TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PRATICA DE CUIDAR E DE EDUCAR

Por:   •  25/3/2016  •  Projeto de pesquisa  •  4.092 Palavras (17 Páginas)  •  678 Visualizações

Página 1 de 17

                                       A PRÁTICA DE CUIDAR E EDUCAR¹

Resumo:

O presente trabalho, fundamentado em uma pesquisa bibliográfica e em uma pesquisa de campo, consiste em um breve estudo acerca da prática de cuidar e educar crianças na faixa etária de 0 a 3 anos no âmbito das creches da rede municipal da cidade de Dourados e Glória de Dourados, no estado de Mato Grosso do Sul. Pretende-se conhecer os métodos, procedimentos e posicionamento dos profissionais da educação infantil acerca do cuidar e educar. As pesquisas basearam-se no Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil e nas Diretrizes Curriculares Nacionais.

Palavras-chave: Pedagogia. Creche. Dourados. Glória de Dourados. Cuidar e educar.

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho pretende conhecer os procedimentos necessários no atendimento a criança na creche, com vistas ao cuidar e educar. Baseado em estudos bibliográficos, foi possível observar que a educação infantil é um período que exige total compreensão e importância no âmbito escolar e social.

O cuidar nesta fase é extremamente necessário, pois é através dele que profissionais poderão observar e desenvolver um papel eficaz, auxiliando e desenvolvendo noções e cuidados de higiene, observando o momento e a forma do choro, quando ou por que a criança não dorme, qual a alimentação, trocas de fraldas e a hora do banho.

O educar requer aprimoramento de planejamento. Assim o profissional terá um embasamento de como e onde pretende exercer as ações pedagógicas pertinentes a cada circunstância. Na idade observada, 0 a 3 anos, o brincar deve ser levado em conta como fator determinante para o bom desenvolvimento infantil, pois é brincando que as crianças aprendem, é também nas brincadeiras em que o profissional analisa as melhores formas de aprimorar seu planejamento para atingir os objetivos pretendidos.    

É através da interação que as crianças expressam e favorecem um olhar privilegiado quando apresentam suas dificuldades tanto física, emocional e psíquica e neste contexto faz-se importante o estudo abordado neste artigo.

De acordo com a pesquisa realizada, é de extrema importância para o âmbito social o cuidar e educar no Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, os métodos são utilizados de forma prática dentro das salas de aula como um auxilio para os professores da educação infantil.

2 PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

        O surgimento das creches no Brasil, no que se refere ao contexto histórico, se encontra ligado às transformações do papel da mulher na sociedade. A mulher, diante da necessidade de sobrevivência, se insere no processo de industrialização que acontecerá com muita força no Brasil em meados do século XIX. Com o aumento de mulheres na indústria e em outros setores, fruto de organização e reivindicação das operárias, os proprietários das fábricas construíram creches e escolas para as operárias deixarem seus filhos no horário de trabalho. As creches tinham a concepção assistencialista, visando apenas o cuidado básico das crianças: observar, acompanhar, alimentar e passar algumas noções de higiene.

Com o avanço da psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem no século XX, foi possível constatar a influência dos primeiros anos do desenvolvimento da criança em fases posteriores, provocando na sociedade à consciência da importância da educação na primeira infância, motivando desta maneira a institucionalização da educação para crianças desta faixa etária.

       O direito ás creches e a pré-escola só foram instituídos no Brasil em 1988 na Constituição da República Federativa do Brasil, tornando a educação infantil, um dever do estado, normatizando uma legislação específica reconhecendo e definindo direitos e responsabilidades do governo.

Em 1996 a lei nº 9.394/96 de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), inseriu inovações em relação à educação básica no Brasil, entre elas, integrar as creches e pré-escola ao sistema de ensino, tornando as duas primeiras etapas da educação básica, incentivando uma organização mais flexível dos métodos e processos pedagógicos assegurando a aprendizagem em justaposição com os cuidados básicos, preocupando-se com a formação intelectual, cultural e social da criança, mas ainda exercendo o papel de caráter assistencialista, atendendo as necessidades básicas das crianças.

          Embora a ação de cuidar e a ação de educar sejam processos interligados, pois uma contempla a outra, é fundamental que se faça a diferenciação para uma compreensão coerente em suas particularidades.

O cuidado no âmbito escolar da educação infantil significa cuidar de uma criança em um contexto educativo integrando conhecimentos que compreendam a criança, ajudando a se desenvolver como ser humano, valorizando o desenvolvimento de suas capacidades.

O documento Referencial Curricular Nacional para a Educação aborda este assunto da seguinte forma:

O desenvolvimento integral depende tanto dos cuidados relacionais, que envolvem a dimensão afetiva e dos cuidados com os aspectos biológicos do corpo, como a qualidade da alimentação e dos cuidados com a saúde, quanto da forma como esses cuidados são oferecidos e das oportunidades de acesso a conhecimentos variados. (BRASIL, 1998, p.24)

Para atingir os objetivos do cuidar, é necessário o desenvolvimento das capacidades humanas, e para que isto ocorra de forma eficaz é necessário o embasamento em conhecimentos biológicos, emocionais e intelectuais das crianças, levando em consideração as diferentes realidades em que ela está inserida cultural e socialmente. O ato de cuidar é um ato de comprometimento, e é construído a partir do respeito às particularidades e individualidades do outro, utilizando de solidariedade e confiança mútua para obtenção de um bom relacionamento.

O documento Referencial Curricular Nacional para a Educação trata o relacionamento entre professor e criança da seguinte forma:

Além da dimensão afetiva e relacional do cuidado, é preciso que o professor possa ajudar a criança a identificar suas necessidades e priorizá-las, assim como atendê-las de forma adequada. Assim, cuidar da criança é sobretudo dar atenção a ela como pessoa que está num contínuo crescimento e desenvolvimento, compreendendo sua singularidade, identificando e respondendo às suas necessidades. Isto inclui interessar-se sobre o que a criança sente, pensa, o que ela sabe sobre si e sobre o mundo, visando à ampliação deste conhecimento e de suas habilidades, que aos poucos a tornarão mais independente e mais autônoma. (BRASIL, 1998, p.25)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.7 Kb)   pdf (182.3 Kb)   docx (21.8 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com