TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA INFANTIL NO PROCESSO DE IDENTIDADE DA CRIANÇA

Por:   •  25/9/2019  •  Artigo  •  2.583 Palavras (11 Páginas)  •  395 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

FCE- FACULDADE CAMPOS ELÍSEOS

A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA INFANTIL NO PROCESSO DE IDENTIDADE DA CRIANÇA

Vânia de Oliveira Souza[1]

RESUMO

Este artigo tem como tema proposto refletir sobre a literatura no processo de identidade da criança na educação infantil, pois a leitura é capaz de promover nas crianças um desenvolvimento afetivo, cognitivo ou social. Este estudo se propõe a discutir o questionamento: Qual é a importância da literatura no processo de identidade da criança? Como objetivo geral, pretende-se compreender a importância da literatura no processo de identidade da criança da Educação Infantil. Tem como objetivos específicos: a) os benefícios que a literatura traz no processo de ensino e aprendizagem; b) refletir sobre a influência que as diversas literaturas exercem para a formação da criança; c) refletir sobre a importância que a literatura possui na prática pedagógica do professor de Educação Infantil. Essa pesquisa, de caráter bibliográfico, terá como metodologia a pesquisa sobre o tema em livros, artigos, dissertações e teses. Pretende-se, portanto, que este estudo contribua para as discussões atuais sobre a importância que a literatura exerce, não apenas no processo de formação de um leitor, mas também para o processo de construção de identidade das crianças.

Palavras-chave: Literatura. Desenvolvimento. Ensino. Aprendizagem.

1 INTRODUÇÃO

O presente artigo tem como intuito discutir e refletir sobre as contribuições da literatura na educação infantil, partindo do pressuposto que podem ajudar e auxiliar as crianças em situações as quais enfrentam que muitas vezes não conseguem compreender e nem explicar, além de fornecer condições para o seu desenvolvimento e aprendizagem.

Atualmente apesar de muitos incentivos à leitura, percebe-se ainda a falta da literatura infantil em muitos lares e até mesmo dentro da sala de aula. Em consequência disso, as crianças participam mais do mundo real, do que de seu mundo infantil, que é de extrema importância para ela, pois além de transmitir e despertar emoções torna a aula mais recreativa e interessante.

Portanto, ela é importante para pais e educadores, pois colaboram no desenvolvimento da identidade da criança seja nos aspectos afetivo, cognitivo e intelectual. Além disso, é uma excelente ferramenta pedagógica para auxiliar na formação da personalidade da criança.

Partindo desses pressupostos, como objetivo geral a compreensão da importância da literatura na Educação Infantil e como eles contribuem para a formação da identidade da criança à luz do referencial teórico. Como objetivos específicos, esse estudo pretende: a) os benefícios que a literatura traz no processo de ensino e aprendizagem; b) refletir sobre a influência que as diversas literaturas exercem para a formação da criança; c) refletir sobre a importância que a literatura possui na prática pedagógica do professor de Educação Infantil.

Portanto, partindo dessa hipótese que, a literatura pode auxiliar nos aspectos psicológicos das crianças da Educação Infantil, de forma a auxiliá-los na resolução de problemas ou conflitos tanto interno ou externo de forma inconsciente. Então, a pergunta norte para essa pesquisa é: Qual é a importância da literatura no processo de identidade da criança?

Essa pesquisa, de caráter bibliográfico, terá como metodologia um levantamento de dados através de fontes bibliográficas em livros de autores renomados que estudam e pesquisam sobre o tema abordado como pesquisas junto às bases de dados, Bettelheim (1980), Ressureição (2007), Coelho (2000), entre outros que relacionam esses estudos com o tema abordado.

Ao serem coletados os dados, haverá um cruzamento das informações adquiridas durante a pesquisa com análise à luz dos referenciais já estudados e que discutem o tema. Segundo Lüdke e André (1986, p.48) é muito importante o estudo do referencial teórico a cerca de um assunto a ser estudado. É isso que promoverá o confronto entre a teoria existente com os dados coletados na pesquisa promovendo uma melhor análise dos fatos observados partindo para uma conclusão sobre o objeto desse estudo.

Esse estudo está organizado em quatro capítulos, sendo a introdução o primeiro deles, na qual traz o tema, o problema, a justificativa, a metodologia de pesquisa, os objetivos gerais e específicos.

No capítulo 2, intitulado “História da Literatura Infantil”, abordarão alguns problemas iniciais enfrentados pela Literatura no Brasil.

No terceiro capítulo “A literatura e suas principais contribuições para a formação da identidade da criança na Educação Infantil” apresentamos os principais benefícios no processo de formação de identidade da criança na Educação Infantil. Para esse capítulo, utilizei os estudos de Bettelhein (2002) para argumentarmos como esse processo acontece e também realizei uma reflexão sobre a importância da literatura na prática pedagógica do professor da Educação Infantil.

Por fim, as considerações finais de forma a contribuir para a reflexão de possíveis práticas pedagógicas que considerem a literatura na Educação Infantil como importante aliado não apenas como conteúdo, mas como ferramenta capaz de auxiliar também no processo de aprendizagem e da formação da identidade da criança.

2 HISTÓRIA DA LITERATURA INFANTIL

Este capítulo abordará sobre alguns problemas iniciais que a literatura brasileira encontrou desde o século XVII até o século XX, seus primeiros ensaios no contexto brasileiro.

2.1 Literatura brasileira: principais acontecimentos

A literatura é um produto artístico com as características específicas de arte que esta enraizada no contexto histórico. Ela é o testemunho da sociedade, porque traz em si a revelação dos seus focos mais ardentes de tensão e mágoa dos aflitos, traduzindo um anseio de mudança do que os mecanismos da permanência.

Sabemos que os problemas enfrentados na literatura brasileira desde século XVII até século XX, se deram por vários motivos como: a taxa de analfabetismo, a falta de público leitor, falta de infraestrutura como editoras e imprensas e devido à falta do acesso a livros muitas vezes por causa da situação financeira (KAVISKI; FUMANERI, 2014).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18 Kb)   pdf (197.3 Kb)   docx (29.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com