TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  3/1/2017  •  Trabalho acadêmico  •  4.458 Palavras (18 Páginas)  •  311 Visualizações

Página 1 de 18

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONALUNINTER

LITERATURA INFANTIL

IPATINGA

2013

A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL

Para atender as demandas na área da educação e as exigências da sociedade atual, precisamos sempre ter suporte em instrumentos que ajudam no processo de ensino aprendizagem, esses instrumentos ajudarão a traçar novas estratégias e metas, desenvolver habilidades e competências que irão contribuir para formação de uma sociedade mais critica e reflexiva capaz de transformar o ser humano em verdadeiros cidadãos.

Essa transformação do ser humano começa ainda bebe e se estende por vários anos, e mesmo ainda adulto o ser humano aprende com as experiências vividas em seu cotidiano, mas é na educação infantil que a criança começa o seu desenvolvimento a partir da educação formal, lá a criança aprende se comunica e se desenvolve.

Segundo Cartaxo (2011, p. 28) para muitos estudiosos da educação infantil (ver, por exemplo, Kramer, 1996; Ostetto, 2000), há um consenso em torno da perspectiva que define a criança como ser competente para interagir e produzir cultura no meio em que se encontra.

Ainda a respeito da educação infantil como de suma relevância para o desenvolvimento da criança:

Segundo Both (2011, p.165) o PNE (Plano Educacional de Educação) reconhece que na educação infantil são estabelecidas “as bases da personalidade humana, da inteligência, da vida emocional, da socialização, [...] [em que] as primeiras experiências da vida são as que marcam mais profundamente a pessoa, [...] [ as quais, sendo] positivas, tendem a reforçar, ao longo da vida, as atitudes de autoconfiança,de cooperação, solidariedade, responsabilidade”.

De acordo com alguns autores renomados da educação, na educação infantil a literatura é uma grande aliada e de suma relevância para a construção do saber humano, levando a criança em seu desenvolvimento integral e na formação de leitores sendo alfabetizada e é na utilização da literatura que a criança estará adquirindo conhecimentos, ou seja, a literatura esta ligada a alfabetização na formação da criança.

Segundo Oliveira, 2011 a educação Contemporânea prevê que, unindo-se literatura e alfabetização, a criança entraria em contato com o mundo letrado não só ampliando seu vocabulário e proporcionando maior conhecimento da formação de textos, mas também exercitando o poder da imaginação. A utilização da literatura infantil no período da alfabetização é um instrumento facilitador da aprendizagem, mesmo antes da criança aprender a ler. Estratégia como ouvir historia e manusear livros seriam, assim muito importante para o aprendizado e para o exercício de competências imaginativas.

Para algumas pessoas a palavra literatura representa apenas um livro e que tem caráter de historia inventado, com rimas e cheios de narração infantil ou de texto para ser declamado e assim não dão importância para sua subjetividade e nem querem entendem se tem alguma importância para a educação, de acordo com Costa 2007 “a literatura e entendida como aquela que se relaciona direta e exclusivamente com a arte da palavra, com a estética e com imaginário”, ou seja, a literatura é entendida como aquela que cativa a criança e a seduz pelas historias mexendo com seu interior.

Segundo Paulino apud Costa (2007, p. 17) os textos literários envolvem, simultaneamente, a emoção e a razão em atividade. Sua organização provoca surpresa, por fugir ao padrão característico da maioria dos textos em circulação social.

Talvez por a literatura fugir ao padrão característico da maioria dos textos em circulação que ainda muitos não fazem questão de saber da sua contribuição na educação infantil deixando passar despercebido o valor real que a literatura tem e a sua ajuda em um contexto onde se precisa de cuidados como a educação infantil em um ambiente escolar onde se aprende a primeira educação formal e em outros lugares que se da à educação informal.

A fim de discorrer sobre a contribuição da literatura na educação infantil e na formação do futuro leitor, primeiramente é necessário saber que desde cedo à literatura tem contribuído para a educação infantil e percorreu um longo caminho ate chegar aos dias atuais. Os livros destinados a crianças só foram escritos no final do século XVII e essas crianças eram consideradas adultas em miniaturas, sendo então os livros escritos por professores e pedagogos com o intuito de ensinar a essas crianças valores, hábitos e ajudar a enfrentar a realidade social, deixando então os livros como literários para propiciarem a uma leitura utilitária. No final do XVIII é que a literatura passou a ser denominada a literatura infantil, pois a criança passou a ser considerada criança e a literatura passa a ser vista com outros objetivos alem do proposto do século XVII, chegando então ao Brasil no século XIX e tendo Carlos Jansen e Alberto Figueiredo Pimentel como os primeiros brasileiros a se preocuparem com a literatura infantil no nosso país e a partir dai a literatura tem sido usado na educação infantil até os dias atuais em todas as instituições como meio de ensino.

Segundo Costa (2007, p. 23) o termo literatura surgiu no final do século XVIII e foi designado para descriminar e classificar textos de escrita imaginativa. Enquanto a criação na linguagem tem por natureza uma grande característica social o que supõe o contato e a interação entre o criador e produtor do texto e receptores. Tem uma importante relação com a vida humana (sentimentos, afetos, temores, desejos e vivencias).

Após a literatura ter chegado ao Brasil ela tem sido usada como uma alternativa para auxiliar o professor e ajudar o aluno na leitura, promovendo interesse nas crianças deste cedo para os livros e a aprender a ler. Nesse contexto a leitura é muito importante, pois fará das crianças pessoas criticas e em sala de aula sendo mais participativas e comunicativas tanto com outros alunos como também com os professores, mas para que isso aconteça o professor deve lê livros e falar sobre a leitura para os seus alunos.

Para muitos a literatura é encarada apenas como o ato de ler, mais ela exerce diferentes funções alem do gostoso passatempo de viajar na imaginação e se envolver na historia, a literatura tem o caráter de: informar, educar, entreter, persuadir ou expressar uma opinião ou ideia. Desta forma a literatura pode ser trabalhada em vários ambientes e de varias formas, seja dentro ou fora da sala de aula, seja com livros ou textos, musicas ou danças, desenhos ou formas, o importante é fazer dela uma ferramenta indispensável no ensino usando sempre a criatividade, imaginação, afetividade e interação com o meio em que se esta trabalhando.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.8 Kb)   pdf (165.4 Kb)   docx (23.8 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com