TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A LITERATURA NA FORMAÇÃO DA IDENTIDADE DA CRIANÇA

Por:   •  28/10/2016  •  Artigo  •  4.493 Palavras (18 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 18

A LITERATURA NA FORMAÇÃO DA IDENTIDADE DA CRIANÇA

 

Flávia Ferreira da Silva Belizário[1]

Valéria Cristina Rossi Balista[2]

RESUMO

A presente pesquisa tem como finalidade demonstrar e conscientizar os educadores, que a criança não nasce gostando de ler e que a sua formação dentro do conceito literário, depende das atividades realizadas dentro da sala de aula, pelo professor e pela escola. Enfatiza o quanto a literatura infantil é importante no processo ensino aprendizagem da leitura e escrita, no hábito e no prazer pelo ato de ler, por onde a literatura é a representação de uma cultura, que deve ser introduzida desde cedo, antes mesmo no período de alfabetização, para assim formar além de crianças alfabetizadas, leitoras assíduas e bons escritores. Transmitindo valores, além de ser um instrumento de emoção, diversão e prazer, desempenhado por histórias, mitos, lendas e poemas. O professor é o promotor da leitura, busca mediar e incentivar o gosto por ela, trabalhando com um único objetivo, o de formar leitores, sendo ele a ponte incentivadora para a leitura. Enfim, essa tese foi fundamentada em toda a história da literatura infantil e em todas as abordagens que os professores possam utilizar para trabalhar com esse processo de leitura em sala de aula, mostrando que desde pequenos é preciso a convivência com o ato de ler, onde são estimulados os hábitos e os valores pela leitura, desde a primeira idade. Aplicando cedo o contato do livro com os pequenos, surge então o feito literário. Familiarizando a criança com o livro podemos tornar ela eficaz na leitura, mais tarde formando um ótimo leitor, porém sem forçar, a ler ou ouvir, utilizando várias estratégias para que a leitura ocorra de forma natural. Pois o mundo literário é o mundo da comunicação e da linguagem em que o prazer de ler estimula o prazer pela escrita.

Palavras-chave: Aprendizagem. Leitura. Literatura infantil.

ABSTRACT

SUMMARY

This research aims to demonstrate and raise awareness among educators that the child is born not liking to read and that their training within the literary concept depends on the activities within the classroom, the teacher and the school. Emphasizes how children's literature is important in the learning process of reading and writing, the habit and pleasure by the act of reading, where literature is the representation of a culture, which should be introduced early, even before the period literacy, to thereby form besides literate children, assiduous readers and good writers. Transmitting values, besides being a thrill instrument, fun and enjoyment, played by stories, myths, legends and poems. The teacher is the promoter of reading, seeks to mediate and encourage a taste for it, working with a single objective, to form readers, being the bridge to encouraging reading. Finally, this thesis was based on the history of children's literature and all approaches that teachers can use to work with this process of reading in the classroom, showing that from small it takes to live with the act of reading, where they are encouraged habits and values ​​by reading, from the first age. Applying early book contact with small, then there is the literary done. Familiarizing the child with the book can make it effective in reading, later forming a great player, but not force, to read or listen by using various strategies for reading occurs naturally. For the literary world is the world of communication and the language in which the pleasure of reading stimulates the pleasure of writing.

Keywords: Learning. Reading. Children's literature.

1 INTRODUÇÃO

Propõe-se, neste trabalho, discutir o papel que a literatura infantil exerce sobre a formação da criança. Nele procuraremos sintetizar estudos relativos do conceito e a história da literatura infantil.

Apesar de a literatura ser um tema bem trabalhado no ramo da pedagogia, poucos se preocupam em porque a criança tem demorado em desenvolver sua aprendizagem. Assim mostraremos os principais motivos das crianças não quererem aprender a ler e a necessidade da intervenção do educador no processo ensino aprendizagem, também como deve ser introduzida a leitura desde a primeira idade na criança, apresentando a ela e incentivando no interesse pelo ato de ler desde pequenos para formar leitores assíduos e bons escritores.

Apresentaremos a importância da literatura infantil dentro da escola e da sala de aula. Assim, mostrar formas para que as crianças sejam introduzidas no mundo fascinante da literatura.

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

2.1 O que é literatura infantil? 

A literatura é uma representação do mundo, e não uma forma de referência que possa ser verificada no mundo: a maneira com que a literatura representa a realidade retrata sua própria relação com o mundo exterior, revela o que ela entende por realidade e como ela lida com o mundo real.

De acordo com Wanderley [1992], a definição para a literatura não será única, mas partirá de uma reunião de conceitos que são extraídos das próprias obras literárias. Da mesma forma, Culler [1999] estende a pergunta “o que é literatura?” como uma investigação das características distintas das obras conhecidas como literatura. Por essa razão os autores não procuram definir a literatura, mas sim descrevê-la, delineando traços essenciais e qualidades partilhadas pelas obras.

Podemos afirmar então, que a literatura infantil como “um dos aspectos da literatura, dentre várias modalidades artísticas”, que se preocupam com histórias para crianças, é forma literária voltada para a psique infantil, com vocabulários adequados ao conhecimento e a compreensão da criança.

Encontra-se também essa preocupação de cunho psicológico na definição d Bettelhein (2007) que entende por literatura infantil aquela que, objetiva “desenvolver a mente e a personalidade da criança” e não só divertir e informar, como a que se deve ter significado para a criança, isto é, transmitir as experiências da vida.

Por último, podemos afirmar que a literatura infantil é a abertura para a formação de uma nova mentalidade com intuito de transmitir valores, além de ser um instrumento de emoção, diversão ou prazer, desempenhado por histórias, mitos, lendas, poemas e etc; criadas pela imaginação poética ao nível da mente infantil que objetiva a educação humanística da criança ajudando a na formação do seu próprio estilo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.1 Kb)   pdf (216.4 Kb)   docx (25.5 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com