TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Metodologia de Ensino

Por:   •  20/6/2023  •  Artigo  •  1.825 Palavras (8 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 8

METODOLOGIA DE ENSINO

Autor: Sheila Santiago Neves

Tutor externo: Paula Neri Oyama

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Curso (1152PED) – Estágio

19/06/2023

RESUMO

A partir das propostas sobre os temas a serem abordados, os métodos utilizados no processo de ensino e aprendizagem são analisados ​​como um dos maiores desafios dos educadores em nosso tempo, é preciso entender como funciona a metodologia no processo de ensino e aprendizagem, como aprender desenvolve-se como parte integrante da escolarização. O objetivo é refletir sobre práticas de ensino que contribuam para o desenvolvimento pessoal e estimulem a investigação intelectual de forma construtiva. Portanto, dá-se a importância de abordar este tema no que se refere a apresentar meios para facilitar os alunos que enfrentam dificuldades na prática docente. O método aplicado é a pesquisa bibliográfica, que se baseia em material que foi elaborado, utilizamos artigos, livros, trabalhos finais, buscas no Google, e outras fontes que nos dão informações precisas sobre o assunto em estudo. Refletir e contextualizar o texto por meio desses dados ajuda a desenvolver bibliografias adicionais, pois nossas bibliografias existentes são insuficientes para um melhor aprofundamento dos temas discutidos.

Palavras-chave: Metodologias; Aprendizagem; Dificuldades

  1. INTRODUÇÃO

O processo de ensino e aprendizagem por meio de métodos e estratégias de ensino é diferente dos métodos de ensino tradicionais. Como pode ser observada pelas dificuldades apresentadas pelos alunos, a nova estratégia facilitou o avanço desses indivíduos na construção do conhecimento de forma diferenciada (sinônimo: particular).

A partir do momento em que os educadores utilizam o método de ensino, os alunos absorvem mais conteúdo com mais rapidez, passam a reter informações mais importantes e as aulas ficam mais agradáveis (Ribeiro, 2005). Além disso, estes alunos começaram a experimentar estes métodos, sentindo-se confiantes na sua própria decisão e autonomia para decidir melhor quais as aplicações de acordo com a situação real da sala de aula.

         Por meio dessas estratégias pedagógicas, os alunos começam a se conectar e até facilitar formas de comunicação entre eles, pois a metodologia voltada para o ensino e a aprendizagem, sempre voltada para a superação das dificuldades de aprendizagem, está sendo aprimorada cada vez mais porque a pessoa terá habilidades para ajudá-lo resolver problemas e vivenciar diversas situações que exigem que ele tome suas próprias decisões, fortalecendo sua autonomia como parte do processo de ensino. Poderemos partir disso para realizar pesquisas mais aprofundadas com teóricos mostrando a importância do uso dessas novas estratégias que facilitam não só o aprendizado do aluno, mas também a forma como os educadores conduzem essa atividade.

 Portanto, o aprendizado adquirido por meio da leitura é muito importante para o aprendizado durante o treinamento.

  1. ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: FUNDAMENTAÇÃO TÉORICA

 O campo de estudo escolhido são as metodologias e estratégias de ensino e aprendizagem, este tema foi escolhido porque tem uma visão ampla sobre a prática pedagógica e será um para educadores criarem métodos de ensino que promovam a aprendizagem. Por outro lado, os pais aprovam. Incluído nas atividades metodologias escolares para que você saiba o que está sendo comunicado ao seu filho na escola.      

                  Segundo Meyers e Jones (1993) e Morán (2015)

A metodologia considera as metodologias e estratégias fornecidas pelos educadores para motivar os alunos a aprender com mais facilidade, por meio de construções que os motivam como uma bancada para avançar e desenvolver uma aprendizagem significativa. 

De acordo com essa metodologia apresentada pelos autores, trabalhando coletivamente, ou seja, todos os educadores desenvolvem atividades inovadoras em conjunto, escolas sempre focam nas questões de autonomia e enfrentamento, graças ao progresso que os alunos farão ao longo de suas vidas. Os problemas de aprendizagem são parte integrante de todo o curso.

A metodologia utilizada em sala de aula de forma desafiadora também reforça os resultados que podem ser obtidos pelos alunos aplicando a metodologia já que ela passa a estimular mais críticas por considerar o aluno educacional como importante criador de seu próprio aprendizado e reflexão.

Reibnitz e Prado (2006, p. 43) começam a apontar a metodologia como um dos maiores desafios que os educadores enfrentarão nesse novo método de ensino ao começar a entender como trabalhar com práticas educativas que serão moldadas por suas dificuldades.

 Nesse viés, Freire (2003) introduz o fato de que certas reflexões devem ser feitas nos resultados das avaliações de como os alunos trabalham em sala de aula. Métodos que funcionavam antes, que promovem o desenvolvimento ou onde os alunos ainda enfrentam dificuldades em relação às atividades oferecidas.

Ele está incluído nas atividades escolares e a metodologia ajuda as escolas a saberem o que está sendo enviado para seus filhos. Segundo Meyers e Jones (1993) e Morán (2015), a metodologia desenvolve a aprendizagem significativa por meio de construtos que são estímulos. Na opinião dos autores, considerando as metodologias e estratégias fornecidas pelos educadores, é mais fácil para os alunos aprenderem a usar novos métodos de ensino para se tornam referencias para avançar em diversos cursos por meio da reflexão e  integração cognitiva.

A apresentação, a colaboração desta metodologia, ou seja, todos os educadores trabalhando juntos para desenvolver atividades inovadoras, fará com que a escola sempre foquem as questões de autonomia e superação de desafios de aprendizagem como questões fundamentais ao mesmo tempo que os alunos vão progredindo ao logo de suas vidas estudantis. Faz parte de todo o processo. Por ser um método desafiador, a metodologia utilizada em sala de aula também reforça os resultados que os alunos podem alcançar. Estimule mais crítica e reflexão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)   pdf (411.9 Kb)   docx (228.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com