TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PRÁTICA DE ENSINO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Por:   •  14/9/2022  •  Trabalho acadêmico  •  911 Palavras (4 Páginas)  •  87 Visualizações

Página 1 de 4

SEQUÊNCIA DIDÁTICA

Discente: Rejane Alfaro Vizzotto

I. Tema da aula: NO MEU MUNDO

II. Dados de identificação:

Série: 1 ANO DO Ensino Fundamental

Duração: 120 minutos

III. Objetivos:

 Analisar e identificar as características do próprio lugar de vivência.

IV. Conteúdos: 

Noções de direção, de espaços. Lateralidade e sentimento de pertença. Reconhecimento espacial.

V. Habilidade(s) da BNCC:

(EF01GE01) Descrever características observadas de seus lugares de vivência (moradia, escola etc.) e identificar semelhanças e diferenças entre esses lugares.

 

VI. Desenvolvimento - Etapas (detalhar etapas):

Plano de aula de Geografia com atividades para o 1°ano do Ensino Fundamental sobre identificar os diferentes lugares de vivência como a casa, escola, praça... com as diferenças e semelhanças entre cada um, trabalhando coletivamente e de maneira cooperativa.

Primeiramente serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF01GE01 de Geografia, que consta na BNCC. Serão projetadas imagens de lugares como casa, parque, igreja, praça, escola. Nesta atividade consiste em perguntar aos alunos o que eles identificam ao observá-las. Aqui, será o espaço para a fala do aluno permitir e incentivar que falem livremente e depois direcionar a observação sugerindo que eles pensem qual o local que as imagens representam (casa, escola, parque...)

Pedir que as crianças descrevam estes lugares das imagens e logo questioná-los se também frequentam lugares parecidos, se costumam irem aos parques, igrejas, escolas. Dar espaços para que eles possam descrever alguns lugares que frequentam e tentar com que indiquem algumas semelhanças e diferenças entre cada um, perguntando aos alunos se possuem estas mesmas percepções.

Nesta parte da atividade, atentamos sobre as concepções prévias dos alunos sem intervir com a proposição de conceitos que deverão ser construídos ao longo da aula.

Posteriormente as imagens, apresentaremos o Gregório, o personagem de uma história que será contada pelo professor. Convidá-los a ficarem atentos na história do menino Gregório que após o campeonato do bairro, ficou tão feliz e tão distraído que acabou se perdendo na cidade. Contar em voz alta a história com entonações, mostre o desenho do Gregório, enfatize os pontos de referências como prédio, padaria, supermercado, escola..., pois eles apareceram na planta que os alunos utilizaram mais tarde.

A história não tem final, pois Gregório fica perdido em seu próprio bairro, portanto, convide os alunos a pensarem em uma solução para o menino. Pergunte, E agora? Como podemos ajudar o Gregório? Aguarde possíveis respostas e sugira que as crianças tragam de casa um caminho que ajude o Gregório a retornar ao seu ponto de partida.

Terminando os 60 minutos de aula, dar a impressão do MAPA do GREGÓRIO para cada um levar para a casa e trazer na próxima aula com sugestões de roteiro de qual o caminho Gregório pode fazer para voltar para casa.

Se os alunos já forem alfabetizados, mandar para casa a história impressa para que possam ler em casa.

Continuando na segunda aula, após a leitura rápida do conto, conduzir os alunos a atividade em grupo. Poderia ser em dupla ou trio, reforcem que eles precisam ajudar o Gregório a retornar para o parque. Peça que conversem com o seu grupo as ideias que tiveram em casa.

O mapa (que foi entregue) será projetado no quadro para que relembrem o que devem fazer. Permitir que explorem o mapa visualmente, podendo usar os dedos.

Passe pelos grupos e incentive-os a usar as características dos estabelecimentos e pontos de referências (padaria, prédio, supermercado...). Também as orientações espaciais (direita-esquerda, frente e trás). Exemplo: ele vai passar em frente à padaria e seguirá pela rua das Rosas.

