TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PSICOGÊNESE DA LÍNGUA ESCRITA

Por:   •  20/10/2019  •  Relatório de pesquisa  •  413 Palavras (2 Páginas)  •  283 Visualizações

Página 1 de 2

Curso: Licenciatura em Pedagogia

Claretiano – Centro Universitário de Santo André – SP

Disciplina: Alfabetização e letramento: Aspectos Didáticos- Pedagógicos

Prof.ª Alessandra Correa Farago

PSICOGÊNESE DA LÍNGUA ESCRITA

ALUNA: VANESSA PUTINI LATERI

        RA: 8054465

POLO SANTO ANDRÉ / SP

2019

Hipótese Pré-Silábica

A criança procura diferenciar o desenho da escrita, geralmente utiliza letras aleatórias do próprio nome sem uma quantidade definida.

Os alunos escrevem uma lista com nomes da turma. Eles serão utilizados também para consulta na hora de etiquetar materiais escolares. A atividade deve ser realizada em duplas. O aluno pré-silábico dita os nomes a serem escritos e o aluno em hipótese silábica escreve. 

Exemplo:[pic 1]

Hipótese silábica sem valor sonoro

        A hipótese silábica sem valor sonoro a criança passa da fase da escrita não fonetizada para a escrita fonetizada. Relações se estabelecem: os pequenos começam a representar cada emissão sonora com uma letra. Por isso, nas escritas silábicas sem valor sonoro convencional, usam  uma letra para cada sílaba; embora não compreendam ainda o conceito de sílaba. Outra marca importante é que ainda não fazem uso, necessariamente, das letras correspondentes para escrever as palavras. Justamente por isso, a hipótese é classificada como “sem valor sonoro convencional”. Em resumo, nessa fase, acontece a descoberta de que a quantidade de letras pode se relacionar com a quantidade de sílabas e os pequenos já sabem que têm de variar as letras ao escrever tanto uma palavra como um conjunto de palavras. 

Exemplo:[pic 2]

Hipótese silábica com valor sonoro

Para registrar as silaba orais da palavra, a criança usa uma leta correspondente a um de seus fonemas.

A criança já usa uma letra para silaba oral, mas ainda não percebe os sons que formam a silaba. Essa consciência será desenvolvida ao longo da aprendizagem da escrita.

As letras utilizadas pertencem a quase todas as silabas e cada letra tem uma emissão sonora.

 [pic 3]

Exemplo:

Hipótese silábica alfabética

Começa a compreender que as silabas possuem mais que uma letra, ora vai utilizar uma letra para cada silaba, ora reconhecer os demais fonemas das palavras e passar a usá-los corretamente. Mistura a logica da fase anterior coma identificação de lagunas silabas.[pic 4]

Exemplos:

Hipótese alfabética

Ultima hipótese a alfabetização. Já consegue reproduzir adequadamente todos os fonemas de uma palavra, caracterizando a escrita convencional. Domina, enfim, o valor das letras e silabas, ou seja, a criança está alfabetizada.

[pic 5]

Exemplo:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (188.1 Kb)   docx (301.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com