidas diariamente. Se torna necessário a distinção pois caso contrário continuará sendo confundida. Então:

Método: É o meio para se atingir determinado fim. Os fins a serem atingidos variam, é distinguido duas perspectivas de compreender método:

a) Método visto sob a ótica teórico – metodológica: significa um modo de abordar a realidade, seja para a produção de conhecimento seja para o encaminhamento de ações. Entende que os acontecimentos históricos dependem de indivíduos e grandes personalidades

b) Método visto sob a ótica técnico – metodológica: entende que os acontecimentos históricos são inexoravelmente articulados com as condições histórico-sociais objetivas.

Procedimentos: É o modo específico com o qual operacionaliza o método. É a técnica de ação que, se executada, cumpre o método, sob a ótica técnico-metodológica. Ou seja, é o recurso imediato de ação que se utiliza para cumprir um fim intermediário tendo em vista um fim político abrangente.

Entrando nos Procedimentos de ensino e tendências pedagógicas, Luckesi diz cada corrente pedagógica articula procedimentos de ensino correspondentes às suas respectivas propostas pedagógicas, que cada uma das tendências pedagógicas tem procedimentos de ensino bastante característicos, que servem de mediação para seus objetivos filosóficos e políticos.

É informado seis tendências pedagógicas: Pedagogia tradicional, Pedagogia renovada, Pedagogia tecnicista, Pedagogias consideradas de esquerda, Pedagogia libertária e Pedagogia crítico-social dos conteúdos.

• Pedagogia tradicional: utiliza procedimento de exposição oral dos conteúdos e exortação moral, visa uma posição individual do aluno na sociedade;

• Pedagogia renovada: centra sua atenção em procedimentos de ensino que deem conta, por parte do aluno;

• Pedagogia tecnicista: utiliza modos instrucionais que possibilitam controle efetivo dos resultados;

• Pedagogias consideradas de esquerda: estão voltadas para uma perspectiva de transformação da sociedade;

• Pedagogia libertária: impedem o papel diretivo do professor, sob pena de negar-se a si mesma.

• Pedagogia crítico-social dos conteúdos: preocupa-se com a perspectiva de elevação cultural dos educandos a partir da articulação entre o mundo vivido e a cultura elaborada.

É visto que cada procedimento se articulam em cada pedagogia tanto com a ótica teórica quanto com a ótica técnica

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (47.5 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com