TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Leitura e Escrita nas Série Iniciais

Por:   •  7/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  14.433 Palavras (58 Páginas)  •  591 Visualizações

Página 1 de 58

FACULDADE REGIONAL DE RIACHÃO DO JACUÍPE - FARJ

FACULDADE TEOLÓGICA SÃO PAULO - FATESP

GRADUAÇÃO EM PEDAGÓGIA E TEOLÓGIA

A IMPORTÂNCIA DA LEITURA E DA ESCRITA PARA A FORMAÇÃO DO CIDADÃO

Anamã-Am

2016

ARIVALDO LIMA TAION FILHO

A IMPORTÂNCIA DA LEITURA E DA ESCRITA PARA A FORMAÇÃO DO CIDADÃO

Trabalho de Conclusão de Curso – TCC apresentado como requisito final para obtenção do grau de licenciado em Pedagogia com Teologia pela Faculdade Teológica São Paulo - Fatesp.

Orientadora: Prof. Francisco Sales de Amorim.

Anamã-Am

2016

TERMO DE APROVAÇÃO

ARIVALDO DE LIMA TAION FILHO

A IMPORTÂNCIA DA LEITURA E DA ESCRITA PARA A FORMAÇÃO DO CIDADÃO

Trabalho de Conclusão de Curso aprovado como requisito parcial para obtenção do grau de licenciatura em Pedagogia com Teologia pela Faculdade Teológica São Paulo - Fatesp, pelo professor examinador.

_______________________________________

Examinadora

Anamã

2016

DEDICATÓRIA

Faço esta dedicatória aos meus pais Arivaldo Lima Taion e Lilia Cardoso da Silva, aos meus irmãos, Gabriel da Silva Taion, Mateus da Silva Taion, Ariel da Silva Taion, Antonio José da Silva Taion, Raimundo da Silva Taion, Ari da Silva Taion e Pedro Henrique da Silva Taion. Também aos meus queridos amigos, Marizete Almeida de Souza, Marineide Almeida de Souza. Todos os momentos que já vivi e os que estou vivendo é maravilhoso porque todos vocês doaram um pouco de si em silêncio, aceitando me ajudar e viver comigo meus sonhos. Fizeram-me compreender o tesouro do estudo, fazendo de mim uma profissional e, sobretudo humana, compartilhando juntamente alegrias, tristezas, sempre me dando incentivo para ir em frente e não desistir. Logo ofereço a todos com a alegria que trago em meu coração e o sorriso que trago em meus lábios, pois são resultado de tudo aquilo que vocês creram e fizeram nascer em mim a partir de cada palavra amiga, de gestos carinhosos e todo apoio, dando plena certeza de que hoje lhes ofereço esse sonho realizado com sucesso.

AGRADECIMENTO

Primeiramente agradeço a Deus pai, por me ter abençoado com saúde, paz, inteligência, compreensão, paciência e acima de tudo força de vontade para que eu pudesse chegar ao final desta jornada com entusiasmo, confiança e com uma certeza que quando acreditamos que somos capazes e cremos que Deus tudo pode, enfrentamos obstáculos, mas, acabamos conseguindo nossos objetivos.

“Não andem – disse ele – sempre nas estradas públicas, indo por onde todos foram [...] saiam da rota trilhada de vez em quando e penetrem nas florestas [...] podem está certos que encontrarão alguma coisa que jamais viram antes. Pode ser uma coisa pequena, mas não a desprezem. Observem-na. Explorem tudo a seu redor. Uma descoberta leva a outra e, antes que percebam, terão algo de útil para pensar e ocupar a mente. Todas as grandes descobertas resultam do pensamento”.

Alexander Graham Bell (2004, p.94).

RESUMO

FREIRE (1983), FERREIRA (1996), LUCKESI (2001), entre outros, vêm enfatizando com veemência, a importância do processo de ensino da leitura e da escrita, para a formação do cidadão crítico e capaz de atuar no meio social, possibilitando-o adquirir um aprendizado que possa respaldá-lo com autonomia as mudanças ocorridas no dia a dia. Por isso, é indispensável à aquisição de conhecimentos para que se possa tratar dos fatores dificultadores da leitura e da escrita. Diante disso, é importante ressaltar que o objetivo dessa pesquisa foi de investigar a metodologia utilizada pelos docentes no ensino da leitura e da escrita, visando-as como conhecimentos indispensáveis para a formação do cidadão. Com isso, é possível desvelar os fenômenos relacionados ao ato de ler e escrever para o desenvolvimento do indivíduo na sociedade. Com o propósito de obter mais conhecimentos acerca da temática em estudo, desenvolveu-se essa pesquisa que foi realizada com a finalidade de desvelar o que está impossibilitando o desenvolvimento do ensino-aprendizagem da leitura e da escrita com adequação, dinamicidade e relevância para que se possa formar crianças leitoras e escritoras futuramente. Esse trabalho analisou a situação em que a leitura e a escrita se encontram, por isso faz-se necessário uma avaliação acerca da metodologia e prática pedagógica para que se possa facilitar o aprendizado do ato de ler e escrever dos discentes, procurando promover assim a motivação dos mesmos para a aquisição de conhecimentos e a satisfação do gostar de ler, uma vez que é a partir dessas ações que o indivíduo exerce sua cidadania, expondo seus pensamentos e opiniões conscientemente na sociedade inserida. Neste sentido, é necessário adquirir novas estratégias e procedimentos que estejam voltados para o cotidiano dos alunos, e dessa forma alcançar resultados positivos acerca da importância da leitura e da escrita para a formação do cidadão, e assim, compreender os diversos fatores que impossibilitam o indivíduo de desenvolver-se plenamente. Portanto, a leitura e a escrita são conhecimentos adquiridos que levam o sujeito a construir e transformar seus pensamentos e opiniões, e por isso, devem ser dinamizado e incentivado tanto no ambiente escolar como também no ambiente familiar.

Palavras-chave: Educação. Leitura. Escrita.

SUMÁRIO

1.

INTRODUÇÃO .................................................................................

 8

2.

REFERENCIAL TEÓRICO ................................................................

10

2.1

Conceituando leitura e escrita...........................................................

10

2.2

Abordagem histórica da Leitura e da Escrita.....................................

11

2.3

A leitura e a escrita como Identidade Cultural..................................

13

2.4

A leitura e a escrita como prática social...........................................

17

2.5

Ler e escrever como exercício que envolve reflexão raciocínio e experimentação...............................................................................

22

2.6

Fatores que dificultam o ensino da leitura e da escrita ao contexto social...............................................................................................

26

2.7

A importância da leitura e da escrita para a formação do cidadão....

29

3.

METODOLOGIA ...............................................................................

33

4.

APRESENTAÇÃO E DISCUSSÃO DOS RESULTADOS .................

37

5.

CONSIDERAÇÕES FINAIS ..............................................................

41

REFERÊNCIA... ................................................................................

43

...

Baixar como (para membros premium)  txt (96.1 Kb)   pdf (427.4 Kb)   docx (46.9 Kb)  
Continuar por mais 57 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com