TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA EM ESCOLAS REGULARES

Por:   •  14/6/2017  •  Projeto de pesquisa  •  2.275 Palavras (10 Páginas)  •  347 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE FEEVALE

MONIQUE JAQUES DA SILVA

EDUCAÇÃO INCLUSIVA:

A INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA EM ESCOLAS REGULARES

Novo Hamburgo

2016

TEMA: Educação inclusiva

TÍTULO: A inclusão de crianças com deficiência em escolas regulares

JUSTIFICATIVA:

Atualmente, a Educação Inclusiva é um assunto bastante discutido, mas muito pouco investido nas escolas, sendo elas de rede estadual, municipal ou privada. Percebe-se que as crianças deficientes possuem pouco acompanhamento de profissionais especializados, o que com certeza faz com que seu desenvolvimento seja ainda mais lento. Outra coisa que dificulta ainda mais o desenvolvimento destas crianças é a falta de materiais apropriados para o uso das mesmas.

Antigamente, as crianças deficientes eram aceitas somente em escolas com atendimento especial, após muito tempo que começaram a ser aceitas em escolas regulares. O ensino destas crianças está passando por uma fase em que os profissionais que as atendem não estão bem preparados, pois não recebem o auxílio necessário para sua especialização.

É muito importante que todas as crianças sejam incluídas dentro de uma mesma turma, pois todas tem o mesmo direito de ensino. Mas para que isso aconteça é preciso que as escolas recebam mais auxílio financeiro para que possam investir em novos recursos e na especialização de profissionais para atender a todas essas crianças que necessitam de um acompanhamento diferenciado e especial.

Hoje em dia, encontrar uma escola regular que é totalmente capacitada para atender a crianças com deficiência é muito difícil, pois cada vez vem sendo menos investido nesta área, o que acaba fazendo com que o desenvolvimento dessas crianças seja ainda mais lento.

É muito importante que todas as crianças sejam inclusas em uma mesma escola, para que as que têm algum tipo de deficiência não se sintam diferentes, e sim membros de um mesmo grupo, o que com certeza contribuirá muito para o seu desenvolvimento cognitivo e crescimento pessoal.

PROBLEMA:

Qual a dificuldade que as escolas regulares possuem para inserir uma criança deficiente em uma turma?

HIPÓTESES:

Atualmente, as crianças deficientes estão frequentando escolas regulares, porém, a maioria destas escolas possui muitas dificuldades para inserir uma criança deficiente no meio escolar. Estamos enfrentando um grande problema com a falta de recursos, a falta de especialização profissional, a falta de planejamento especializado para estas crianças, o pouco investimento na área da educação inclusiva e as poucas propostas de inclusão feitas dentro destas escolas. Estas dificuldades com certeza estão presentes em praticamente todas as escolas regulares, sendo elas de rede pública ou privada, ao acolher crianças deficientes.

OBJETIVOS:

OBJETIVO GERAL:

  • Encontrar formas para que as crianças deficientes possam ser incluídas em uma escola de ensino regular

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  • Apresentar diferentes meios para aumentar interesse dos profissionais em se especializar para o melhor atendimento destas crianças;
  • Proporcionar o bem estar das crianças com algum tipo de deficiência na escola regular;
  • Incentivar a flexibilidade do planejamento do professor para o melhor atendimento das crianças deficientes;
  • Mostrar a importância de um profissional especializado para o desenvolvimento das crianças com deficiência;
  • Fazer com que as crianças deficientes criem interesse e tenham vontade de frequentar uma escola regular;
  • Incluir as crianças deficientes em todas as atividades, fazendo com que se sintam mesmos de um mesmo grupo de pessoas.

METODOLOGIA:

        Iniciamos o trabalho de pesquisa em aula, procurando três artigos, cujos assuntos eram os mesmos, para que a partir destes desenvolvêssemos um projeto utilizando o método científico.

        A pesquisa é básica, que segundo Freitas e Prodanov (2013 p.126) envolve verdades e interesses universais, procurando gerar conhecimentos novos úteis para o avanço da ciência, sem aplicação prática prevista.

        Além disso, é dedutiva, que conforme Freitas e Prodanov (2013 p.127) sugere uma análise de problemas do geral para o particular, através de uma cadeia de raciocínio decrescente.

        Também é considerada uma pesquisa indutiva, que segundo Freitas e Prodanov (2013 p.127) O argumento passa do particular para o geral, uma vez que as generalizações derivam de observações de casos da realidade concreta.

        Para o desenvolvimento da pesquisa também utilizamos a classificação dialética, que Freitas e Prodanov (2013 p.127) dizem que:

Fornece as bases para uma interpretação dinâmica e totalizante da realidade, já que estabelece que os fatos sociais não podem ser entendidos quando considerados isoladamente, abstraídos de suas influências políticas, econômicas, culturais etc. Como a dialética privilegia as mudanças qualitativas, opõe-se naturalmente a qualquer modo de pensar em que a ordem quantitativa se torna norma.

        A pesquisa pode ser classificada também como fenomenológica, pois segundo Freitas e Prodanov (2013, p.127):

A fenomenologia preocupa-se em entender o fenômeno como ele se apresenta na realidade. Não deduz, não argumenta, não busca explicações (porquês), satisfaz-se apenas com seu estudo, da forma com que é constatado e percebido no concreto (realidade).

Além disso, a pesquisa também é classificada como hipotético-dedutiva, pois formulamos hipóteses que, conforme Freitas e Prodanov (2013, p.127) utilizamos para expressar as dificuldades do problema, de onde deduzimos consequências que deverão ser testadas ou falseadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.6 Kb)   pdf (131.7 Kb)   docx (19.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com