TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A LITERATURA E INFANTO JUVENIL

Por:   •  21/5/2022  •  Projeto de pesquisa  •  1.008 Palavras (5 Páginas)  •  95 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

DISCIPLINA

TAREFA E CONTEÚDO ABORDADO

LITERATURA E INFANTO JUVENIL

TAREFA 1 – UNIDADE II

Aluno: SARAH ZARAKET

Para realizar as atividades verifique seu material de estudo, faça pesquisa adicional nas referências bibliográficas indicadas no seu plano de ensino e as desenvolva! Não esqueça que você pode consultar o tutor pelo ícone Fale com o Tutor.

        O texto da Literatura infanto juvenil é tão importante quanto o texto da Literatura Clássica, por exemplo, Romantismo e seu estilo, algumas das características são subjetivismo, idealismo, amor platônico e um grande exemplo da nossa Literatura Brasileira Romântica é o livro Senhora do autor José de Alencar, por meio dos diálogos e características da obra podemos observar e analisar o que chamamos de realismo e naturalismo, a crítica à sociedade da época, na qual o casamento é visto como interesse.

De acordo com matéria publicada na ABL (Academia Brasileira de Letras) “a literatura infantil é a porta de entrada na formação de um público leitor quando adulto. O costume da leitura desde pequeno, somado ao incentivo da família e da escola, é a primeira etapa para a formação de um cidadão culto e crítico em relação à sociedade que o rodeia”. Trecho retirado :https: www.infoescola.com/literatura/literatura-infanto-juvenil/ (Acesso em 21/02/2019).

Com base em seu material de estudo e nos materiais disponíveis na nossa Biblioteca virtual, responda:

  1. Quais os estilos que podem ser encontrados na literatura Infanto-juvenil?

R. A leitura, além de um hábito prazeroso, é essencial para o nosso desenvolvimento pessoal, especialmente para aqueles que ainda estão numa fase de descobertas. Entre os estilos podemos mencionar: Fábula, Mito e Contos de fadas.

  1. Defina cada um destes itens e cite obras como exemplo?

R. - Fábula: uma narrativa curta que conta acontecimentos fictícios que têm o objetivo de divertir e instruir o leitor, apresenta como personagens animais ou seres inanimados com características humanas, tendo sempre uma moral ao final da história. A palavra fábula pertence ao mesmo radical da palavra falar, em latim (fabulare), de onde se entende seu aspecto oral. Esses textos estão vinculados à uma didática moralizante presente na Literatura Infantil antiga, visto que eram lidos para adultos, crianças ou mulheres jovens, buscando alertar e ensinar um modo de agir e de se portar socialmente; Um exemplo é a história da formiga e da cigarra, na qual a formiga trabalha durante todo o verão, enquanto a cigarra passa o dia inteiro cantando e acaba ficando sem ter o que comer quando o inverno chega. É uma história que faz as crianças perceberem, desde cedo, o valor do trabalho.

- Mito: os textos mitológicos dão origem aos textos acima descritos, são textos repletos de metáforas, de símbolos, de alegorias cheios de significado e que abordam as experiências humanas, expondo seus valores, conflitos, mistérios, enfim as verdades humanas são reveladas e contadas abertamente por estarem em textos que projetam a realidade da existência do homem através das histórias. Os mitos vão além de explicar de forma simples o desconhecido, o incompreensível, as histórias mitológicas são narrativas que nos revelam como o homem se relacionou com o mundo, como evoluiu, como vem se conhecendo e que buscas interiores, por conhecer a si mesmo ainda faz. Alguns dos mitos mais conhecidos foram repassados oralmente por muitos anos e tinham a intenção de explicar o desconhecido, principalmente fenômenos naturais. Dessa forma, surgiram desde as histórias dos deuses gregos e dos personagens do nosso folclore.

 - Conto de fadas: apresentam toda estrutura de conto, anteriormente descrita, e pertencem ao gênero narrativo maravilhoso, o “sobrenatural aceito”, é um texto que desafia a razão. O conto de fadas é um estilo de texto muito especial e receberá neste estudo uma análise mais aprofundada. Vários grandes autores ficaram famosos por seus contos, como Edgar Allan Poe, Isaac Asimov, Franz Kafka, Oscar Wilde e Machado de Assis. Mesmo de modo inconsciente, a leitura de contos estimula muitas crianças e jovens a encarar seus problemas, motivados pelos atos corajosos de seus personagens.

  1. Faça uma pesquisa sobre as obras que fizeram sucesso entre os jovens brasileiros.

R. A Literatura infantojuvenil é um ramo dentro da literatura geral especializado em criar conteúdo dedicado às várias fases da infância e adolescência. Podemos citar:

1. Reinações de Narizinho, de Monteiro Lobato
Um clássico da literatura infantil brasileira que continua atual como nunca. O livro deu origem à série Sítio do Pica-Pau Amarelo e exibe as aventuras dos personagens Emília, Pedrinho e Narizinho, Visconde de Sabugosa, Dona Benta e Tia Nastácia.

2. O Menino Maluquinho, de Ziraldo
Lançado em 1980, o livro conta com um protagonista divertido, travesso e arteiro. Este personagem vive sua juventude ao lado dos companheiros de traquinagem _ o fofinho Bocão, Junin, Lúcio, Herman, Julieta, Carol e Nina. Juntos eles brincam, conversam e se divertem.

3 - Ou Isto ou Aquilo, de Cecília Meireles
Este livro, publicado em 1964, reúne poesias e musicais sobre os sonhos e as fantasias que povoam o imaginário da criança: jogos, animais, flores, chuva, brinquedos.

4 - A Branca de Neve (1812), dos Irmãos Grimm
As histórias da personagem Branca de Neve surgiram da tradição oral alemã e foram publicadas pelos Irmãos Grimm entre os anos de 1812 e 1822. A clássica história, que conquista as crianças até hoje. também foi adaptada para as telonas em um desenho da Disney.

5 - Pinóquio, de Carlo Collodi
A história do simpático boneco de madeira que ganha vida, escrita no final do século 19, é divertida, engraçada e ainda repleta de lições morais. Pinóquio se mete em enrascadas e, a cada vez que mente, seu nariz cresce! A leitura é recomendada para crianças a partir de sete anos.

6 - Marcelo, Marmelo, Martelo e Outras Histórias, de Ruth Rocha
O livro várias histórias que contam, através de desenhos coloridos, o universo infantil. A leitura é recomendada para crianças a partir de seis anos.

7 - Peter Pan, de James Barrie
O eterno menino Peter Pan, a fada Wendy e os Meninos Perdidos vivem uma extraordinária aventura na ilha do Nunca.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (199.9 Kb)   docx (127.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com