TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DO LETRAMENTO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO

Por:   •  20/10/2016  •  Abstract  •  383 Palavras (2 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 2

Como se percebe do material disponibilizado para estudo, os processos são indissociáveis e, portanto, devem caminhar juntos.

Nesse contexto, impõe destacar que alfabetizado é aquele aluno que conhece o código escrito, ou seja, sabe ler e escrever. Lado outro, letramento corresponde à ação educativa de desenvolver o uso de práticas sociais de leitura e escrita em contextos reais de uso. Portanto, é o letramento um amplo processo que torna o indivíduo capaz de utilizar a escrita de forma deliberada em diversos contextos sociais.

A construção da linguagem escrita na criança integra um processo geral, que se inicia por um trabalho contínuo de elaboração cognitiva por meio de inserção no mundo da escrita. E isso se dá tanto pelas interações sociais quanto pelas interações orais, partindo-se da significação que a escrita tem na sociedade na qual esta criança está inserida.

Hodiernamente, vivemos uma realidade em que as crianças já chegam à escola com uma incontável gama de conhecimentos em relação à cultura letrada. Dessa forma, é fundamental que o educador faça o uso da leitura e da escrita, utilizando diversos portadores de textos, com distintos gêneros textuais, dentre os quais se pode destacar a leitura de anúncios, revistas, jornais, realizações de bilhetes, cartões postais, cartas, bilhetes, e-mails proporcionando a interação da criança com o universo letrado, já no início de sua trajetória escolar. Esta rica experiência com variados tipos textuais, de diversos gêneros, é essencial para a construção do ambiente de letramento.

Assim, percebemos que a seleção do material escrito a ser apresentado às crianças deve estar guiada, portanto, pela necessidade de iniciar estas crianças no universo do letramento, por intermédio do contato com diversas modalidades de textos, o que facilitará a observação de práticas sociais de leitura e escrita nas quais suas diferentes funções e características sejam consideradas.

Destaca-se que a família também pode e deve contribuir com estas práticas de leitura e de escrita, incentivando em casa.

Em suma, o momento da alfabetização é extremamente relevante para que o educador desenvolva práticas de leitura e escrita, promovendo e propiciando o contato da criança com diversos portadores de textos. Tal processo, além de incentivar, facilitará o adentramento no mundo letrado, preparando as crianças para conhecerem o mundo que as rodeiam e permitindo que assimilem a forma escorreita de compreender o código e sobre ele refletir.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (48.4 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com