TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A METODOLOGIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA

Por:   •  14/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.157 Palavras (5 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 5
  1. Introdução

Quando os homens inventaram os números, passaram a atribuí-los a basicamente tudo, desde a quantidade de gado criado até a quantidade de árvores plantadas, de quantas crianças estudam em uma sala de aula até quantas pessoas moram em um país como o Brasil.

Com o avanço da tecnologia esses números passaram a ser usados para a melhoria e o controle de cidades e estados, a partir daí tabelas e gráficos foram incorporados no dia-a-dia para comparação de diferentes dados.

Pensando nisso, o PCN de matemática foi criado para atender todas as necessidades que nossos alunos terão no futuro. Foram listados uma serie de competências que eles deverão adquirir ao longo dos anos na escola para desenvolverem o raciocínio lógico e mental, além da autonomia.

A partir dessa necessidade de aprender a listar e a comparar diferentes atribuídos em forma de números e do PCN, adaptamos um jogo para atender os seguindo objetivos descritos nesse documento:

  • Leitura e interpretação de dados apresentados em forma de imagens;
  • Coleta de informações;
  • Interpretação de tabelas e gráficos;
  • Produção de textos a partir de gráficos e tabelas.

  1. Título:

Tratamento de informações: Jogo do Carona

  1. Tema da atividade:

Será trabalhado durante essa atividade o tratamento de informações: tabelas e gráficos a partir do jogo do carona.

  1. Objetivo:

Os alunos deverão aprender com essa aula:

  • Relacionar dois ou mais gráficos;
  • Criar textos sobre a interpretação de gráficos;

  1. Critério de avaliação:

Para avaliação dessa atividade será observado se os alunos compreenderam os conteúdos e suas aplicações, além do resultado final a partir de uma produção de texto.

Após a apresentação da matéria, será feito algumas perguntas pertinentes ao tema e as regras do jogo. Durante o jogo, será observado se os alunos estão: seguindo as regras, coletando os dados e montando a tabela. Na ultima etapa será verificado como estão comparando os gráficos e escrevendo os textos.

Será atribuída uma nota a ultima etapa da avaliação. Em seguida será analisado o desempenho de todos os alunos, explicando as dúvidas que poderiam ter ficado e voltando nos pontos que forem necessários para o total entendimento e aplicação do conteúdo.

  1. Os alunos:

A presente atividade foi desenvolvida para alunos do 3° ano do ensino fundamental de nove anos, com idade entre 8 e 9 anos.

  1. Conhecimento prévio: 

Para a realização dessa atividade, os alunos já deverão ter como conhecimento prévio:

  • Montar tabelas de dados a partir de temas propostos;
  • Montar gráficos de barras, partindo de diferentes assuntos;

 

  1. Materiais e preparativos:

Para essa atividade serão necessários os seguintes materiais:

  • Folha de papel sulfite;
  • Lápis;
  • Lápis de cor;
  • Régua;
  • Borracha.

  1. Desenvolvimento da aula:

A atividade terá duração de três aulas (135 minutos) e será dividida também em três etapas: Explicação, jogo e a criação do texto a partir dos dados coletados.

Na primeira etapa da aula será explicada a matéria pertinente à atividade e a regra do jogo detalhadamente.

Na segunda etapa será realizado o jogo em si e a coleta de dados durante cada partida.

Na terceira etapa será realizada a comparação dos dados dos gráficos e a criação de um texto em dupla para descrever e explicar as diferenças entre eles.

  1. Desenvolvimento da atividade

Para começar a aula, os alunos serão colocados em duplas, que deverão ser previamente selecionadas pelo professor. Daremos inicio ao conteúdo, primeiramente resgatando os conhecimentos passados na aula anterior. Após a “retirada” das dúvidas, será iniciado o novo conteúdo sobre gráficos e tabelas.

Nesse conteúdo, iremos ensinar como comparar gráficos com temas semelhantes, quais os pontos principais a serem observados e/ou abordados e como redigir um texto sobre os dados coletados.

Em seguida, as dúvidas serão solucionadas e algumas perguntas sobre o tema serão feitas para verificar se os alunos compreenderam a matéria e qual o seu papel durante a atividade.

Apresentaremos o jogo, suas regras detalhadamente e quais anotações devem ser feitas para a criação da tabela e, consequentemente, do gráfico. Faremos uma partida para que os alunos possam observar como seguir as regras e as anotações pertinentes a essa etapa da atividade.

Após o termino do jogo, cada integrante do grupo deverá montar uma tabela e um gráfico de barras a partir dos dados anotados na etapa anterior. Esses gráficos deverão ser confrontados entre as duplas, onde deverão ser analisados de acordo com os pontos apresentados em sala de aula. Toda e qualquer análise feita fora dos pontos citados serão bem vindas.

Feito a comparação, cada dupla deverá redigir um texto que aborde a comparação feita entre esses gráficos. Será atribuída uma nota a essa ultima atividade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (149.7 Kb)   docx (22.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com