TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A NOVA REALIDADE ESCOLA DIANTE À TECNOLOGIA

Por:   •  23/1/2022  •  Artigo  •  958 Palavras (4 Páginas)  •  124 Visualizações

Página 1 de 4

NOVA REALIDADE ESCOLAR DIANTE À TECNOLOGIA

A tecnologia é uma realidade que não pode ser negligenciada por nenhum segmento, pois possui ferramentas capazes de proporcionar melhorias e desenvolvimento conforme as exigências evolutivas da sociedade, proporcionando aos atores a possibilidade de adquirir informações necessárias ao seu crescimento.

Neste contexto atual, onde desde criança se aprende a lidar com os aspectos tecnológicos, o cotidiano escolar não poderia se furtar a esta nova realidade, que molda a escola contemporânea como sendo um “espaço da diferença, do digital, dos desafios, da controvérsia, do inusitado, das possibilidades” (KIKUICHI; QUEIROZ, 2018, p. 95).

No entendimento de Libâneo (2011) a escola na sociedade da tecnologia e da informação, não detém sozinha o conhecimento, portanto, precisa ser repensada, de forma que possa absorver todos os meios de aprendizado disponíveis, proporcionando ao educando a utilização de tais ferramentas.

Isto implica perceber que, o que pode parecer o simples uso de uma internet, na verdade tem a capacidade de proporcionar ao aluno o desenvolvimento de potencialidades cognitivas, além de despertar o interesse por novos aprendizados, às vezes desmotivados pela ação rotineira em sala de aula.

Na prática, isso pode ser evidenciado conforme demonstram Costa e Moita (2011):

Quando empregadas como facilitadoras do processo de ensino-aprendizagem, as novas tecnologias de informação e comunicação indicam à sociedade, que enfrenta uma profunda transformação, um novo caminho, através de várias oportunidades e formas de comunicação, como ocorre na EAD, cuja característica fundamental é a utilização de tecnologias para mediar o contato aluno-professor, aluno-instituição, aluno-conteúdo [...]. O advento da internet, nos cursos de Educação a distância, fez surgir a possibilidade de uso de diversos tipos de materiais similares aos já existentes, porém, com outros recursos, como por exemplo, as videoconferências, produzidas para serem transmitidas via web - como palestras ou simulações de uma situação ou experiências.

O chat, o fórum, e o e-mail interno também são metodologias aplicadas através da Internet, por meio das quais os alunos, os professores e os tutores expressam suas opiniões, trocam ideias e dirimem dúvidas, mesmo estando em locais totalmente diferentes e distantes, exercitando uma interação de um para um, de um para muitos, de muitos para um e de muitos para muitos. Esse processo de interação contribui sobremaneira para o crescimento de sua aprendizagem (COSTA; MOITA, 2011, p. 159-160).

O importante neste processo é que os recursos tecnológicos não sejam meros instrumentos de repetição de conteúdos, mas que se transformem em elementos didáticos pedagógicos capazes potencializar a atual estrutura de aprendizagem.

As práticas pedagógicas devem ser revistas para que se possa entender, aceitar e corroborar com o inevitável caminho que a tecnologia tem a percorrer no âmbito da educação e que a mesma seja vista como possibilidade de ampliação da qualidade do ensino e recurso de qualidade imprescindível na prática educativa (GUERREIRO; BATTINI, 2014).

Entende-se que um planejamento didático-pedagógico, que seja capaz de promover uma integração conteúdo e tecnologia ancorada por uma mediação docente eficiente, pode gerar resultados relevantes no ensino-aprendizagem, pois além de inserir o aluno a uma nova plataforma, promove a capacitação do docente para a condução deste novo processo.

O processo educacional está sempre em constante mudança para que possa se adaptar às necessidades oriundas da evolução social, e atender de maneira satisfatória quanto ao processo de formação do individuo neste contexto. Algumas mudanças são técnicas, didáticas e pedagógicas, portanto, são pré-estabelecidas por Leis, Decretos e Diretrizes, outras se inserem no processo educacional de forma natural por fazer parte do cotidiano das pessoas, como é o caso da tecnologia, pois a mesma adentrou no âmbito da educação pela sua disseminação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (46.8 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com