TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A LITERATURA INFANTO-JUVENIL

Por:   •  25/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  401 Palavras (2 Páginas)  •  296 Visualizações

Página 1 de 2

UNIDADE 4

CONTAR HISTÓRIAS, LER HISTÓRIAS...

CONSTRUIR MUNDOS

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. Qual é a importância de o professor trabalhar com o texto literário em sala de aula? Responda a partir do que foi exposto nesta unidade.

R: A escolarização do texto literário é algo que deve ocorrer, mas de forma adequada. É papel de a escola formar leitores, e isso requer um trabalho cuidadoso com a Literatura, além, é claro, dos outros tipos de leitura que não a literária. As experiências efetivas de sujeitos comuns que temos no contexto escolar contribuem para a nossa formação individual, em todos os aspectos. Assim, a formação do leitor também perpassa o ambiente escolar, sendo, pois, tarefa primordial da escola ensinar a linguagem verbal, nas modalidades, oral e escrita, seja na produção textual, seja na leitura e compreensão de textos.

2. Com base nos textos apresentados no corpo deste material e no texto complementar 1, que está no final da unidade 4, “A formação do leitor”, de Regina Zilberman, escreva qual deve ser o papel do professor enquanto formador de leitores.

3. Pautando-se no conteúdo do módulo e no texto complementar 2, explique a teoria de leitura de Hans Kügler , abordando os estágios da leitura escolarizada da literatura.

R: Os processos estão divididos em três níveis: leitura primaria, constituição coletiva do significado e modos secundários, a literatura está vinculada como um meio de comunicação, sendo assim que o leitor possa entender o significado dos textos tendo melhor compreensão.

4. Escolha uma das histórias que estão disponíveis nos anexos, ao final desta apostila e responda às questões que seguem:

a. Qual é a história escolhida (coloque a referência completa)?

R: O mosquito escreve da Cecília Mereiles

b. Com qual turma/idade você trabalharia esta história?

R: Esse texto seria trabalhado com o 2º do fundamental

c. Como você contaria a história para a turma (detalhar os passos)?

R: Contaria a história através de leitura e com ilustração de imagens.

5.Pautando-se no texto complementar 3, “Características da obra literária infantil”, argumente sobre o uso de ilustrações na literatura infantil e a relação deste processo com as diferentes faixas etárias da criança.

R: Para as crianças menores que não sabem ler o desenho é a forma de representação e compreensão, com ele elas consegue identificar o que está sendo falando mesmo não sabendo ler. E para cada faixa etária os livros mudam, para os pequenos menos texto e mas ilustração já para os maiores mas textos e menos ilustração ou nenhuma.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (46.3 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com