TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Musicalização Como Estratégia Pedagógicas

Por:   •  9/7/2023  •  Trabalho acadêmico  •  2.773 Palavras (12 Páginas)  •  111 Visualizações

Página 1 de 12

MUSICALIZAÇÃO COMO ESTRÁTEGIA PEDAGÓGICAS

Marcia Alves da Silva

Tutor Externo: Lilia Silene Rosa de Souza Lima

        

RESUMO

A música no contexto da Educação vem ao longo de sua história, sendo de grande importância no processo de ensino e aprendizagem. Assim, o proposto trabalho tem como objetivo compreender a musicalização como estratégia pedagógicas, falar a respeito da importância da musicalização no processo de ensino e aprendizagem, analisando a música como um instrumento de auxilio no desenvolvimento do aluno, através da história e conceito da música, a teoria da musicalização, seus benefícios no contexto escolar e as atividades que podem ser desenvolvida em sala de aula. A metodologia utilizada para a realização deste trabalho é a pesquisa teórica bibliográfica descritiva. Em conclusão as evidências disponíveis indica que a música não é somente uma junção de sons e letras, mas, sim um rico subsidio que pode fazer a diferença nas escolas. Pois, ela despertar no individuo um mundo satisfatório e prazeroso, facilitando aprendizagem e a integração entre professor/aluno.

Palavras-chave: Desenvolvimento, Ensino-aprendizagem, Musicalização, Pedagogia.

 

1. INTRODUÇÃO

A música é uma linguagem de combinação de ritmos capaz de despertar e exprimir sentimentos de forma agradável, que além de ser uma expressão artística, pode ser utilizada como um recurso pedagógico na educação para melhorar os resultados da aprendizagem.

Cao Ponso (2008, p.14) reforça ainda dizendo, que “a música é um saber específico, não com caráter fechado em si, mas que auxilia, interage, enriquece e é aprendida em conjunto com as demais áreas do conhecimento, seja matemática, literatura, ou a história.

Assim, este presente trabalho tem como objetivo geral compreender o papel da música como estratégia eficaz no processo do ensino e aprendizagem. Diante desta pesquisa os objetivos proposto foram: apresentar um breve histórico e conceito sobre a música, a teoria da musicalização, os benefícios da música no contexto escolar e as atividades que podem ser desenvolvida com auxílio da música.

E na busca por referência teóricas sobre o tema deste trabalho, a inquietação e o desejo de estuda-lo profundamente torna-se maior e acredito que está pesquisa possa contribuir para a reflexão acerca da utilização da música nas aulas, contribuindo para aprendizagem e a necessidade de ter sua aplicação de forma correta e prazerosa para ambas partes.

2. UM BREVE HISTÓRICO E CONCEITO DA MÚSICA

A História da música é muito antiga, há indícios de que desde a pré-história já se produzia música, com a observação dos sons da natureza, como o barulho do vento forte balançando as árvores, o estalar dos galhos, a água dos rios, os trovões, a comunicação entre os animais; tudo isso influenciou as pessoas a também explorarem os sons que seus próprios corpos produziam como as batidas do coração, os sons das palmas das mãos, dos pés batendo no chão, da própria voz, entre outros.

Assim, a música é uma combinação de elementos sonoros que são percebidos pela audição. Isso inclui variações nas características do som, tais como duração, altura, intensidade e timbre, que podem ocorrer em diferentes ritmos, melodias ou harmonias.

Segundo BRÉSCIA (2003, p. 25), a música é uma linguagem que se traduz em formas sonoras capazes de comunicar sensações, sentimentos e pensamentos. Ela está presente em todas as culturas na mais diversas situações.

E Percebe-se também que ela sempre esteve presente como produção cultural e desde que a humanidade começou a se organizar em tribos primitivas pela África, a música era parte integrante do cotidiano dessas pessoas.  Acredita-se que a música tenha surgido há 50.000 anos, onde as primeiras manifestações tenham sido feitas no continente africano, expandindo-se pelo mundo com o aumento da raça humana pelo planeta.

Já no Brasil a música surgiu Por meio da instalação dos jesuítas no Brasil colônia e foi desempenhada a busca da catequização dos índios e no ensino de artes a música estava presente.

Desse modo, no Brasil, a música se formou a partir da mistura de elementos europeus, africanos e indígenas, trazidos respectivamente por colonizadores portugueses, escravos e os padres jesuítas que a utilizavam em cultos religiosos e para atrair atenção à fé cristã; assim da mesma forma, os nativos também tinham suas práticas musicais, fato que ajudou a estabelecer uma enorme variedade de estilos, que se solidificaram com o decorrer da história.

3. MUSICALIZAÇÃO

A musicalização é um processo de construção do conhecimento, que tem como objetivo desenvolver e despertar o gosto musical, cooperando para o desenvolvimento da sensibilidade, senso rítmico, criatividade, do prazer de ouvir música, da imaginação, memória, concentração, autodisciplina, atenção, do respeito ao próximo, da socialização e afetividade, também contribuindo para uma efetiva consciência corporal e de movimentação (BRÉSCIA, 2003).

O objetivo da musicalização é fazer com que as pessoas compreenda o universo sonoro a partir de suas percepções intelectivas. As pessoas quando musicalizada, torna-se ouvinte não somente do som que interpretar, mas ouvinte das expressões sonoras do mundo musical.

Musicalizar é ainda desenvolver os instrumentos de percepção necessários para que o indivíduo possa ser sensível à musica, apreendê-la, recebendo o material sonoro/musical, como significativo. (PENNA, 1990).

Por isso, é necessário musicalizar as crianças nesse âmbito, sensibilizá-las de forma dinâmica e expressiva, tornando-a acessível a todos, a fim de que possam criar, realizar e vivenciar emoções que os conduzem aos preceitos evolutivos, ajudando no convívio social, além de proporcionar uma experiência lúdicas bem prazerosa.

4. A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA COMO ESTRATEGIA EFICAZ NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

A música é um elemento eficaz para o ensino em sala de aula, atualmente configura-se como uma importante ferramenta pedagógica no ambiente educacional, pois ela é capaz de fazer com que o ensino seja mais estimulante e quando inserida corretamente no processo de ensino e aprendizagem contribui para o desenvolvimento de crianças e jovens.

Nesse sentido, a “música é uma linguagem que possibilita ao ser humano a criar, expressar-se, conhecer e até mesmo transformar a realidade” (TAVARES, 2008).

Por isso, a música torna-se uma fonte para transformar o ato de aprender em atitude prazerosa tanto para o professor que está ensinado, quanto para aluno. O professor quando incentiva a criança, escutar e sentir a música, enriquece essa experiência que a torna sábia e contundente aos seus valores. Quanto maior for essa sensibilidade da criança para o som, mais ela descobrirá as suas qualidades e irá desenvolver atenção na aprendizagem; portanto é muito importante exercitá-la desde pequena, a criança acaba entrando em contato com o mundo da alfabetização, do letramento e do universo lúdico. Com isso, a musicalidade, nas escolas, torna-se uma tendência maior para o desenvolvimento e a formação do cidadão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.7 Kb)   pdf (151.6 Kb)   docx (208.7 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com