TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PARTICIPAÇÃO FAMILIAR NO PROCESSO EDUCACIONAL

Por:   •  4/7/2015  •  Artigo  •  7.665 Palavras (31 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 31

A PARTICIPAÇÃO FAMILIAR NO PROCESSO EDUCACIONAL

Cremildes Aparecida Gonçalves Belo[1]

RESUMO

A formação familiar consiste na relação homem e mulher e na concepção dos filhos. Educar não é uma tarefa fácil, porém é indispensável para a formação de todos os seres humanos. É através do processo educacional que se dá a formação dos indivíduos e sua participação na sociedade. A escola é a instituição que colabora para a aquisição de conhecimentos e para a formação pessoal e individual dos seres humanos. Com esse papel tão importante e de tanta responsabilidade é necessário que as famílias colaborem para que os objetivos sejam alcançados, afinal a família vem a ser a primeira instituição social a qual pertencemos e deve dar subsídios para que a escola possa desempenhar com êxito seu papel. Diante da importância da interação entre a família e a escola, foi necessário buscar dados para a realização de uma análise sobre as atribuições da escola e da família e de que maneira isso poderia estar interferindo na formação das crianças enquanto alunos e filhos.  Para tal realizou-se a aplicação de questionário em duas escolas da rede municipal da cidade de Foz do Iguaçu, estado do Paraná e os professores que responderam a pesquisa puderam expor suas ideias e experiências sobre o assunto.

Palavras-chave: família, escola, processo educacional.

ABSTRACT

The family formation consists in the man and woman and the begetting of children. Educating is not an easy task, but is essential for the formation of all human beings. It is through the educational process that takes the training of individuals and their participation in society. The school is the institution that contributes to the acquisition of knowledge and the training of personnel and individual human beings. With this important role and responsibility is needed so that families work together so that the objectives are achieved, after the family becomes the first social institution to which we belong and must make allowances for the school can successfully perform their role. Given the importance of interaction between family and school, it was necessary to seek data to conduct an analysis of the duties of the school and the family and how it might be interfering with the formation of children as learners and children. To that took place the questionnaire in two municipal schools of the city of Foz do Iguaçu , state of Paraná and the teachers who responded to the survey could expose their ideas and experiences on the subject .

Keywords: family, school, educational process.

  1. INTRODUÇÃO

A escola e a família, embora pareçam instituições tão distintas, tem o mesmo objetivo com relação ao processo educacional. Estas visam preparar seus filhos e alunos para a sociedade, a qual se encontra tão avançada tecnologicamente.

A escola na intenção de realizar seu papel com eficácia cobra da família responsabilidades e participação ativa na vida dos filhos, seja na vida social, pessoal ou escolar. A família também não fica para trás, cobra da escola e dos educadores na maioria das vezes até mais do que o necessário, pois, com a correria do dia-a-dia acabam deixando nas mãos dos professores o papel que lhes cabia. Neste sentido, existe cobrança de ambas as partes, a escola e professores acusam os pais de não impor limites, de não acompanhar e não se interessar pela vida dos filhos dando mais atenção para os demais assuntos e acontecimentos do seu cotidiano. Já a família coloca toda a culpa na escola, dizendo que esta deixa a desejar e que não desempenha seu papel com responsabilidade. Mas isso só acontece se o aluno vai mal. Em outros casos isso passa despercebido, o problema só é visto quando a criança começa a ter um rendimento desfavorável ao processo de aprendizagem, ou quando passa a ter um comportamento agressivo.

Não é que a escola queira que a família ensine conteúdos aos filhos, ela apenas quer que a família cumpra com seu papel, de dar subsídios de educação, respeito, limite, ética e cultura. Tudo isso, se aprende no ambiente familiar e será trabalhado dentro da escola, para proporcionar aos alunos uma boa comunicação, relacionamento e preparação para atuar na sociedade em que vive. Então, escola e família devem interagir e trabalhar juntas para alcançarem seus objetivos, cumprirem com suas atribuições, auxiliando as crianças tanto no meio familiar como escolar.

O presente artigo traz como tema, um assunto de grande relevância para a comunidade escolar, trata-se da participação da família no processo educacional. O grande enfoque foi em tornos de turmas da Educação Básica nas escolas municipais do bairro Porto Belo e Cidade Nova, na cidade de Foz do Iguaçu, estado do Paraná, e as questões abordadas foram em torno da opinião de professores destas turmas quanto à participação da família no processo de ensino-aprendizagem.

O motivo pelo qual se deu a elaboração desse artigo vem a ser como já foi evidenciado, a relevância do assunto e sua importância para o ensino, além de que, é perceptível que os pais tem colocado na escola e nos professores toda a responsabilidade pela educação de seus filhos. A necessidade de sanar as incertezas que pairam com relação à importância da família na escola nos levou a buscar dados que esclarecessem nossas dúvidas e que nos permitissem saber até onde a família contribui para o processo de escolarização.

Para a realização desse artigo foram realizadas pesquisas através de leituras sobre o assunto e para a coleta de dados aplicou-se um questionário com oito questões abertas, as quais foram respondidas por professores da escola municipal Monteiro Lobato no bairro Porto Belo e Jorge Amado, no bairro Cidade Nova, na cidade de Foz do Iguaçu, estado do Paraná.

Neste sentido, procurou-se buscar através dos questionários aplicados o máximo de informações e contribuições que pudessem fornecer ao leitor experiências que são vivenciadas diariamente por estes educadores, afim de que lhes sirvam como base para a compreensão de qual vem a ser o papel da escola e da família no processo de ensino e formação de seus alunos.

  1.  A FAMÍLIA E SEU INICÍO

Tudo começa da relação homem e mulher, a qual vem se estendendo por gerações. Com o passar do tempo essa relação vai sentindo a necessidade de um complemento, ou seja, os filhos.

A gravidez é o momento mais esperado por todos os casais que aguardam ansiosos a chegada de mais um membro para compor a família. Esse fato tão importante na vida de um casal deve ser analisado e preparado com muita responsabilidade, pois a tarefa de educar não é nada fácil e exige muito dos pais, nesse caso é necessário que haja um bom planejamento familiar, equação dos problemas de casa e muito diálogo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (47.3 Kb)   pdf (246.6 Kb)   docx (32.9 Kb)  
Continuar por mais 30 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com