TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ludicidade na Escola

Por:   •  27/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  942 Palavras (4 Páginas)  •  99 Visualizações

Página 1 de 4

INSTITUTO FEDERAL SUL DE MINAS GERAIS

CURSO SUPERIOR DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

Campus Muzambinho

Professor Amauri Araujo Antunes

ANA PAULA RESENDE REZENDE

LUDICIDADE NA ESCOLA

Unidade 1 – A teoria dos Jogos

GUAXUPÉ, fevereiro /2019

Queimada

[pic 1]

                                                                                        Retirada do site novaescola.org.br

Queimada é um jogo esportivo que foi muito utilizado na época em que era criança e adolescente. Dividíamos o número de amigos da nossa turma em duas equipes e riscávamos a rua para fazer nosso campo para então começar o jogo. Antes de iniciar fazíamos a brincadeira do par ou ímpar, quem vencia tinha a posse da bola para começar. Usávamos uma bola meio murcha para agarrá-la com firmeza. O jogador que iniciava o jogo devia arremessar e acertar (queimar) o adversário da outra equipe. O jogador que foi queimado deveria sair e ficar do lado de fora do campo, do lado oposto à sua equipe, porém podia ajudar a capturar a bola e jogar para seu time. Vencia a equipe que queimava todos os jogadores do time adversário primeiro.

Esse jogo foi muito importante para a minha formação, aprendi muito com ele. Aprendi a cooperar, pois ajudando meu time teríamos chance de vencer. Então eu passava a bola para o jogador mais ágil do meu time para que ele fizesse a jogada. Aprendi também a perder, pois nem sempre meu time ganhava e quando perdia eu entendia que era só um jogo e que no próximo eu podia ganhar. Perder qualquer coisa que seja é uma sensação muito ruim e esse jogo me ajudou a entender que vamos ter perdas na nossa vida e que podemos tentar numa próxima vez ou apenas aceitar essa perda. Aprendi a respeitar o outro. Se não nos respeitássemos o jogo não fluía. Sempre alguém queria brigar ou trapacear e não podíamos deixar. Alguém sempre interferia e conversava para resolver. Isso me ensinou muito sobre respeito. Enfim, aprendi muito com esse simples jogo, principalmente a lidar com a diferença. Os amigos eram bem diferentes e sempre apareci alguém novo, de outro bairro e tínhamos que respeitar o modo de ser dessa pessoa.

Jogo de Dama

[pic 2]

                                                                               Retirada do site www.escolanie.com.br

Jogo de Damas é um jogo de tabuleiros que fez parte da minha infância e jogo até hoje. Esse jogo só pode ser jogado por dois participantes de cada vez. São 24 peças divididas em duas cores diferentes (geralmente pretas e brancas ou pretas e vermelhas), 12 para cada jogador. As casas no tabuleiro são alternadamente claras e escuras e as peças são colocadas nas escuras. Os jogadores devem movimentar as peças em diagonal e para frente. O objetivo é capturar ou imobilizar as peças do adversário. O jogador que conseguir capturar todas as peças do adversário ganha o jogo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (267.7 Kb)   docx (190.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com