TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PRÁTICA DE ENSINO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Por:   •  3/4/2022  •  Trabalho acadêmico  •  322 Palavras (2 Páginas)  •  140 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

Nome Completo: Magna Félix da Silva Patrício

RGM: 2516783

Instituição: Cruzeiro do Sul

Data: 27/02/2022

Curso: Pedagogia

Disciplina: PRÁTICA DE ENSINO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL 

Atividade: ATIVIDADE REFLEXIVA- UNIDADE I

Na sala de aula também tem filme para aprendizado. Foi nesse sentido que o projeto “Filme na sala de aula: aprendizado para a vida” utilizou o cinema para os estudantes do 4º ano do ensino fundamental como ferramenta interdisciplinar que corroborasse com a aprendizagem e criticidade após a exibição de filmes, e, isso foi trazido pelo site da própria BNCC, “por ser outubro, "Mês das Bruxas", os alunos optaram pelo filme O Estranho Mundo de Jack, uma animação de terror. ” (BRASIL, 2018).

A escolha levou em conta a indicação de idade e o enredo também para que existisse adequação à faixa etária das crianças, mas que elas participassem de forma ativa nessa construção. Habilidades trabalhadas nessa análise fílmica ou estudo sútil de alguns aspectos identificados pelos estudantes foram: EF15LP18; EF35LP24; EF05CI04; EF05CI05; EF01MA06; EF01MA08; EF01MA16; EF02MA05; EF02MA06; EF02MA20.

De modo geral, como apesentado pelo site da Base nacional Comum Curricular, vários exemplos atingiram resultados positivos com metodologias ativas e fomento a preservação e enaltecimento das competências gerais. Com isso, que são essenciais à construção de um processo de ensino e aprendizagem que esteja em consonância com o desenvolvimento das habilidades necessárias e à formação de atitudes e valores através da reflexão e até identificação que as crianças tiveram com relação ao que identificaram na história do filme.

Assim, ao final da exibição do filme com a roda de conversa feita, e, com projetos como esse, foi e é sempre pertinente e possível promover atividades laborais que estejam relacionadas a realidade cotidiana e participação essencial para dar às crianças o protagonismo no desenvolvimento do seu processo de aprendizagem e expressões socioemocionais, para que juntos os estudantes possam significar e fixar valores sociais.

Referências:

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Acesso em 27/03/2022. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/implementacao/praticas/caderno-de-praticas/ensino-fundamental-anos-iniciais/83-filme-na-sala-de-aula-aprendizado-para-a-vida

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (87.2 Kb)   docx (27.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com