TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTANCIA DA FAMILIA NA ESCOLA MUNICIPAL         

Por:   •  16/8/2019  •  Projeto de pesquisa  •  3.149 Palavras (13 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 13

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ[pic 1][pic 2]

UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL

CENTRO DE EDUCAÇÃO ABERTA DISTÂNCIA

CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA

PROJETO PEDAGÓGICO

A IMPORTANCIA DA FAMILIA NA ESCOLA MUNICIPAL                   POLONORDESTE SÃO MIGUEL DO FIDALGO PI

                                                                         RODRIGO SILVA DOS SANTOS

                               

SÃO JOSÉ DO PEIXE-PI

2019

RODRIGO SILVA DOS SANTOS

Projeto Pedagógico apresentado como requisito da disciplina Fundamentos Metodológicos da Pesquisa Educativa I, para a conclusão parcial do Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia.

Sobre a orientação do professor: Prof.Esp. Elder Meneses

SÃO JOSÉ DO PEIXE-PI

2019

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO .........................................................................................................4

1.1 PROBLEMATIZAÇÃO............................................................................................4

1.2 JUSTIFICATIVA.....................................................................................................4

2 OBJETIVOS..............................................................................................................5

2.1GERAL....................................................................................................................5

2.2 ESPECÍFICOS.......................................................................................................5

3 REFERÊNCIAL TEÓRICO........................................................................................6

4 METODOLOGIA........................................................................................................9

5 CRONOGRAMA......................................................................................................11

6 REFERÊNCIAS BILBIOGRAFICAS........................................................................12

1 INTRODUÇÃO

               O presente trabalho de pesquisa contém informações sobre a importância da família na escola, um dos temas que é preciso ser bastante debatido tanto pelos pais, como educadores. Observando a Escola Municipal Polonordeste, que fica localizada na zona rural de São Miguel do Fidalgo, destaca-se que a instituição e a família não estão trabalhando lado a lado, os pais na maioria das vezes que são convocados por ela não comparecem, e a mesma não toma outras medidas necessárias, ou seja, os dois lados estão errados, é preciso que haja um diálogo entre as partes para que tenha uma boa compreensão dos fatos, não deixando de lado o aluno que é o objetivo maior da discussão.

              A família representa um dos primeiros ambientes no qual o indivíduo inicia sua vida em sociedade. Em conjunto com a escola, a família tem condições de garantir aos filhos melhores condições de desenvolvimento em todas as áreas de sua vida. Em meio à família, as crianças, adolescentes e jovens recebem algumas noções básicas de relacionamentos sociais. Desta forma, à família cabe a transmissão de normas, ética, valores, ideais, e as primeiras ideias básicas de educação.

Nos tempos atuais a escola reclama da ausência da família no acompanhamento do desempenho escolar da criança, da falta de braço firme dos pais para dar limites aos filhos, da dificuldade que muitos deles encontram em transmitir valores éticos e morais importantíssimos para a convivência em sociedade.

             É por esse motivo que a pesquisa está sendo desenvolvida com esse tema: A Importância da Família na Escola Municipal Polonordeste, com o intuito de investigar afundo essa temática e descrever o quanto é importante à presença da família na vida escolar do aluno.

1.1 PROBLEMATIZAÇÃO

Por que o acompanhamento da família na vida escolar do aluno é tão importante para a construção do desenvolvimento na escola?

1.2 JUSTIFICATIVA

Com a realização deste projeto pretende-se apontar as grandes vantagens e desvantagens explicando, descrevendo, entre outras ações, o quanto o trabalho com grupo de pais na escola é necessário para poder fortalecer espaços democráticos de estudos que contribuem para aperfeiçoar a relação família e escola. Nesse sentido, o foco principal é a formação integral da criança e do adolescente e de melhorar a sua experiência, tanto do bom convívio diário como o fortalecimento do amor incondicional. São ações que deverá somar com os objetivos deste projeto para combater a má relação entre escola e família.

Fazendo um estudo profundo sobre a falta de comprometimento dos pais com a vida escolar de seus filhos e com a escola.  Procurando explicar sobre a parceria da família e escola, que é fundamental para o sucesso da educação de todo indivíduo. Dizer que antes de qualquer coisa a família é e sempre vai ser a principal ponte entre o aluno e a escola, ou seja, sem a família não existe educação de qualidade, a família é um grande vinculo que nunca deve parar de existir.

             Com a realização dessa pesquisa pretende-se identificar o problema real da falta de acompanhamento dos pais e tentar descobrir uma solução para o problema.

 2  OBJETIVOS

  2.1 OBJETIVO GERAL

Investigar e descrever a importância da família na escola para a construção do desenvolvimento do aluno e suas particularidades, com o intuito de identificar porque muitos pais não tem compromisso com os seus filhos e porque não acompanham eles na escola. É por meio da reflexão, diálogo e pesquisa que discutiremos sobre a Importância da Família na Escola.

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Reconhecer a importância da presença dos pais na vida escolar do aluno
  • Descobrir o porquê que muitos pais não tem o engajamento, o comprometimento quanto a seus filhos na escola
  •  Buscar solucionar o distanciamento entre pais e a Escola Municipal Polonordeste.

3 A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA NA ESCOLA

 Vive-se em um mundo atualmente que tempo se tornou valiosíssimo, que a jornada de trabalho por dia é muito grande, houve também o avanço do crescimento das cidades e do grande estresse diário e que talvez isso seja um das causas que muitos pais não conseguem acompanhar seus filhos em suas jornadas escolares e com esses motivos os seus filhos não conseguem se desenvolver na escola.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.7 Kb)   pdf (240.4 Kb)   docx (108.9 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com