Oriente que registrem o trajeto no mapa e o escrevam ou desenhem os pontos de referências em folha sulfite ou no caderno. Este registro deverá ser explicado oralmente na hora em que eles contarem o trajeto que escolheram.

Concluindo a proposta, incentivar todos a compartilharem seus trajetos. Findando explorar o que aprenderam, o que descobriram, fazer todos participarem.

VII. Recursos didáticos utilizados:

  • Computador
  • Projetor
  • Folhas sulfite
  • Caderno
  • Lápis de grafite preto
  • Lápis de cor
  • Quadro
  • Giz
  • Imagens
  • A história “ONDE ESTÁ GREGÓRIO”
  • Mapa do Bairro do Gregório

VIII. Avaliação: 

A avaliação através de registros dos progressos de cada aluno, como ele foi nas atividades propostas se saiu de um patamar de conhecimento menor para um patamar de maior conhecimento, ou seja, a avaliação vai depender dos avanços e conquistas de cada aluno. Se participou de todas as atividades, se fez o trabalho levado para casa. Se soube trabalhar em grupo.

 

IX. Bibliografia:

PEDAGOGIA CRIATIVA.  Entenda os fundamentos da BNCC uma vez por todas. 06 DE AGOSTO 2020< https://www.pedagogiacriativa.com.br/2020/08/BNCC.html> Acesso dia: 29 de maio de 2022.

BRASIL. Ministério da Educação, Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

-imagens aleatórias retiradas da internet, Google Imagens – para criação das imagens compartilhadas com os alunos ( de domínio público, sem direitos autoriais).

 BNCC_EI_EF_110518_Versaofinal_site.pdf – Geografia. Disponível em:< https://learn-us-east-1-prod-fleet02-> Acesso em: 29 de maio de 2022.

Material complementar:

História “Onde está o Gregório?” Disponível em: <https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/duRhBABXhgHDeSZy9DcKA8V7xcNsh9SPdcESjxwChhgSAZSzXySGhSgzcKzq/geo01-01und01-problematizacao-historia-onde-esta-o-gregorio.pdf Acesso em; 29 de maio de 2022.

O Mapa do Bairro do Gregório Disponível em:<https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/WtQYKYzhwEWgtyFnvQHYA2n3JDdaQS9mhFfSHwqdCvfGx4HtscDyqxarmUhS/geo01-01und01-acao-propositiva-mapa-do-bairro-do-gregorio-para-impressao.pdf Acesso em: 29 de maio de 2022.

Catedral_Metropolitana_Nossa_Senhora_da_Imaculada_Conceicao-Santa_Maria. Disponível em:<https://www.tripadvisor.com.br/LocationPhotos-g680301-w7-Santa_Maria_State_of_Rio_Grande_do_Sul.html> Acesso em: 28 de maio de 2022.

Colégio Coronel Pilar – Dores, Santa Maria, Rio Grande do Sul. Disponível em: <https://www.facebook.com/ColegioCoronelPilar/>Acesso em 28 de maio de 2022.

 Foto feira livre solidária.  Disponível em: <https://www.marica.rj.gov.br/2021/09/03/feira > Acesso em 28 de maio de 2022.

Praça João Pedro Menna Barreto - Bonfim, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Portal:Santa_Maria/Galeria#/media/Ficheiro:Pra%C3%A7a_Jo%C3%A3o_Pedro_Menna_Barreto.JPG>Acesso em: 28 de maio de 2022.

Foto do site da Prefeitura do município de Feliz, Rio Grande do Sul de Simone Ludwig. Publicado em: 23 de dez. de 2019 <https://www.feliz.rs.gov.br/site/noticia/2248/pracinhas-recebem-reforma-e-pintura>Acesso em: 28 de maio de 2022.

X. Anexos (se houver): [pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (2.4 Mb)   docx (2.3 Mb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com