TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Leitura e escrita na era digital

Por:   •  22/10/2018  •  Dissertação  •  3.712 Palavras (15 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 15

 DP leitura e escrita na era digital

  1. A internet hoje é uma ferramenta muito usada pelo ser humano, tanto para comunicação, distração, estudos até mesmo como meio de trabalho.  Porem salas de bate papo auxilia muito os jovens que buscam ajuda perante aos estudos, existe hoje no mundo diversas redes sociais que ajuda nestas áreas acadêmicas, por exemplo, o weblog (blog), usados para espalhar noticia, distração ou fontes de informações especificas, e o fórum é utilizado como um lugar físico e virtual empregado para reunir-se trocar ideias e experiências sobre diversos temas referentes ao assuntos trabalhado. A comunicação nessas redes sociais (blog, fórum) se da através de diferentes linguagens o blog usa uma linguagem informal e para que o usuário (convidado) possa ter acesso às informações publicadas devem ser aceito pelo servidor (blogueiro), já o fórum usa uma linguagem formal ou até mesmo culta, porque nesse tipo de rede trata-se de assuntos mais específicos ou de áreas de cursos estudados. Para a educação as redes sócias citadas podem auxiliar como espaço de socialização troca de experiência, fontes de avisos, transmissão de conhecimento e disseminação de conteúdos.

  1. O estudo de caso relata uma atividade proposta para uma turma e sugere para nos como futuros profissionais da educação como nos desenvolveria essa atividade, cuja atividade será a orientação à formação de um weblog. Ao propor a atividade explicaria as formas de avaliação e a organização dos trabalhos que será em trios, após ter obtido a organização da sala apresentaria um blog modelo criado por mim para que os discentes tenham como exemplo e explicaria como foi criado aquele blog, tais como o espaçamento, a formatação, a organização, a escrita e como se devem gerenciar as publicações da rede criada. Também apresentaria os termos técnicos da rede e seus significados, e assunto que os blogs devem enfatizar que serão assuntos trabalhados em aulas ministradas anteriormente, deixando a abordagem de seus textos livre.

Dp filosofia da educação

 O Educador Brasileiro, Paulo Freire (1921-1997) em seu livro “Pedagogia do Oprimido” apresentou o conceito de Educação Bancária. Para Freire, Educação bancária poderia ser entendida como: “um ato de depositar, em que os educandos são os depositários e o educador o depositante. Em lugar de comunicar-se, o educador faz “comunicados” e depósitos que os educandos, meras incidências, recebem pacientemente, memorizam e repetem.” (FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 1996, p.57). Pois bem, levando em conta seus estudos nessa disciplina e a concepção de Educação Bancária de Paulo Freire, redija um texto explicando, em seu ponto de vista, qual o impacto para o ato de Educar de uma concepção que se baseia no pressuposto de que o Professor detém todo o conhecimento e de um aluno que não possui saber algum

  1. A educação bancaria é onde o aluno é meramente um receptor de conhecimento. Neste conceito de educação o educador tem todo o poder sobre o aluno. As vantagens sobre este método ensino é que o professor possui um maior controle sobre o conteúdo a ser ministrado, ampla informação de conhecimentos já existentes, produz aquisição de conhecimento. As desvantagens sobre estas teorias são que assim o conhecimento do profissional fica reduzido apenas ao que ele sabe ou aprendeu com os seus docentes na idade escolar, sem nenhum conceito de pesquisar o conteúdo relacionado, forma um individuo passivo, mero receptor de informação. Por fim a conclusão tirada deste conteúdo estudado é que a educação bancaria é um método de ensino defasado, com mais desvantagens do que vantagens onde o aluno ficara fechado aquilo onde ele aprendeu e a realidade onde ele convive sem expectativa de aprender mais sobre mais assuntos, onde ele não possui nenhum conhecimento enquanto educando e sim apenas educador.

  1. O estudo de casos relata uma situação muito comum no cotidiana escola, pois estamos falando em um ambiente onde existe vários indivíduos em processo de formação onde cada um pensa e age de maneira diferentes com criação diferenciada, onde existe alunos com problemas indisciplinares e de violência. Para combater esta situação tentaria estudar o discente em questão tentando chega o motivo desta rebeldia, pois somos o que aprendemos a ser, com isso junto com uma equipe especializada convocaria os responsável do aluno e juntamente com o próprio conversaríamos e tentaríamos solucionar e diagnosticar o motivo de seus atos se o problema esta no ambiente escolar com colegas ou até mesmo funcionários da instituição ou se o problema esta em casa com familiares, assim seria trabalhado maneiras de inclusão e de reabilitação desse aluno ao corpo estudantil.

 


Didática e Planejamento

Questão A

 

O planejamento faz parte da vida humana, pois sempre temos que organizar as atividades que vamos efetivar durante o dia. Poderá ser um simples passeio no parque, mas é preciso organizar o que precisamos levar para evitar problemas. O papel do professor exige uma organização posta no planejamento, processo que equilibra os meios e fins quan. Baseado(a) nas ideias apresentadas, argumente em um sobre a importância de um bom planejamento escolar e quais os benefícios que este trabalho pode trazer tanto para professor quanto para aluno.

  1. O planejamento é uma ferramenta muito importante para um bom profissional, com ele o docente será capaz de se alto avaliar através do que o discente compreendeu na realização de suas atividades, ouvir e considerar opiniões e sugestões e ter acesso no que os alunos aprenderam no ano anterior, para que através de suas anotações possam preparar melhor o seu planejamento, podendo então oferecer aos seus alunos uma aprendizagem de fácil interpretação. Cada profissional deve planejar o seu plano de aula, pois nem sempre os mesmos conteúdos serão ministrados da mesma maneira e através do planejamento o professor estará preparado para alguns eventuais contra tempos. Entretanto a estrutura básica é a mesma para todos os profissionais. Os aspectos principais para um plano de aula são os objetivos gerais e específicos, pré-requisitos, considerações sobre motivação e aplicação praticas, atividades a serem desenvolvidas, materiais didáticos necessários e como avaliar.

Questão B

 Na escola “Vivendo para a Educação”, o Pedagogo da instituição escuta a professora Clarisse falando mal de uma colega de trabalho para a turma do 5º ano do Ensino Fundamental. A professora, ao perceber que o profissional ouviu a conversa, tenta disfarçar, conversando com os alunos sobre assuntos da aula. Diante deste fato, como deveria agir o Pedagogo da instituição de ensino?  Como ele deveria proceder diante da falta de ética dentro de um ambiente educacional?

O estudo de caso relata um caso onde uma professora escuta a outra falando mal de um colega de serviço para os alunos na sala de aula. E propõem qual atitude mediante a esta situação deveria tomar, após refletir-se sobre o tema como futura profissional ao presenciar a falta de ética da minha colega de trabalho a chamaria em particular para conversa sobre o assunto antes pediria desculpas por ter sido inconveniente ao ouvir sua conversa ao passar pela porta da sala e destacando a grandeza de sua importância e o imensurável valor de sua conduta inserido nas ações humanas de sua profissão lhe propicionando a reflexão dos seus princípios éticos e morais em sua conduta, onde a mesma contradiz um juramento que deixou de cumprir com as suas normas, com o intuito de tornar pessoas mais sensíveis, mais responsáveis e mais conscientes das atividades que praticam em qualquer espaço e que não é correto colocar os discentes contra o demais corpo docente porque isso acarretaria a falta de respeito dos alunos com os demais professores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.1 Kb)   pdf (131.9 Kb)   docx (23.6 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com