TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Metodologia de Ensino

Por:   •  25/5/2023  •  Trabalho acadêmico  •  387 Palavras (2 Páginas)  •  45 Visualizações

Página 1 de 2

PROJETO INTEGRADOR DE COMPETÊNCIAS EM PEDAGOGIA I

Aluna: CAMILA CREGO ALCEBIADES OLIVEIRA

RGM: 27255531

Polo: DF SETOR SUDOESTE

Tutor: Leonice Olimpio

Resposta

De certo se tem o fato de que a conquista acadêmica de dona Jacira merece méritos por conseguir completar a escola através do EJA, porque, as adversidades que decorrem do processo para conseguir tal feito são muitas principalmente em se versar de uma pessoa com uma origem tão humilde.

Após a guerra e a recessão se instalou no país uma grave crise econômica oque veio a influenciar na vida de muitas pessoas, não devendo ser ignorado as suas influencias no povo nas décadas a parir de 1950 em diante. Pessoas como dona Jacira que tem a origem no campo e mesmo quem morava nas grandes capitais sofreram muito durante essa época, a dificuldade de conseguir empregos por conta das industrializações decorrentes do mercado dificultaram e muito a vida do cidadão brasileiro, mesmo para aqueles que conseguiam as vagas, tendo em vista que as condições de trabalho eram péssimas.

As diferenças socias eram ainda mais acentuadas tendo em vista que as pessoas que nasciam pobres, desde cedo já eram induzidas a trabalhas para conseguir se sustentar sem haver nenhum tipo de incentivo ao estudo, a situação ainda se agravava quando a pessoa era mulher ou negra, e assim se constituiu na população brasileira por um longo período de tempo. A qualidade do ensino ainda era muito ruim e as doenças que eram normais frente a época faziam que os alunos só pensassem em como auxiliar no ambiente doméstico, alguns chegavam a ser proibidos de estudar pelos pais para trabalhar ou fazer os afazeres de casa.

Entrar no mercado de trabalho era difícil e com o nível das pessoas de baixa instrução ficava ainda mais complicado de se conseguir uma boa remuneração, por este motivo o EJA se mostrou uma ferramenta de inserção e valorização importantíssima não só para dona Jacira como para grande parte dos brasileiros que não tiveram chances de fazer durante o tempo correto.  

Referências

CHARON, J. Desigualdade na sociedade. In: CHARON, J.; VIGILANT, L. Sociologia. 2ª ed. São Paulo: Saraiva, p. 88-99 (e-book). 

CITADIN, D.; BADALOTI, G. EJA e mulheres: os motivos e objetivos do retorno das mulheres à escola na EJA unidade de Urussanga-SC. Florianópolis: IFSC (Instituto Federal de Santa Catarina. Disponível em: <https://repositorio.ifsc.edu.br/bitstream/handle/123456789/368/EJA%20E%20MULHERES.pdf?sequence=1>. Acesso em: 20 ago. 2020.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (75.7 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com