TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Inclusão Na Escola Regular: Um Espaço a Ser Conquistado

Por:   •  21/10/2020  •  Artigo  •  3.926 Palavras (16 Páginas)  •  96 Visualizações

Página 1 de 16

UNIVERSIDADE DO ESPÍRITO SANTO – UNIVES

Curso de Pós Graduação em Psicopedagogia

Clínica – Institucional

A Inclusão na escola regular: um espaço a ser conquistado

Carolina Rodrigues do Couto Guedes

Cristina Rodrigues do Couto

Wanderléa Rodrigues do Couto Reis

CANAVIEIRAS

2010

UNIVERSIDADE DO ESPÍRITO SANTO – UNIVES

Curso de Pós Graduação em Psicopedagogia

Clínica – Institucional

A Inclusão na escola regular: um espaço a ser conquistado

    Carolina Rodrigues do Couto Guedes

Cristina Rodrigues do Couto

Wanderléa Rodrigues do Couto Reis

                                     

Artigo apresentado como parte da avaliação da disciplina Metodologia da Pesquisa, ministrada pelo professor Emilson Batista da Silva.

CANAVIEIRAS

2010

RESUMO

O presente artigo provoca uma reflexão e análise a respeito da inclusão, levando em conta princípios e conceitos que vêm sendo definidos progressivamente em âmbitos nacionais e interacionais. A inclusão vem sendo um movimento de luta das pessoas com deficiências e seus familiares na busca de seus direitos e lugar na sociedade. No município de Canavieiras como em todo Brasil, a valorização do processo de inclusão tem sido pauta em ensaios de grande parte dos profissionais da área de educação, sendo vista como uma necessidade. Dessa forma, a educação apresenta-se igualmente para todas as diversidades individuais. Esse trabalho de pesquisa centrou-se nas questões alusivas ao processo de inclusão no ambiente escolar, utilizando o método estudo de caso, com observação sistemática em duas escolas do ensino público de Canavieiras.

Palavras-chave: Inclusão, Educação e Política de Inclusão.

ABSTRACT


This article causes a reflection and analysis regarding the inclusion, taking into account the principles and concepts that are being progressively defined in national and interactional. The inclusion has been a movement to fight for people with disabilities and their families in pursuit of their rights and place in society. In the city of Canavieiras as in all Brazil, the appreciation of the inclusion process has been in clinical staff of most professionals in education, being seen as a necessity. Thus, education has also to all individual differences. This research work focused on the questions alluded to the inclusion process in the school environment, using as a source of bibliographic data and systematic observation in two schools of public Canavieiras.


Key-words: Inclusion, Education Policy and Inclusion.

SUMÁRIO

  1. CONCEPÇÃO DE INCLUSÃO....................................................................04
  2. ORIGEM DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA...................................................05
  3. A IMPORTÂNCIA DA INCLUSÃO.............................................................06
  4. CAMINHOS DA INCLUSÃO.........................................................................08
  5. EDUCAÇÃO INCLUSIVA.............................................................................08
  6. ESCOLA INCLUSIVA....................................................................................09
  7. O PERFIL DO EDUCADOR..........................................................................10
  8. DESAFIOS DA ESCOLA INCLUSIVA........................................................10
  9. AVALIAÇÃO DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM...............................11
  10. CONSIDERAÇÕES FINAIS...........................................................................12
  11. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS............................................................13

CONCEPÇÃO DE INCLUSÃO

A concepção de inclusão infere em um processo dinâmico de cidadania referente a todos os aspectos políticos, social, religioso e acima de tudo, a educação.

        A Educação é direito de todos, portadores ou não de deficiência. As pessoas portadoras de deficiência têm direito à educação, à cultura, como forma de aprimoramento intelectual, por se tratar de bem derivado do direito à vida. Respalda o importante papel das instituições se adaptarem num todo, o currículo, o espaço físico, métodos, técnicas e recursos, avaliação, organização adequada que atenda a toda necessidade individual de cada aluno, sem se esquecerem da qualidade de ensino, afinal, fala-se em “educação para todos”, e isto só funciona em sistemas que se adaptam e focalizam seu aluno.

        A inclusão é possível e abre várias oportunidades de aperfeiçoar e melhorar a educação na escola e beneficiar a todos os alunos que têm ou não deficiência. Porém, tudo depende da disposição da escola, do corpo docente, enfim, de toda comunidade escolar para enfrentar e aceitar o novo, o diferente, as inovações. É necessário que se mude as atitudes frente ao outro. Esse encontro com o outro pode ser uma abertura para que todos se coloquem no lugar do outro e também descubra suas limitações e ao mesmo tempo descubra que pode ir além da própria.

        Muitas escolas no equívoco acabam julgando-se que não estão a caminho dos ideais e metas para a educação inclusiva, acham que estão despreparadas para iniciar esse projeto de inclusão, no entanto, o que não sabem ou fingem não saber é que, o início do processo de implantação da escola inclusiva não exige muito mais que um pouco de criatividade, disponibilidade, a morosidade, respeito e compromisso dos educadores e de toda a comunidade escolar. É claro que toda a equipe precisa rever seu processo de formação e revisar a sua preparação, não há como negar que é necessário a preparação, mais ela só correrá se acontecer simultaneamente a inclusão já. É preciso cumprir o dever de incluir “todos” os indivíduos no espaço escolar sem qualquer vestígio de discriminação, pois além de ser um dever do estado e da escola, é um direito da criança de ter justiça, alegria, convivência, interação e acesso ao saber.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.9 Kb)   pdf (178.6 Kb)   docx (20.7 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com