TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Metodologia do Ensino da Matemática

Por:   •  7/4/2023  •  Resenha  •  546 Palavras (3 Páginas)  •  50 Visualizações

Página 1 de 3

Metodologia do Ensino Da Matemática

 Utilizamos mais o cognitivo da aprendizagem da criança, trabalhando com uma metodologia mais lúdica. Onde nos deparamos com a Metodologia Tradicional, onde o professor é o dono do conhecimento, e o aluno um mero ouvinte, não existia diálogo entre as partes, e a transmissão de conhecimentos era pouca, devido ao ensino voltado a memorização e a exposição, tornando um ambiente insatisfatório para os alunos, que apresentavam dificuldades, além de mal interpretados eram tidos como preguiçosos, sendo responsáveis pelo seu próprio aprendizado. Já a Metodologia Progressista, era contra a Metodologia Tradicional, assim o papel do professor mudou, e passou a ser o auxiliador no processo cognitivo do conhecimento, buscando diagnóstico, facilitando o processo de ensino aprendizagem, com o auxilio da ludicidade, onde o aluno agora é o centro da aprendizagem, passando a ter voz, sendo ouvido e questionando o ensino.

Conforme essas Metodologias, devemos conhecer o aluno e o meio em que esta inserido, para auxiliarmos á serem agentes do seu próprio conhecimento. Desse modo ao trabalharmos a matemática com crianças de 0 á 6 anos é importante nos atentar aos processos mentais básicos: como a Correspondência, é o ato de estabelecer a relação "um a um". Comparação: estabelece diferenças ou semelhanças. Classificação; separação em categorias de acordo com semelhanças e diferenças. Sequenciação: é o ato de suceder a cada elemento sem considerar a ordem entre eles. Seriação: é o ato de ordenar uma sequência segundo um critério. Inclusão: ato de fazer abranger um conjunto pelo outro. Conservação: percebe que a quantidade não depende da arrumação, forma ou posição, trabalhando esses processos com a interação e clareza em sala de aula.

Conforme o progresso do aluno, podemos iniciar alguns conceitos matemáticos, como a Aritmética, nos auxiliando na construção numérica e nas dificuldades que os alunos apresentam, nas noções de número e quantidade, com objetos e situações do dia a dia, identificando, memorizando, numerando e entre outras, com as operações de classificação e seriação, grandezas e medidas, como: longe ou perto, espaço, formas, direção e sentido, onde começam as noções do pensamento geométrico. Podemos utilizar como exemplo o nosso cotidiano, para auxiliar os alunos na interpretação e resolução de problemas, com uma metodologia inovadora, destaca-se o uso da informática com um papel fundamental, onde obtemos novos meios de comunicação, conhecimento e informação, onde os alunos dominam com facilidade e pratica essa área, com os jogos na Play Store, músicas no Youtube e agora nas plataformas digitais de estudo, devido a Pandemia.

 Com a coleta de dados, a organização, comunicação e interpretação de dados, nos auxiliam na compreensão dos argumentos estatísticos, como pontos positivos, negativos, observações e questionamentos. Além das leituras de tabelas, gráficos e outras representações de dados, desenvolvendo as habilidades e o raciocínio do aluno, conforme a análise e a classificação numérica por meio de gráficos de setores, de linhas e de colunas e barras, diagramas, pictogramas, cartogramas e árvores das possibilidades.

 Cabe ao professor juntamente com os alunos explorarem de forma produtiva, compreensiva e lúdica o ensino e a prática da Matemática, sendo a primeira infância o início de tudo á fase exploradora, de descobertas, das brincadeiras e dos primeiros conceitos, onde é a melhor fase de desenvolver e aprender a matemática e demonstrar o quão ela é útil em tudo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (54.1 Kb)   docx (213 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com