TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Curso de Pedagogia EAD Turma Quarta Matutino

Por:   •  29/7/2019  •  Monografia  •  1.071 Palavras (5 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

Desafio Profissional

Curso de Pedagogia EAD

Turma Quarta Matutino

POLO SÃO JOSÉ DOS CAMPOS - SP

DATA: 24/04/2014

Participantes:

Priscila Bertolino

RA 8977212444

Ilda Oliveira Lima

RA 8380872858

Mara Michele de Souza Chaves

RA 8945201842

Margarete Aparecida Godoi do Amaral

RA 9136250491

Tutor Profa. Alessandra Fiebig


Introdução

Multiculturalismo em educação defende a necessidade de se ir além das atitudes de tolerância ente diferente culturas.

Levantamos os principais pontos das leis que ampara o respeito às diversidades na sociedade.

Pesquisamos um evento em comemoração ao Dia dos Pais e Mães na Escola Batista, e fizemos uma analise critica, abordando a diversidade e o multiculturalismo.

Quanto aos desenhos confeccionados por uma criança retrataram nitidamente as diferentes dos núcleos familiares. Apontamos algumas formas que podemos trabalhar pedagogicamente valorizando as diversidades.

  1. Multiculturalismo
  2. Legislação e seus Significados
  3.  Evento em Comemoração ao Dia dos Pais\Mães
  4.  Desenhos e seus Aspectos


MULTICULTURALISMO

O Multiculturalismo é o reconhecimento das diferenças, da individualidade de cada um, ou seja, ninguém é igual a ninguém, em um ambiente escolar temos vários tipos de pessoas (asiáticos, negros, brancos, índios), de varias religiões (Católicos, Cristão Protestantes, Mulçumanos, budista, candomblé) e costumes diferentes.

Multiculturalismo em educação envolve a natureza da resposta que se dá nos ambientes e arranjos educacionais, ou seja, nas teorias, nas práticas e nas políticas. Multiculturalismo em educação envolve, ainda, um posicionamento claro a favor da luta contra a opressão e a discriminação a que certos grupos minoritários têm, historicamente, sido submetidos por grupos mais poderosos e privilegiados. Nesse sentido, multiculturalismo em educação envolve, necessariamente, além de estudos e pesquisas, ações politicamente comprometidas.

        

        O argumento central é o de que pensar e viver no mundo atual passa pelo reconhecimento da pluralidade e diversidade de sujeitos e de culturas com base no respeito e tolerância recíproca, concebendo as diferenças culturais não como sinônimo de inferioridade ou desigualdade, mas equivalente a plural e diverso. Desta feita, propõe se situar o cenário histórico do mundo atual, bem como o multiculturalismo e suas origens, seus significados e concepções teóricas, como forma de evidenciar o sentido político-cultural de se educar as atuais e as novas gerações a partir de uma visão multicultural critica, que leve em conta, no processo formativo dos sujeitos, a necessidade e importância de se reconhecer, valorizar e acolher identidades plurais sem representar ameaças ou quaisquer formas de naturalização do preconceito e desrespeito à vida humana, independente de sexo, cor, gênero, credo, etnia, nacionalidade. Busca-se, com isso, superar mecanismos discriminatórios ou silenciadores da diversidade cultural, em nome de uma sociedade baseada na justiça social.


Documento:

Principais aspectos abordados nos documentos relacionados ao respeito às diversidades e ao multiculturalismo.

Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN 9.394 96)

Estabelece que todo cidadão brasileiro tenhamos o direito ao acesso gratuito ao Ensino Fundamental (nove anos de estudo)

Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN)

São referenciais de qualidade elaboradas pelo Governo Federal para nortear as equipes escolares na execução de seus trabalhos

Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Étnicas Racionais e para ensino da Historia e Cultura Afro _Brasileira e Africana

Professores/as e outros/as profissionais de educação, pais/mães, alunos/as, conselhos estaduais, municipais, equipes gestoras em educação e comunidade ficam sabendo do significado e do que se pretende com o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana e a educação das relações étnico-raciais.

Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil, Volume 1.

É uma referência para estruturação de currículo, de caráter nacional, para a Educação Infantil,


Festa para o Dia dos Pais e Mães Colégio Batista

A festa do dia dos pais e Mães no colégio batista é muito boa.

Desde a programação ate a coreografia, para que todos participem.

O coral infantil esta muito empenhado para fazer o melhor e a diversidade cultural esta bem relacionada. A organização e nítida a vários momentos da festa com eventos diferentes e com muita participação das famílias percebe-se que são culturas diferentes em perfeita harmonia.

Uma festa bonita com picos de muita descontração dos vários momentos dos alunos, desde o pré-infantil passando pelos adolescentes ate os adultos a mistura cultural é muito boa. São eventos assim que valorizam a instituição família e sociedade.

Teve uma linda participação das mães dançando uma versão das “Empreguetes” foi muito divertido e a cultura esta aberta neste espaço.

A diversidade cultural existe todo momento e em todos os espaços de convivência seja na escola, trabalho e principalmente no seio familiar, bom concluindo vimos uma linda festa com final maravilhoso, e muita entrega de flores.

Homenagem do Dia dos Pais e Mães 2013

Fonte: http://www.youtube.com/watd?v=hfjrid00jgsf

Dia 12/05/2013

A mulher com a Bíblia na Mao

[pic 2]

Afirmar a liberdade de escolha e que todos nós temos opções, aquela que nos identificamos que nos sentimos bem, pode ser a religião católica, evangélica, espírita entre outros.

Os Homens de mãos dadas

[pic 3]

Um novo desafio na sociedade deve se ter muito dialogo e orientar quanto à decisão de escolha de cada um.

Mulher Careca

[pic 4]

Informa los que estamos dispostos a adquirir doenças e buscando recursos na área da saúde e superar os novos desafios.

Homem de Óculos

[pic 5]

Enfatizamos que esta condição pode se ter uma vida normal na sociedade, mesmo tendo baixa visão.

Casal idoso

[pic 6]

Superação, compreensão, amor e experiência de vida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (160.9 Kb)   docx (222.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com